dc.creator.ID |
C.B.V.S. |
|
dc.contributor.advisor1 |
MENEZES, Maria Emília da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MENEZES, M. E. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6013954511475818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEITE, Renner de Souza. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LEITE, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
LEITE, RENNER DE SOUZA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
LEITE, RENNER. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2837844012118434 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Julia Beatriz Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, J. B. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Júlia Beatriz Pereira de Souza. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Júlia Beatriz Pereira de Sousa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1441116996097068 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
RESUMO
O uso de cosméticos vem se destacando entre os tratamentos estéticos, pois podem
promover melhorias na aparência da pele que sofre alterações por fatores como
envelhecimento e a acne. Esses produtos, que ganham destaques nas mídias sociais, podem
ser prescritos pelo profissional farmacêutico, que está apto para atuar na saúde estética. Esse
trabalho teve como objetivo analisar a influência das mídias sociais no uso de cosméticos e
descrever de que forma o farmacêutico pode contribuir para um tratamento estético
adequado. Para tanto, foi necessário a realização de uma revisão integrativa da literatura
utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram
pesquisados os seguintes termos: mídias sociais, cosméticos; atenção farmacêutica; estética
e tratamentos estéticos. Foram encontrados 92 trabalhos publicados no período de 2014 a
2023, dos quais 83 foram utilizados. ode-se observar que as mídias sociais têm grande
influência no comportamento dos usuários, principalmente no que se refere a padrões
estéticos e a busca por tratamentos estéticos como o uso de cosméticos. As empresas
buscam consolidar seus negócios através do uso das ferramentas no marketing digital, com
conteúdos divulgados por pessoas de maior influência. Tratamentos estéticos precisam ser
individualizados e o farmacêutico esteta capacitado possui conhecimentos científicos e
técnicos, podendo prescrever e aconselhar o uso de cosméticos, além de realizar outros
procedimentos, de acordo com suas atribuições, garantindo um tratamento seguro e eficaz,
assim promovendo o bem estar físico e mental dos pacientes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Farmácia |
pt_BR |
dc.title |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-09 |
|
dc.description.abstract |
The use of cosmetics has been highlighted among aesthetic treatments, as they can
promote improvements in the appearance of skin that undergoes alterations due to factors such as
aging and acne. These products, which gain prominence on social media, can
be prescribed by the pharmaceutical professional, who is able to work in aesthetic health. That
This study aimed to analyze the influence of social media on the use of cosmetics and
describe how the pharmacist can contribute to an aesthetic treatment
adequate. Therefore, it was necessary to carry out an integrative literature review.
using the Pubmed, Scielo and Google Scholar databases, in which
searched the following terms: social media, cosmetics; pharmaceutical attention; aesthetics
and aesthetic treatments. A total of 92 works published in the period from 2014 to
2023, of which 83 were used.It should be noted that social media have great
influence on user behavior, especially with regard to standards
and the search for aesthetic treatments such as the use of cosmetics. The companies
seek to consolidate their business through the use of tools in digital marketing, with
content released by people of greater influence. Cosmetic treatments need to be
individualized and the trained aesthete pharmacist has scientific knowledge and
technicians, being able to prescribe and advise the use of cosmetics, in addition to performing other
procedures, according to their attributions, guaranteeing a safe and effective treatment,
thus promoting the physical and mental well-being of patients. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31026 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-26T15:30:11Z |
|
dc.date.available |
2023-07-26 |
|
dc.date.available |
2023-07-26T15:30:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmetologia |
pt_BR |
dc.subject |
Cosméticos - mídias sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Cosméticos - cuidado farmacêutico |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde estética |
pt_BR |
dc.subject |
Estética - mídias sociais - farmacêutico |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção farmacêutica |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmetology |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmetics - social media |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmetics - care pharmaceutical |
pt_BR |
dc.subject |
Aesthetic health |
pt_BR |
dc.subject |
Aesthetics - social media - pharmacist |
pt_BR |
dc.subject |
Pharmaceutical care |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmetología |
pt_BR |
dc.subject |
Cosméticos - redes sociales |
pt_BR |
dc.subject |
Cosméticos - cuidado farmacéutico |
pt_BR |
dc.subject |
Salud estética |
pt_BR |
dc.subject |
Estética - redes sociales - farmacéutico |
pt_BR |
dc.subject |
Atención farmacéutica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Carla Beatriz Virginio da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influence of social media on the use of cosmetics and care pharmacist in aesthetic health: a review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influencia de las redes sociales en el uso de cosméticos y cuidados farmacéutico en salud estética: una revisión. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Carla Beatriz Virginio da. Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado
farmacêutico em saúde estética: uma revisã. 2023. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31026 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Entre los tratamientos estéticos se ha destacado el uso de cosméticos, ya que pueden
promover mejoras en el aspecto de la piel que sufre alteraciones debidas a factores como
envejecimiento y acné. Estos productos, que ganan protagonismo en las redes sociales, pueden
ser prescrito por el profesional farmacéutico, que esté capacitado para trabajar en salud estética. Eso
Este estudio tuvo como objetivo analizar la influencia de las redes sociales en el uso de cosméticos y
describir cómo el farmacéutico puede contribuir a un tratamiento estético
adecuado. Por ello, fue necesario realizar una revisión integrativa de la literatura.
utilizando las bases de datos Pubmed, Scielo y Google Scholar, en las que
buscó los siguientes términos: redes sociales, cosméticos; atención farmacéutica; estética
y tratamientos estéticos. Un total de 92 trabajos publicados en el periodo de 2014 a
2023, de los cuales se utilizaron 83.Cabe señalar que las redes sociales tienen una gran
influencia en el comportamiento del usuario, especialmente con respecto a los estándares
y la búsqueda de tratamientos estéticos como el uso de cosméticos. Las compañías
buscan consolidar su negocio a través del uso de herramientas en marketing digital, con
contenido publicado por personas de mayor influencia. Los tratamientos cosméticos deben ser
individualizado y el farmacéutico esteta entrenado tiene conocimiento científico y
técnicos, pudiendo prescribir y aconsejar el uso de cosméticos, además de realizar otras
procedimientos, de acuerdo con sus atribuciones, que garanticen un tratamiento seguro y eficaz,
promoviendo así el bienestar físico y mental de los pacientes. |
pt_BR |