dc.creator.ID |
GOMES, C. B. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
CHAVES, MARCIO FRAZÃO. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6366071291916542 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CHAVES, Márcio Frazão. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RIBEIRO, Lilian Arruda. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RIBEIRO, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ARRUDA RIBEIRO, LILIAN. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
RIBEIRO, LILIAN ARRUDA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2890917994663670 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS., Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os biomas são ambientes que possuem características naturais em comum em uma
mesma área territorial. A caatinga é predominantemente encontrada na região
Nordeste, abrange uma área de 844.453 km2 e é um bioma exclusivamente brasileiro.
As espécies vegetais encontradas na caatinga possuem grande importância
econômica, com potencial alimentício, madeireiro, forrageiro além de espécies
medicinais. Embora a caatinga seja um bioma com riquezas naturais próprias e
endêmicas é também um dos mais degradados do país. Partindo disto, o objetivo
deste trabalho foi analisar como tem sido o ensino/contextualização do bioma caatinga
nas escolas de ensino médio brasileiras nos últimos 05 anos. Tratou-se de uma
revisão integrativa da literatura realizada na base de dados “Google Acadêmico”, com
os descritores “Bioma caatinga” AND “ensino médio” AND “contextualização” AND
NOT “livros” AND NOT “ensino fundamental”. A busca inicial retornou 1.520
documentos, a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 24
documentos para análise e inclusão na pesquisa. Os resultados obtidos a partir das
análises dos documentos foram propostas de ensino contextualizado e documentos
que abordam sobre aulas descontextualizadas e fora da realidade dos alunos. Por fim,
ficou evidente a necessidade de que as propostas sejam aplicadas e não apenas
descritas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
A caatinga na sala de aula: uma revisão integrativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-15 |
|
dc.description.abstract |
Biomes are environments that have natural characteristics in common in a
same territorial area. The caatinga is predominantly found in the region
Northeast, covers an area of 844,453 km2 and is an exclusively Brazilian biome.
The plant species found in the caatinga are of great importance
economic, with potential for food, timber, forage, in addition to species
medicinal. Although the caatinga is a biome with its own natural resources and
endemic areas is also one of the most degraded in the country. Starting from this, the objective
of this work was to analyze how the teaching/contextualization of the caatinga biome has been
in Brazilian high schools in the last 05 years. It was a
integrative literature review carried out in the “Google Academic” database, with
the descriptors “Bioma caatinga” AND “high school” AND “contextualization” AND
NOT “books” AND NOT “elementary school”. The initial search returned 1,520
documents, the application of inclusion and exclusion criteria were selected 24
documents for analysis and inclusion in the research. The results obtained from the
document analyzes were contextualized teaching proposals and documents
that deal with decontextualized classes and outside the reality of the students. Finally,
it became evident the need for the proposals to be applied and not just
described. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31050 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-27T22:04:09Z |
|
dc.date.available |
2023-07-27 |
|
dc.date.available |
2023-07-27T22:04:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Bioma caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Caatinga biome |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Bioma caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela secundaria |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualización |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Carla Belarmino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The caatinga in the classroom: an integrative review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La caatinga en el aula: una revisión integradora. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Carla Belarmino. A caatinga na sala de aula:uma revisão integrativa. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los biomas son ambientes que tienen características naturales en común en un
misma área territorial. La caatinga se encuentra predominantemente en la región
Noreste, cubre un área de 844.453 km2 y es un bioma exclusivamente brasileño.
Las especies vegetales que se encuentran en la caatinga son de gran importancia
económico, con potencial para alimento, madera, forraje, además de especies
medicinal. Si bien la caatinga es un bioma con sus propios recursos naturales y
zonas endémicas es también una de las más degradadas del país. Partiendo de esto, el objetivo
de este trabajo fue analizar cómo la enseñanza/contextualización del bioma caatinga ha sido
en las escuelas secundarias brasileñas en los últimos 05 años. Era un
revisión integrativa de la literatura realizada en la base de datos “Google Academic”, con
los descriptores “Bioma caatinga” Y “bachillerato” Y “contextualización” Y
NO "libros" Y NO "escuela primaria". La búsqueda inicial arrojó 1,520
documentos, la aplicación de criterios de inclusión y exclusión se seleccionaron 24
documentos para su análisis e inclusión en la investigación. Los resultados obtenidos de la
análisis de documentos se contextualizaron propuestas didácticas y documentos
que se ocupan de clases descontextualizadas y ajenas a la realidad de los alumnos. Por fin,
se hizo evidente la necesidad de que las propuestas sean aplicadas y no sólo
descrito. |
pt_BR |