CAMÊLO, Á. M. A.; http://lattes.cnpq.br/6843606575277435; CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. Á. M. A.
Resumo:
Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra
Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores
literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o
texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse
contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à
percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas
cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por
outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com
traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do
mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a)
refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações
étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e
literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia
Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas
da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma
proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de
expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método
recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O
embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010)
acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher
afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura
afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método
Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho
estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de
leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente