DSpace/Manakin Repository

A caatinga na sala de aula: uma revisão integrativa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, C. B. pt_BR
dc.creator.ID CHAVES, MARCIO FRAZÃO. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6366071291916542 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.advisor1ID CHAVES, Márcio Frazão. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBEIRO, Lilian Arruda.
dc.contributor.referee1ID RIBEIRO, L. A. pt_BR
dc.contributor.referee1ID ARRUDA RIBEIRO, LILIAN. pt_BR
dc.contributor.referee1ID RIBEIRO, LILIAN ARRUDA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2890917994663670 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS., Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee2ID SANTOS, MICHELLE GOMES. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.description.resumo Os biomas são ambientes que possuem características naturais em comum em uma mesma área territorial. A caatinga é predominantemente encontrada na região Nordeste, abrange uma área de 844.453 km2 e é um bioma exclusivamente brasileiro. As espécies vegetais encontradas na caatinga possuem grande importância econômica, com potencial alimentício, madeireiro, forrageiro além de espécies medicinais. Embora a caatinga seja um bioma com riquezas naturais próprias e endêmicas é também um dos mais degradados do país. Partindo disto, o objetivo deste trabalho foi analisar como tem sido o ensino/contextualização do bioma caatinga nas escolas de ensino médio brasileiras nos últimos 05 anos. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na base de dados “Google Acadêmico”, com os descritores “Bioma caatinga” AND “ensino médio” AND “contextualização” AND NOT “livros” AND NOT “ensino fundamental”. A busca inicial retornou 1.520 documentos, a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 24 documentos para análise e inclusão na pesquisa. Os resultados obtidos a partir das análises dos documentos foram propostas de ensino contextualizado e documentos que abordam sobre aulas descontextualizadas e fora da realidade dos alunos. Por fim, ficou evidente a necessidade de que as propostas sejam aplicadas e não apenas descritas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title A caatinga na sala de aula: uma revisão integrativa. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-15
dc.description.abstract Biomes are environments that have natural characteristics in common in a same territorial area. The caatinga is predominantly found in the region Northeast, covers an area of ​​844,453 km2 and is an exclusively Brazilian biome. The plant species found in the caatinga are of great importance economic, with potential for food, timber, forage, in addition to species medicinal. Although the caatinga is a biome with its own natural resources and endemic areas is also one of the most degraded in the country. Starting from this, the objective of this work was to analyze how the teaching/contextualization of the caatinga biome has been in Brazilian high schools in the last 05 years. It was a integrative literature review carried out in the “Google Academic” database, with the descriptors “Bioma caatinga” AND “high school” AND “contextualization” AND NOT “books” AND NOT “elementary school”. The initial search returned 1,520 documents, the application of inclusion and exclusion criteria were selected 24 documents for analysis and inclusion in the research. The results obtained from the document analyzes were contextualized teaching proposals and documents that deal with decontextualized classes and outside the reality of the students. Finally, it became evident the need for the proposals to be applied and not just described. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31050
dc.date.accessioned 2023-07-27T22:04:09Z
dc.date.available 2023-07-27
dc.date.available 2023-07-27T22:04:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Bioma caatinga pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Caatinga biome pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.subject Bioma caatinga pt_BR
dc.subject Escuela secundaria pt_BR
dc.subject Contextualización pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Carla Belarmino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The caatinga in the classroom: an integrative review. pt_BR
dc.title.alternative La caatinga en el aula: una revisión integradora. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Carla Belarmino. A caatinga na sala de aula:uma revisão integrativa. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Los biomas son ambientes que tienen características naturales en común en un misma área territorial. La caatinga se encuentra predominantemente en la región Noreste, cubre un área de 844.453 km2 y es un bioma exclusivamente brasileño. Las especies vegetales que se encuentran en la caatinga son de gran importancia económico, con potencial para alimento, madera, forraje, además de especies medicinal. Si bien la caatinga es un bioma con sus propios recursos naturales y zonas endémicas es también una de las más degradadas del país. Partiendo de esto, el objetivo de este trabajo fue analizar cómo la enseñanza/contextualización del bioma caatinga ha sido en las escuelas secundarias brasileñas en los últimos 05 años. Era un revisión integrativa de la literatura realizada en la base de datos “Google Academic”, con los descriptores “Bioma caatinga” Y “bachillerato” Y “contextualización” Y NO "libros" Y NO "escuela primaria". La búsqueda inicial arrojó 1,520 documentos, la aplicación de criterios de inclusión y exclusión se seleccionaron 24 documentos para su análisis e inclusión en la investigación. Los resultados obtenidos de la análisis de documentos se contextualizaron propuestas didácticas y documentos que se ocupan de clases descontextualizadas y ajenas a la realidad de los alumnos. Por fin, se hizo evidente la necesidad de que las propuestas sean aplicadas y no sólo descrito. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta