DSpace/Manakin Repository

A matemática presente na criação de abelhas em uma escola do campo no Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROMUALDO, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Patrício José Félix da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, P. J. F. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.romualdo
dc.description.resumo A pesquisa trata sobre a articulação entre o ensino de Matemática e a produção de mel em uma escola do campo. Para compreender a temática buscamos respostas as questões de pesquisa: que práticas de produção de mel são desenvolvidas em uma escola do campo? Que conteúdos matemáticos podem ser estudados nas práticas com a produção de mel? A investigação teve por objetivo geral compreender as práticas de produção de mel, com vistas a estabelecer relações com os conteúdos matemáticos estudados na escola, seguido dos objetivos específicos: (i) identificar as práticas desenvolvidas com a produção de mel da escola participante; (ii) identificar os conteúdos matemáticos estudados nas práticas de produção de mel. O estudo foi realizado com a participação de 1 professor que atua em uma escola do campo do município de Sumé, do Cariri paraibano. Os dados foram produzidos por meio de um questionário enviado por e-mail. Os resultados apontam que os estudantes têm interesse em participar das atividades com a produção de mel e que as atividades são realizadas de modo coletivo com a participação de professores das diferentes áreas. O estudo abre possibilidades para estudar os conteúdos matemáticos a partir da produção de mel, bem como destaca a importância de intensificar o debate da convivência com o Semiárido nas aulas de matemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A matemática presente na criação de abelhas em uma escola do campo no Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-15
dc.description.abstract The research deals with the articulation between the teaching of Mathematics and the production of honey in a field school. To understand the theme, we sought answers to the research questions: what honey production practices are developed in a rural school? What mathematical contents can be studied in practices with honey production? The general objective of the investigation was to understand the practices of honey production, with a view to establishing relationships with the mathematical content studied at the school, followed by the specific objectives: (i) to identify the practices developed with the production of honey at the participating school; (ii) identify the mathematical contents studied in honey production practices. The study was carried out with the participation of 1 teacher who works in a field school in the municipality of Sumé, in the Cariri region of Paraíba. Data were produced through a questionnaire sent by e-mail. The results indicate that students are interested in participating in activities with honey production and that activities are carried out collectively with the participation of teachers from different areas. The study opens up possibilities for studying mathematical content from honey production, as well as highlighting the importance of intensifying the debate on living with the Semi-Arid region in mathematics classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30981
dc.date.accessioned 2023-07-21T17:56:21Z
dc.date.available 2023-07-21
dc.date.available 2023-07-21T17:56:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Escola do campo e matemática pt_BR
dc.subject Apicultura pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Produção de mel pt_BR
dc.subject Convivência com o Semiárido pt_BR
dc.subject Abelhas e matemática pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Field School and Mathematics pt_BR
dc.subject Beekeeping pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Honey production pt_BR
dc.subject Living with the Semiarid Region pt_BR
dc.subject Bees and math pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROMUALDO, Milena da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The mathematics present in the creation of bees in a rural school in Cariri Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation ROMUALDO, Milena da Silva. A matemática presente na criação de abelhas em uma escola do campo no Cariri Paraibano. 2023. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30981 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta