dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Lígia Regina Calado de Medeiros. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, Lígia Regina Calado de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7520547082815507 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa. |
|
dc.contributor.referee2 |
PONTES, Carlos Gildemar. |
|
dc.description.resumo |
No decorrer de 1930, a literatura brasileira é marcada pelo surgimento de um debate social
bastante característico em romances de contexto regional e é nesse período que Rachel de
Queiroz faz sua estreia com o romance O quinze. A obra, que é identificada inicialmente pela
tentativa de se manter fiel à linguagem e aos costumes da região cearense, surpreende diversos
críticos por revelar uma escrita de autoria feminina. Desse modo, no ímpeto desejo de
contribuir para o crescimento da pesquisa de obras literárias femininas e tendo em vista os
grandes desafios enfrentados pela mulher ao longo do século XX, como o acesso à educação,
ao ensino superior e ao direito de votar e ser votada, o presente trabalho tem como objetivo
principal compreender como ocorre a evolução social da mulher, bem como o papel por ela
representado através do trajeto da personagem Conceição. Objetivamos analisar como se dá a
construção da heroína do romance O quinze, que embora esteja inserida em uma sociedade
com bases patriarcais, se apresenta como uma mulher em escala de emancipação. Para tanto,
adotamos uma metodologia de origem bibliográfica e natureza qualitativa. A nossa pesquisa
encontra-se fundamentada nas discussões de Bosi (2006), Coutinho (2004), Castello (2004),
Pinto (2003), Woolf (2019), Duarte (2017), Medeiros (2010), entre outros pesquisadores que
foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho. Constatamos, portanto, que o
envolvimento de Conceição desde cedo com os livros moldaram a sua identidade, o que a fez
iniciar rompimentos com certos paradigmas da época. Isto representa relativa independência
para a personagem, no texto, bem como permite a narrativa alcançar, por sua vez, avanços
para o que se defende em autoria por conquista de uma autonomia para as mulheres, escritoras,
incumbidas também de discutir os problemas sociais comuns do seu e de outros tempos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Conceição: a mulher e autoria feminina em O Quinze de Rachel de Queiroz. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-20 |
|
dc.description.abstract |
During 1930, Brazilian literature is marked by the emergence of a very characteristic social
debate in novels of regional context and it is in this period that Rachel de Queiroz makes her
debut with the novel The fifteen. The work, which is initially identified by its attempt to remain
faithful to the language and customs of the Ceará region, surprises several critics for revealing
a female author's writing. Thus, in the desire to contribute to the growth of research on
women's literary works and in view of the great challenges faced by women throughout the
twentieth century, such as access to education, higher education and the right to vote and to be
voted for, the present work has as its main objective to understand how the social evolution of
women occurs, as well as the role they play through the trajectory of the character Conceição.
We aim to analyze the construction of the heroine of the novel The fifteen, who, despite being
inserted in a society with patriarchal bases, presents herself as a woman on a scale of
emancipation. To this end, we adopted a methodology of bibliographical origin and qualitative
nature. Our research is based on the discussions of Bosi (2006), Coutinho (2004), Castello
(2004), Pinto (2003), Woolf (2019), Duarte (2017), Medeiros (2010) among other researchers
who were fundamental for the development of this work. We found, therefore, that Conceição's
early involvement with books shaped her identity, which made her initiate breaks with certain
paradigms of the time. This represents relative independence for the character, in the text, as
well as allows the narrative to achieve, in turn, advances for what is advocated in authorship
for the achievement of an autonomy for women, writers, tasked also with discussing the
common social problems of their and other times. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31033 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-27T14:13:18Z |
|
dc.date.available |
2023-07-27 |
|
dc.date.available |
2023-07-27T14:13:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Rachel de Queiróz |
pt_BR |
dc.subject |
Conceição – romance literário |
pt_BR |
dc.subject |
Literary analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Rachel de Queiroz |
pt_BR |
dc.subject |
Conception – novel literary |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Michele Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceição: the woman and female authorship in O Quinze by Rachel de queiroz. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Michele Alves da. Conceição: a mulher e autoria feminina em O Quinze de Rachel de Queiroz. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |