dc.creator.ID |
SOUSA, S.R.I.U. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897945760267067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Isadora Dias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GOMES, I.D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8631482906122374 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Suenny Fonseca de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, S.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8823166970900982 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diante da percepção das dificuldades em incluir as discussões sobre racismo na rotina da
formação em psicologia, o presente estudo teve como principal objetivo investigar como
estagiários(as) de psicologia clínica compreendem e lidam com o sofrimento psíquico
relacionado ao racismo antinegro em sua prática. Utilizou-se o método qualitativo, a amostra
foi composta por cinquenta e três estagiários(as) de psicologia clínica, que responderam um
questionário divulgado remotamente. Para análise de dados, empregou-se a estatística
descritiva e a análise temática de conteúdo. Foram identificados dois temas centrais: 1) Como
lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo no atendimento clínico e 2)
Aspectos da formação. No primeiro tema foram elaboradas três categorias: a) Elementos
facilitadores no atendimento psicoterápico; b) Efeitos psíquicos do racismo e c) Dificuldades
no atendimento psicoterápico. No segundo tema, foram elaboradas três categorias: a) Lacunas
e falhas na graduação; b) Conhecimentos necessários e c) Lacunas e falhas na supervisão.
Observou-se que o debate sobre relações étnico-raciais está presente nos cursos de Psicologia,
porém de modo insatisfatório e superficial e que os(as) participantes possuem limitado
repertório teórico e técnico que possibilitem a percepção do sofrimento psíquico relacionado
ao racismo no setting terapêutico, tal como restritas habilidades e competências terapêuticas
que facilitem o manejo clínico. Conclui-se que há necessidade de incluir discussões sobre a
temática nas grades curriculares dos cursos e tornar as discussões sobre racismo e sofrimento
psíquico algo fundamental nas supervisões clínicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.title |
Compreensão da relação entre racismo antinegro e sofrimento psíquico para estagiários(as) de psicologia clínica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.description.abstract |
Faced with the perception of difficulties in including discussions about racism in the routine
of training in psychology, the main objective of this study was to investigate how clinical
psychology trainees understand and deal with psychic suffering related to anti-black racism in
their practice. The qualitative method was used, the sample consisted of fifty-three clinical
psychology trainees, who answered a questionnaire released remotely. For data analysis,
descriptive statistics and thematic content analysis were used. Two central themes were
identified: 1) How they deal with psychic suffering related to racism in clinical care and 2)
Aspects of training. In the first theme, three categories were elaborated: a) Facilitating
elements in psychotherapeutic care; b) Psychic effects of racism and c) Difficulties in
psychotherapeutic care. In the second theme, three categories were elaborated: a) Gaps and
failures in graduation; b) Required knowledge and c) Gaps and failures in supervision. It was
observed that the debate on ethnic-racial relations is present in Psychology courses, but in an
unsatisfactory and superficial way and that the participants have a limited theoretical and
technical repertoire that allow the perception of psychic suffering related to racism in the
therapeutic setting , as well as restricted therapeutic skills and competences that facilitate
clinical management. It is concluded that there is a need to include discussions on the subject
in the curricula of the courses and to make discussions about racism and psychic suffering
fundamental in clinical supervision. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30990 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-22T00:17:02Z |
|
dc.date.available |
2023-07-21 |
|
dc.date.available |
2023-07-22T00:17:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do psicólogo |
pt_BR |
dc.subject |
Psicoterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Supervisão clínica |
pt_BR |
dc.subject |
Racism |
pt_BR |
dc.subject |
Psychologist training |
pt_BR |
dc.subject |
Psychotherapy |
pt_BR |
dc.subject |
Clinical supervision |
pt_BR |
dc.subject |
Sofrimento psíquico |
pt_BR |
dc.subject |
Estagiários de Psicologia Clínica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Sarah Raquel Izidro Umbelino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |