dc.creator.ID |
SANTOS, I. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3063282759448313 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIEIRA, Alecxandro Alves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIEIRA, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
VIEIRA, ALECXANDRO ALVES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1887165837865869 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Jorge Alves. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, JORGE ALVES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, JORGE ALVES DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0226886239142027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LOPES, Anselmo Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LOPES, A. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4322372114854211 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Dada a relevância dos conteúdos estatísticos para construção do cidadão crítico e
autônomo, os documentos que norteiam o Ensino da Matemática no Brasil, os
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e, mais recentemente, a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta que o ensino da Estatística seja iniciado
no ensino fundamental e ampliado no Ensino Médio. Contudo, estudos relacionados
à Educação Estatística têm revelado que o ensino desta temática na escola básica
tem sido abordado, na maioria das vezes, de maneira deficitária, não proporcionando
aos estudantes, o desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas
pela BNCC para esta área de conhecimento. Diante deste contexto, este estudo
buscou, a partir dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica e de
referências teóricas publicadas acerca da Educação Estatística, entender o cenário
atual e quais as recomendações a serem seguidas pelos professores de Matemática
ao abordar o conteúdo de Estatística. Além disso, visando descrever melhor a
realidade local do município de Cuité-PB, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de
alcance exploratório e descritivo, para conhecer, o perfil socioeconômico, acadêmico
e profissional dos professores de Matemática atuantes nas escolas de Ensino Médio
do referido município, suas percepções, os desafios e as metodologias adotadas
quanto ao ensino da Estatística. Após a coleta dos dados da população alvo da
pesquisa, foi realizada uma análise descritiva dos dados, cujos resultados
evidenciaram que são muitos os desafios presentes na prática pedagógica do
professor de Matemática ao lecionar os conteúdos de Estatística, em que tais
conteúdos ainda são negligenciados, ou ensinados de maneira precária, por muitos
professores de Matemática, seja por uma formação estatística insuficiente, falta de
tempo disponível para abordagem satisfatória de tais conteúdos, falta de recursos
tecnológicos, ou ainda, a falta de interesse dos estudantes. Acreditamos que, esta
falta de interesse/dificuldade de aprendizagem a respeito da Estatística seja devido à
ausência de práticas metodológicas mais atrativas e contextualizadas, a exemplo da
realização de projetos interdisciplinares, que tornem a aprendizagem de tais
conteúdos mais prazerosa, favorecendo o protagonismo do estudante, possibilitando
ao mesmo a vivência e o reconhecimento da diversidade em sua volta e a sua atuação
nesta realidade. Como desfecho, espera-se que este estudo contribua para a
discussão e melhorias no ensino da Estatística tanto a nível de Ensino Médio, quanto
a nível de graduação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
A Estatística no Ensino médio: diretrizes e percepções dos professores de matemática atuantes nas escolas do município de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-13 |
|
dc.description.abstract |
Given the relevance of statistical content for the construction of critical and
autonomous citizens, the documents that guide the teaching of mathematics in Brazil,
the National Mathematics Curricular Parameters and, more recently, the Common
National Curricular Base (BNCC), guide that the teaching of Statistics should be
started in elementary school and expanded in High School. However, studies related
to Statistics Education have revealed that the teaching of this subject in elementary
school has been addressed, in most cases, in a deficit manner, not providing students
with the development of skills and competencies established by the BNCC for this area
of knowledge. Given this context, this study sought, from the official documents that
guide Basic Education and theoretical references published on Statistics Education, to
understand the current scenario and what recommendations should be followed by
mathematics teachers when addressing the content of Statistics. In addition, in order
to better describe the local reality of the municipality of Cuité-PB, a quantitative
exploratory and descriptive research was conducted to know the socioeconomic,
academic and professional profile of Mathematics teachers working in high schools in
the municipality, their perceptions, challenges and methodologies adopted in the
teaching of Statistics. After collecting data from the target population of the research,
a descriptive analysis of the data was performed, the results showed that there are
many challenges present in the pedagogical practice of the mathematics teacher when
teaching the contents of Statistics, in which such contents are still neglected, or taught
in a precarious way, by many mathematics teachers, either because of insufficient
statistical training, lack of time available for satisfactory approach of such contents,
lack of technological resources, or even, the lack of interest of students. We believe
that this lack of interest/difficulty in learning about Statistics is due to the absence of
more attractive and contextualized methodological practices, such as interdisciplinary
projects, which make the learning of such content more enjoyable, favoring the
student's protagonism, enabling them to experience and recognize the diversity around
them and to act in this reality. As a conclusion, it is expected that this study contributes
to the discussion and improvements in the teaching of Statistics both at the high school
and undergraduate levels. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30986 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-21T19:33:55Z |
|
dc.date.available |
2023-07-21 |
|
dc.date.available |
2023-07-21T19:33:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Educação estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística - ensino médio - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística - formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Statistics |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Statistics - high school - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Statistics - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Estadísticas |
pt_BR |
dc.subject |
Educación estadística |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - bachillerato |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Estadística - bachillerato - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Estadísticas - formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Profesores de matemáticas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Isaac Guedes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Statistics in High School: teachers' guidelines and perceptions of mathematics working in schools in the city of Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Estadística en la Educación Secundaria: orientaciones y percepciones de los docentes de matemáticas que trabajan en las escuelas de la ciudad de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Santos, Isaac Guedes dos. A Estatística no Ensino médio: diretrizes e percepções dos professores
de matemática atuantes nas escolas do município de Cuité - PB. 2023. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Dada la relevancia de los contenidos estadísticos para la construcción de un ciudadano crítico y
autónoma, los documentos que orientan la Enseñanza de las Matemáticas en Brasil, el
Parámetros Curriculares Nacionales de Matemáticas y, más recientemente, la Base
Curricular Común Nacional (BNCC), orienta que se inicie la enseñanza de la Estadística
en la educación primaria y ampliado en la educación secundaria. Sin embargo, estudios relacionados
a la Educación Estadística han revelado que la enseñanza de esta materia en la escuela primaria
ha sido abordado, la mayoría de las veces, de manera deficiente, no brindando
a los estudiantes, el desarrollo de habilidades y competencias establecidas
por BNCC para esta área de conocimiento. En este contexto, este estudio
buscado, a partir de los documentos oficiales que orientan la Educación Básica y
referentes teóricos publicados sobre Educación Estadística, comprender el escenario
y cuáles son las recomendaciones a seguir por los profesores de Matemáticas
al abordar el contenido de la Estadística. Además, para describir mejor la
realidad local del municipio de Cuité-PB, se realizó una investigación cuantitativa,
ámbito exploratorio y descriptivo, para conocer, el perfil socioeconómico, académico
y profesional de profesores de Matemáticas que trabajan en escuelas secundarias
de ese municipio, sus percepciones, los desafíos y las metodologías adoptadas
sobre la enseñanza de la estadística.Después de recopilar datos de la población objetivo de la
investigación, se realizó un análisis descriptivo de los datos, cuyos resultados
mostró que son muchos los desafíos presentes en la práctica pedagógica de
profesor de Matemáticas en la enseñanza de los contenidos de Estadística, en los que tales
los contenidos todavía son descuidados, o enseñados pobremente, por muchos
Los profesores de matemáticas, ya sea por una formación estadística insuficiente, falta de
tiempo disponible para un abordaje satisfactorio de dichos contenidos, falta de recursos
tecnologías, o incluso, la falta de interés de los estudiantes. Creemos que esto
falta de interés/dificultad para aprender Estadística ya sea por
ausencia de prácticas metodológicas más atractivas y contextualizadas, como la
realización de proyectos interdisciplinarios, que hacen que el aprendizaje de tales
contenido más ameno, favoreciendo el protagonismo del estudiante, posibilitando
al mismo tiempo la vivencia y el reconocimiento de la diversidad que les rodea y su desempeño
en esta realidad. Como resultado, se espera que este estudio contribuya a la
discusión y mejoras en la enseñanza de la Estadística tanto en el nivel medio como en el
en el nivel de graduación. |
pt_BR |