DSpace/Manakin Repository

Compreensão da relação entre racismo antinegro e sofrimento psíquico para estagiários(as) de psicologia clínica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, S.R.I.U. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3897945760267067 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Isadora Dias.
dc.contributor.referee1ID GOMES, I.D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8631482906122374 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Suenny Fonseca de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, S.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8823166970900982 pt_BR
dc.description.resumo Diante da percepção das dificuldades em incluir as discussões sobre racismo na rotina da formação em psicologia, o presente estudo teve como principal objetivo investigar como estagiários(as) de psicologia clínica compreendem e lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo antinegro em sua prática. Utilizou-se o método qualitativo, a amostra foi composta por cinquenta e três estagiários(as) de psicologia clínica, que responderam um questionário divulgado remotamente. Para análise de dados, empregou-se a estatística descritiva e a análise temática de conteúdo. Foram identificados dois temas centrais: 1) Como lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo no atendimento clínico e 2) Aspectos da formação. No primeiro tema foram elaboradas três categorias: a) Elementos facilitadores no atendimento psicoterápico; b) Efeitos psíquicos do racismo e c) Dificuldades no atendimento psicoterápico. No segundo tema, foram elaboradas três categorias: a) Lacunas e falhas na graduação; b) Conhecimentos necessários e c) Lacunas e falhas na supervisão. Observou-se que o debate sobre relações étnico-raciais está presente nos cursos de Psicologia, porém de modo insatisfatório e superficial e que os(as) participantes possuem limitado repertório teórico e técnico que possibilitem a percepção do sofrimento psíquico relacionado ao racismo no setting terapêutico, tal como restritas habilidades e competências terapêuticas que facilitem o manejo clínico. Conclui-se que há necessidade de incluir discussões sobre a temática nas grades curriculares dos cursos e tornar as discussões sobre racismo e sofrimento psíquico algo fundamental nas supervisões clínicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia. pt_BR
dc.title Compreensão da relação entre racismo antinegro e sofrimento psíquico para estagiários(as) de psicologia clínica. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract Faced with the perception of difficulties in including discussions about racism in the routine of training in psychology, the main objective of this study was to investigate how clinical psychology trainees understand and deal with psychic suffering related to anti-black racism in their practice. The qualitative method was used, the sample consisted of fifty-three clinical psychology trainees, who answered a questionnaire released remotely. For data analysis, descriptive statistics and thematic content analysis were used. Two central themes were identified: 1) How they deal with psychic suffering related to racism in clinical care and 2) Aspects of training. In the first theme, three categories were elaborated: a) Facilitating elements in psychotherapeutic care; b) Psychic effects of racism and c) Difficulties in psychotherapeutic care. In the second theme, three categories were elaborated: a) Gaps and failures in graduation; b) Required knowledge and c) Gaps and failures in supervision. It was observed that the debate on ethnic-racial relations is present in Psychology courses, but in an unsatisfactory and superficial way and that the participants have a limited theoretical and technical repertoire that allow the perception of psychic suffering related to racism in the therapeutic setting , as well as restricted therapeutic skills and competences that facilitate clinical management. It is concluded that there is a need to include discussions on the subject in the curricula of the courses and to make discussions about racism and psychic suffering fundamental in clinical supervision. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30990
dc.date.accessioned 2023-07-22T00:17:02Z
dc.date.available 2023-07-21
dc.date.available 2023-07-22T00:17:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Formação do psicólogo pt_BR
dc.subject Psicoterapia pt_BR
dc.subject Supervisão clínica pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.subject Psychologist training pt_BR
dc.subject Psychotherapy pt_BR
dc.subject Clinical supervision pt_BR
dc.subject Sofrimento psíquico pt_BR
dc.subject Estagiários de Psicologia Clínica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Sarah Raquel Izidro Umbelino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta