dc.creator.ID |
COSTA, E.N.L.N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUSMÃO, E.C.R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0529652822348664 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Allany Kaline Nascimento. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GOMES, A.K..N |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2251019672889888 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thaylâne Creusa Rogerio. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, T.C.R.. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9585356946035453 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de adoecimento, o recebimento do diagnóstico de câncer infantil, e o
período de hospitalização podem se revelar como uma experiência traumática e
desestruturante, especialmente, para crianças e adolescentes que são convocados
a enfrentar cenários desconhecidos e lidar com uma realidade diferente e distante
de suas rotinas, que podem gerar intensas emoções desagradáveis. Considerando a
importância do suporte psicológico durante a hospitalização de crianças, este
trabalho tem como objetivo estabelecer a interface entre a Logoterapia e a
ludicidade, enquanto ferramentas que facilitam a expressão dos valores criativos,
vivenciais e atitudinais, favorecendo o encontro com o sentido da vida de crianças
em tratamento oncológico. Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de
experiência, vivenciadas durante o Estágio Supervisionado Específico I e II, do
curso de Psicologia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na
oncologia pediátrica do hospital universitário. A interface entre a ludicidade e a
perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial desempenha um papel fundamental
no contexto da oncologia pediátrica, ambicionando acolher e minimizar o sofrimento
causado pelo adoecimento, destacando o encontro com o sentido, por meio da
criatividade e da arte (valores criativos), das experiências vividas em família (valores
vivenciais), das atitudes tomadas diante das situações trágicas e inevitáveis (valores
atitudinais). Durante o relato foram apresentadas as intervenções lúdicas
realizadas no ambiente hospitalar, levando em consideração as necessidades
específicas de cada criança. Foi destacado o papel dos profissionais de psicologia
no estímulo ao brincar, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida durante
o tratamento. A oferta de recursos lúdicos proporcionou às crianças novas formas de
enxergar o adoecimento, acolhendo suas vivências e suscitando a busca pelo
sentido frente a hospitalização. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.title |
Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-29 |
|
dc.description.abstract |
The process of illness, receiving a diagnosis of childhood cancer, and the period of
hospitalization can be revealed as a traumatic and disruptive experience, especially
for children and adolescents who are called upon to face unfamiliar scenarios and
deal with a reality that is different and distant from their routines, which can generate
intense unpleasant emotions. Considering the importance of psychological support
during the hospitalization of children, this study aims to establish the interface
between Logotherapy and playfulness as tools that facilitate the expression of
creative, experiential, and attitudinal values, favoring the encounter with the meaning
of life for children undergoing cancer treatment. This is a descriptive study in the form
of an experiential report, based on experiences during Specific Supervised Internship
I and II of the Psychology course at the Federal University of Campina Grande
(UFCG), in the pediatric oncology department of the university hospital. The interface
between playfulness and the perspective of Logotherapy and Existential Analysis
plays a fundamental role in the context of pediatric oncology, aiming to provide
support and minimize the suffering caused by illness, highlighting the encounter with
meaning through creativity and art (creative values), the experiences lived within the
family (experiential values), and the attitudes taken in the face of tragic and inevitable
situations (attitudinal values). The report presents the playful interventions carried out
in the hospital environment, taking into account the specific needs of each child. The
role of psychology professionals in promoting playfulness to enhance well-being and
quality of life during treatment was emphasized. The provision of playful resources
provided children with new ways of perceiving illness, embracing their experiences,
and fostering the search for meaning in the face of hospitalization. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30992 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-22T01:50:57Z |
|
dc.date.available |
2023-07-21 |
|
dc.date.available |
2023-07-22T01:50:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Câncer infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Criança hospitalizada |
pt_BR |
dc.subject |
Logoterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Childhood cancer |
pt_BR |
dc.subject |
Hospitalized child |
pt_BR |
dc.subject |
Logotherapy |
pt_BR |
dc.subject |
Oncologia Pediátrica |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço de Oncologia Pediátrica - HUAC |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da. Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. |
pt_BR |