Repositorio Dspace/Manakin

Vivências interprofissionais na formação em saúde: relato de experiência.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID FERNANDES, T.N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0669385394116849 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Kleane Maria da Fonseca Azevedo.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, K.M.F.A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4886223445226938 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Gisetti Corina Gomes.
dc.contributor.referee1ID BRANDÃO, G.C.G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7592017135371757 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Suenny Fonseca de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, S.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8823166970900982 pt_BR
dc.description.resumo A Educação Interprofissional configura-se como estratégia capaz de qualificar a formação em saúde, uma vez que contribui para a formação em prol do trabalho colaborativo entre os profissionais de saúde. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo relatar as ações interprofissionais desenvolvidas na formação em saúde no interstício do Pet-Saúde Interprofissionalidades. Estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência das ações desenvolvidas no Pet-Saúde interprofissionalidade no período de março de 2019 a março de 2021. Para efetivação das ações utilizou-se estratégias de formação e práticas no território com a integração de discentes e docentes dos cursos de psicologia, enfermagem e medicina. Todo processo foi registrado em diário de campo, relatório, fotografias; instrumentos utilizados para o relato. Para o desenvolvimento das ações utilizou-se a articulação ensino- serviço-comunidade, que estão descritos em dois eixos temáticos; Iniciando aproximações com a interprofissionalidade e Reinventando ações interprofissionais no contexto pandêmico. Conclui-se que educação interprofissional é uma estratégia inovadora para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, uma vez que contribui para uma formação do trabalho colaborativo entre os profissionais, fato que qualifica a atenção à saúde. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Vivências interprofissionais na formação em saúde: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-30
dc.description.abstract Interprofessional Education is a strategy capable of qualifying health training, as it contributes to training in favor of collaborative work among health professionals. In this sense, this work aims to report the interprofessional actions developed in health education in the interstice of Pet-Saúde Interprofessionalidades. Qualitative, descriptive study, type of experience report of the actions developed in Pet-Saúde interprofessionality in the period from March 2019 to March 2021. To carry out the actions, training strategies and practices were used in the territory with the integration of students and teachers of the courses in psychology, nursing and medicine. The entire process was recorded in a field diary, report, photographs; instruments used for reporting. For the development of actions, the teaching-service- community articulation was used, which are described in two thematic axes; Initiating approximations with interprofessionality and Reinventing interprofessional actions in the pandemic context. It is concluded that interprofessional education is an innovative strategy for strengthening the Unified Health System, since it contributes to the formation of collaborative work among professionals, a fact that qualifies health care. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30991
dc.date.accessioned 2023-07-22T00:57:55Z
dc.date.available 2023-07-21
dc.date.available 2023-07-22T00:57:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Interprofissional pt_BR
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Profissionais de Saúde pt_BR
dc.subject Interprofessional Education pt_BR
dc.subject Health Professionals pt_BR
dc.subject College education pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Thais Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Thais Nascimento. Vivências interprofissionais na formação em saúde: relato de experiência. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta