dc.creator.ID |
RIBEIRO, S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4284354509445182 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C.; |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Dioginys Cesar Felix de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, D. C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0711629960261680 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MATA, Djair Alves da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MATA, D. A.; |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
ALVES DA MATA, DJAIR. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1790074358547275 Endereço |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), juntamente com as
Metodologias Ativas (MA), são ferramentas que podem colaborar com o processo
ensino aprendizagem, pois quando trabalhadas de maneira conjunta podem
potencializar a compreensão de temáticas que circunscreve a paleontologia no
ensino de Ciências. Na atualidade, o uso diário de smartphones e diferentes
tecnologias estão presentes no ambiente escolar e no cotidiano dos alunos. Diante
desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento de
propostas metodológicas que abordem temáticas da paleontologia e o uso de
tecnologias digitais no ensino de Ciências. Como metodologia foi realizada uma
revisão bibliográfica através de uma pesquisa qualitativa de natureza básica e com
viés exploratório utilizando mapeamento e revisão narrativa. Além dos jogos virtuais
verificou-se que visitas virtuais a museus e o uso de filmes podem ser utilizados
como alternativas eficazes para o ensino de Ciências. Os resultados evidenciam a
carência significativa de aplicativos virtuais na área da paleontologia. No entanto,
acredita-se que as tecnologias digitais podem trabalhar juntas para trazer o contexto
de temáticas paleontológicas para o ensino de Ciências e na sala de aula. Espera-se
que a utilização das metodologias didáticas virtuais seja cada vez mais utilizada
dentro dos ambientes escolares, que essas alternativas estejam mais presentes nos
contextos formais de educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
A paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de propostas metodológicas para o ensino de ciências. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-12 |
|
dc.description.abstract |
Digital Information and Communication Technologies (TDIC), together with Active
Methodologies (AM), are tools that can collaborate with the teaching-learning
process, because when worked together they can enhance the understanding of
themes that circumscribe paleontology in the teaching of Sciences. Currently, the
daily use of smartphones and different technologies are present in the school
environment and in the daily lives of students. Given this context, the present work
aims to carry out a mapping of methodological proposals that address themes of
paleontology and the use of digital technologies in Science teaching. As a
methodology, a bibliographic review was carried out through a qualitative research of
a basic nature and with an exploratory bias using mapping and narrative review. In
addition to virtual games, it was found that virtual visits to museums and the use of
films can be used as effective alternatives for teaching Science. The results show the
significant lack of virtual applications in the field of paleontology. However, it is
believed that digital technologies can work together to bring the context of
paleontological themes to science teaching and in the classroom. It is expected that
the use of virtual didactic methodologies will be increasingly used within school
environments, that these alternatives will be more present in formal education
contexts. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30984 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-21T18:33:31Z |
|
dc.date.available |
2023-07-21 |
|
dc.date.available |
2023-07-21T18:33:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores – ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais – ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais – ensino de paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontología |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontología - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las ciencias |
pt_BR |
dc.subject |
Formación del profesorado – ciencia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologías digitales – enseñanza de ciencias |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologías digitales – enseñanza de la paleontología |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training – science |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technologies – teaching of sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technologies – paleontology teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Sidney dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Paleontology and the use of digital technologies: a mapping of methodological proposals for science teaching. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Paleontología y el uso de tecnologías digitales: un mapeo de propuestas metodológicas para la enseñanza de las ciencias. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Sidney dos Santos.. A paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de
propostas metodológicas para o ensino de ciências. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Tecnologías Digitales de la Información y las Comunicaciones (TDIC), junto con la
Las Metodologías Activas (MA) son herramientas que pueden colaborar con el proceso
enseñar y aprender, porque cuando se trabajan juntos pueden
mejorar la comprensión de los temas que circunscriben la paleontología en el
enseñanza de las ciencias. Hoy en día, el uso diario de los teléfonos inteligentes y diferentes
Las tecnologías están presentes en el ambiente escolar y en la vida cotidiana de los estudiantes. Contra
En este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo realizar un mapeo de
propuestas metodológicas que abordan temas de paleontología y el uso de
tecnologías digitales en la enseñanza de las ciencias. Como metodología, una
revisión bibliográfica a través de una investigación cualitativa de carácter básico y con
sesgo exploratorio usando mapeo y revisión narrativa. Además de juegos virtuales
se encontró que las visitas virtuales a museos y el uso de películas se pueden utilizar
como alternativas efectivas para la enseñanza de las ciencias. Los resultados muestran la
carencia significativa de aplicaciones virtuales en el campo de la paleontología. Sin embargo,
se cree que las tecnologías digitales pueden trabajar juntas para traer contexto
de temas paleontológicos para la enseñanza de las ciencias y en el aula. Esperado
que el uso de metodologías didácticas virtuales es cada vez más utilizado
dentro de los ambientes escolares, que estas alternativas están más presentes en
contextos formales de la educación. |
pt_BR |