DSpace/Manakin Repository

"Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE".

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAMÊLO, Á. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6843606575277435 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MILREU, Isis.
dc.contributor.advisor1ID MILREU, Isis. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee1ID NOBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, F. Z. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6581771727878518 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a) refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010) acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura Brasileira. pt_BR
dc.title "Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE". pt_BR
dc.date.issued 2022-05-20
dc.description.abstract Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a) refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010) acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30976
dc.date.accessioned 2023-07-21T15:02:49Z
dc.date.available 2023-05-21
dc.date.available 2023-07-21T15:02:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Amalia Lú Posso Figueroa - escritora pt_BR
dc.subject Literatura de autoria feminina afro-colombiana pt_BR
dc.subject Representação da mulher negra pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Ensino de literatura nas aulas de ELE pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Amalia Lú Posso Figueroa - eriter pt_BR
dc.subject Afro-Colombian female authored literature pt_BR
dc.subject Representation of the black woman pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Literature teaching in ELE classes pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. Á. M. A.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Vean vé, mis nanas negras: potentialities of reading Afro-Colombian tales in ELE classes". pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. "Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE". 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) — Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta