DSpace/Manakin Repository

A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olimpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.contributor.referee2 LIMA, Danielly Lopes de.
dc.description.resumo A pesquisa teve como objetivo problematizar a operacionalização de conceitos, ideias e conteúdos atrelados à educação antirracista, desenvolvendo recursos pedagógicos que auxiliam e potencializam o ensino voltado para o antirracismo, considerando a importância e contribuição do professor de história. O estudo segue a metodologia da pesquisa-ação pensada por Michel Thiollent (1986) e foi desenvolvida com professores e alunos da turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Para compor as fontes foi feito uso de documentos e diretrizes e para coleta de dados, foram realizadas entrevistas e encontros coletivos. Somado a isso, executou-se oficinas com a finalidade de entender o desenvolvimento da educação antirracista na escola atualmente. Esta pesquisa dialoga com o pensamento decolonial e com seus articuladores como Aníbal Quijano (2002), Walter Mignolo (2006) e Catherine Walsh (2005). Entendendo ainda a educação antirracista a partir dos autores Kabengele Munanga (2005) e Eliane Cavalleiro (2001), como uma perspectiva de ensino que busca romper com o sistema do racismo estrutural, partindo da teoria e da prática, desenvolvendo reflexões acerca de temáticas étnico-raciais de maneira que se constitua um pensamento crítico que não só reconheça a existência do racismo, mas que promova ativamente o combate a essa questão. Logo, consideramos que a educação é transformadora e o ensino de história é parte fundamental para modificação de pensamentos e estruturas da sociedade atual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-19
dc.description.abstract This research aims to problematize the operationalization of concepts, ideas and contents related to anti-racist education, developing pedagogical resources that help and enhance teaching approaches at anti-racism, considering the importance and contribution of the History teacher. The study goes along with the action-research methodology thought by Michel Thiollent (1986) and was developed with teachers and students from the ninth grade of elementary school at a school in the city of Cajazeiras, in Paraíba. To compose the sources, we used documents and guidelines and made interviews and meetings for data. In addition, workshops were designed in order to understand the development of anti-racist education in schools today. This research dialogues with decolonial thinking and with its articulators like Aníbal Quijano (2002), Walter Mignolo (2006) and Catherine Walsh (2005). Understanding anti-racist education from the authors Kabengele Munanga (2005) and Eliane Cavalleiro (2001) as a teaching perspective that seeks to break the system of structural racism, starting from theory and practice, developing reflections on ethnic-racial issues in a way that constitutes a critical thought that not only recognizes the existence of racism, but that actively promotes the fight against this issue. Therefore, we believe education is transformative and teaching History is a fundamental part of modifying thoughts and structures in today's society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31053
dc.date.accessioned 2023-07-28T13:56:45Z
dc.date.available 2023-07-28
dc.date.available 2023-07-28T13:56:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Escola - Município - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Racismo estrutural pt_BR
dc.subject Educação antirracista pt_BR
dc.subject Racismo na escola pt_BR
dc.subject Professor de história pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject School - Municipality - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Structural racism pt_BR
dc.subject Anti-racist education pt_BR
dc.subject Racism at school pt_BR
dc.subject History teacher pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Decolonialismo pt_BR
dc.subject Educação etnico-racial pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FÉLIX, Mariana Valença.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of the history teacher to the construction of an anti-racist education. pt_BR
dc.identifier.citation FÉLIX, Mariana Valença. A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. 2023. 95f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta