DSpace/Manakin Repository

A paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de propostas metodológicas para o ensino de ciências.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RIBEIRO, S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4284354509445182 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C.; pt_BR
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Dioginys Cesar Felix de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, D. C. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0711629960261680 pt_BR
dc.contributor.referee2 MATA, Djair Alves da.
dc.contributor.referee2ID MATA, D. A.; pt_BR
dc.contributor.referee2ID ALVES DA MATA, DJAIR. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1790074358547275 Endereço pt_BR
dc.description.resumo As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), juntamente com as Metodologias Ativas (MA), são ferramentas que podem colaborar com o processo ensino aprendizagem, pois quando trabalhadas de maneira conjunta podem potencializar a compreensão de temáticas que circunscreve a paleontologia no ensino de Ciências. Na atualidade, o uso diário de smartphones e diferentes tecnologias estão presentes no ambiente escolar e no cotidiano dos alunos. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento de propostas metodológicas que abordem temáticas da paleontologia e o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica através de uma pesquisa qualitativa de natureza básica e com viés exploratório utilizando mapeamento e revisão narrativa. Além dos jogos virtuais verificou-se que visitas virtuais a museus e o uso de filmes podem ser utilizados como alternativas eficazes para o ensino de Ciências. Os resultados evidenciam a carência significativa de aplicativos virtuais na área da paleontologia. No entanto, acredita-se que as tecnologias digitais podem trabalhar juntas para trazer o contexto de temáticas paleontológicas para o ensino de Ciências e na sala de aula. Espera-se que a utilização das metodologias didáticas virtuais seja cada vez mais utilizada dentro dos ambientes escolares, que essas alternativas estejam mais presentes nos contextos formais de educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title A paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de propostas metodológicas para o ensino de ciências. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-12
dc.description.abstract Digital Information and Communication Technologies (TDIC), together with Active Methodologies (AM), are tools that can collaborate with the teaching-learning process, because when worked together they can enhance the understanding of themes that circumscribe paleontology in the teaching of Sciences. Currently, the daily use of smartphones and different technologies are present in the school environment and in the daily lives of students. Given this context, the present work aims to carry out a mapping of methodological proposals that address themes of paleontology and the use of digital technologies in Science teaching. As a methodology, a bibliographic review was carried out through a qualitative research of a basic nature and with an exploratory bias using mapping and narrative review. In addition to virtual games, it was found that virtual visits to museums and the use of films can be used as effective alternatives for teaching Science. The results show the significant lack of virtual applications in the field of paleontology. However, it is believed that digital technologies can work together to bring the context of paleontological themes to science teaching and in the classroom. It is expected that the use of virtual didactic methodologies will be increasingly used within school environments, that these alternatives will be more present in formal education contexts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30984
dc.date.accessioned 2023-07-21T18:33:31Z
dc.date.available 2023-07-21
dc.date.available 2023-07-21T18:33:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Paleontologia pt_BR
dc.subject Paleontologia - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Formação de professores – ciências pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais – ensino de ciências pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais – ensino de paleontologia pt_BR
dc.subject Paleontología pt_BR
dc.subject Paleontología - enseñanza pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias pt_BR
dc.subject Formación del profesorado – ciencia pt_BR
dc.subject Tecnologías digitales – enseñanza de ciencias pt_BR
dc.subject Tecnologías digitales – enseñanza de la paleontología pt_BR
dc.subject Paleontology pt_BR
dc.subject Paleontology - teaching pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Teacher training – science pt_BR
dc.subject Digital technologies – teaching of sciences pt_BR
dc.subject Digital technologies – paleontology teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Sidney dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Paleontology and the use of digital technologies: a mapping of methodological proposals for science teaching. pt_BR
dc.title.alternative Paleontología y el uso de tecnologías digitales: un mapeo de propuestas metodológicas para la enseñanza de las ciencias. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Sidney dos Santos.. A paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de propostas metodológicas para o ensino de ciências. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Tecnologías Digitales de la Información y las Comunicaciones (TDIC), junto con la Las Metodologías Activas (MA) son herramientas que pueden colaborar con el proceso enseñar y aprender, porque cuando se trabajan juntos pueden mejorar la comprensión de los temas que circunscriben la paleontología en el enseñanza de las ciencias. Hoy en día, el uso diario de los teléfonos inteligentes y diferentes Las tecnologías están presentes en el ambiente escolar y en la vida cotidiana de los estudiantes. Contra En este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo realizar un mapeo de propuestas metodológicas que abordan temas de paleontología y el uso de tecnologías digitales en la enseñanza de las ciencias. Como metodología, una revisión bibliográfica a través de una investigación cualitativa de carácter básico y con sesgo exploratorio usando mapeo y revisión narrativa. Además de juegos virtuales se encontró que las visitas virtuales a museos y el uso de películas se pueden utilizar como alternativas efectivas para la enseñanza de las ciencias. Los resultados muestran la carencia significativa de aplicaciones virtuales en el campo de la paleontología. Sin embargo, se cree que las tecnologías digitales pueden trabajar juntas para traer contexto de temas paleontológicos para la enseñanza de las ciencias y en el aula. Esperado que el uso de metodologías didácticas virtuales es cada vez más utilizado dentro de los ambientes escolares, que estas alternativas están más presentes en contextos formales de la educación. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta