DSpace/Manakin Repository

Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID C.B.V.S.
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Maria Emília da Silva.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6013954511475818 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEITE, Renner de Souza.
dc.contributor.referee1ID LEITE, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID LEITE, RENNER DE SOUZA. pt_BR
dc.contributor.referee1ID LEITE, RENNER. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2837844012118434 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Julia Beatriz Pereira de.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, J. B. P. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Júlia Beatriz Pereira de Souza. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Júlia Beatriz Pereira de Sousa. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1441116996097068 pt_BR
dc.description.resumo RESUMO O uso de cosméticos vem se destacando entre os tratamentos estéticos, pois podem promover melhorias na aparência da pele que sofre alterações por fatores como envelhecimento e a acne. Esses produtos, que ganham destaques nas mídias sociais, podem ser prescritos pelo profissional farmacêutico, que está apto para atuar na saúde estética. Esse trabalho teve como objetivo analisar a influência das mídias sociais no uso de cosméticos e descrever de que forma o farmacêutico pode contribuir para um tratamento estético adequado. Para tanto, foi necessário a realização de uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram pesquisados os seguintes termos: mídias sociais, cosméticos; atenção farmacêutica; estética e tratamentos estéticos. Foram encontrados 92 trabalhos publicados no período de 2014 a 2023, dos quais 83 foram utilizados. ode-se observar que as mídias sociais têm grande influência no comportamento dos usuários, principalmente no que se refere a padrões estéticos e a busca por tratamentos estéticos como o uso de cosméticos. As empresas buscam consolidar seus negócios através do uso das ferramentas no marketing digital, com conteúdos divulgados por pessoas de maior influência. Tratamentos estéticos precisam ser individualizados e o farmacêutico esteta capacitado possui conhecimentos científicos e técnicos, podendo prescrever e aconselhar o uso de cosméticos, além de realizar outros procedimentos, de acordo com suas atribuições, garantindo um tratamento seguro e eficaz, assim promovendo o bem estar físico e mental dos pacientes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Farmácia pt_BR
dc.title Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-09
dc.description.abstract The use of cosmetics has been highlighted among aesthetic treatments, as they can promote improvements in the appearance of skin that undergoes alterations due to factors such as aging and acne. These products, which gain prominence on social media, can be prescribed by the pharmaceutical professional, who is able to work in aesthetic health. That This study aimed to analyze the influence of social media on the use of cosmetics and describe how the pharmacist can contribute to an aesthetic treatment adequate. Therefore, it was necessary to carry out an integrative literature review. using the Pubmed, Scielo and Google Scholar databases, in which searched the following terms: social media, cosmetics; pharmaceutical attention; aesthetics and aesthetic treatments. A total of 92 works published in the period from 2014 to 2023, of which 83 were used.It should be noted that social media have great influence on user behavior, especially with regard to standards and the search for aesthetic treatments such as the use of cosmetics. The companies seek to consolidate their business through the use of tools in digital marketing, with content released by people of greater influence. Cosmetic treatments need to be individualized and the trained aesthete pharmacist has scientific knowledge and technicians, being able to prescribe and advise the use of cosmetics, in addition to performing other procedures, according to their attributions, guaranteeing a safe and effective treatment, thus promoting the physical and mental well-being of patients. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31026
dc.date.accessioned 2023-07-26T15:30:11Z
dc.date.available 2023-07-26
dc.date.available 2023-07-26T15:30:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cosmetologia pt_BR
dc.subject Cosméticos - mídias sociais pt_BR
dc.subject Cosméticos - cuidado farmacêutico pt_BR
dc.subject Saúde estética pt_BR
dc.subject Estética - mídias sociais - farmacêutico pt_BR
dc.subject Atenção farmacêutica pt_BR
dc.subject Cosmetology pt_BR
dc.subject Cosmetics - social media pt_BR
dc.subject Cosmetics - care pharmaceutical pt_BR
dc.subject Aesthetic health pt_BR
dc.subject Aesthetics - social media - pharmacist pt_BR
dc.subject Pharmaceutical care pt_BR
dc.subject Cosmetología pt_BR
dc.subject Cosméticos - redes sociales pt_BR
dc.subject Cosméticos - cuidado farmacéutico pt_BR
dc.subject Salud estética pt_BR
dc.subject Estética - redes sociales - farmacéutico pt_BR
dc.subject Atención farmacéutica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Carla Beatriz Virginio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Influence of social media on the use of cosmetics and care pharmacist in aesthetic health: a review. pt_BR
dc.title.alternative Influencia de las redes sociales en el uso de cosméticos y cuidados farmacéutico en salud estética: una revisión. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Carla Beatriz Virginio da. Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisã. 2023. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31026 pt_BR
dc.description.resumen Entre los tratamientos estéticos se ha destacado el uso de cosméticos, ya que pueden promover mejoras en el aspecto de la piel que sufre alteraciones debidas a factores como envejecimiento y acné. Estos productos, que ganan protagonismo en las redes sociales, pueden ser prescrito por el profesional farmacéutico, que esté capacitado para trabajar en salud estética. Eso Este estudio tuvo como objetivo analizar la influencia de las redes sociales en el uso de cosméticos y describir cómo el farmacéutico puede contribuir a un tratamiento estético adecuado. Por ello, fue necesario realizar una revisión integrativa de la literatura. utilizando las bases de datos Pubmed, Scielo y Google Scholar, en las que buscó los siguientes términos: redes sociales, cosméticos; atención farmacéutica; estética y tratamientos estéticos. Un total de 92 trabajos publicados en el periodo de 2014 a 2023, de los cuales se utilizaron 83.Cabe señalar que las redes sociales tienen una gran influencia en el comportamiento del usuario, especialmente con respecto a los estándares y la búsqueda de tratamientos estéticos como el uso de cosméticos. Las compañías buscan consolidar su negocio a través del uso de herramientas en marketing digital, con contenido publicado por personas de mayor influencia. Los tratamientos cosméticos deben ser individualizado y el farmacéutico esteta entrenado tiene conocimiento científico y técnicos, pudiendo prescribir y aconsejar el uso de cosméticos, además de realizar otras procedimientos, de acuerdo con sus atribuciones, que garanticen un tratamiento seguro y eficaz, promoviendo así el bienestar físico y mental de los pacientes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta