dc.creator.ID |
CAMÊLO, Á. M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6843606575277435 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MILREU, Isis. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MILREU, Isis. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NOBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, F. Z. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6581771727878518 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra
Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores
literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o
texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse
contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à
percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas
cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por
outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com
traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do
mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a)
refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações
étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e
literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia
Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas
da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma
proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de
expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método
recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O
embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010)
acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher
afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura
afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método
Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho
estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de
leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura Brasileira. |
pt_BR |
dc.title |
"Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE". |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-05-20 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra
Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores
literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o
texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse
contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à
percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas
cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por
outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com
traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do
mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a)
refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações
étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e
literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia
Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas
da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma
proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de
expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método
recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O
embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010)
acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher
afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura
afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método
Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho
estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de
leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30976 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-21T15:02:49Z |
|
dc.date.available |
2023-05-21 |
|
dc.date.available |
2023-07-21T15:02:49Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Amalia Lú Posso Figueroa - escritora |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de autoria feminina afro-colombiana |
pt_BR |
dc.subject |
Representação da mulher negra |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura nas aulas de ELE |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Amalia Lú Posso Figueroa - eriter |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Colombian female authored literature |
pt_BR |
dc.subject |
Representation of the black woman |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching in ELE classes |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. Á. M. A. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Vean vé, mis nanas negras: potentialities of reading Afro-Colombian tales in ELE classes". |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. "Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE". 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) — Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |