Dépôt DSpace/Manakin

“Eu sou negro antes de ser um homem”: os sujeitos fragmentados representados em Medicine for melancholy (2008).

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID BATISTA, L. A. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2437349619834137 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.referee2ID AGRA DO Ó, A. pt_BR
dc.description.resumo A monografia analisa os discursos que tentam significar o negro no filme Medicine for melancholy (2008), filme pouco falado do ganhador do Oscar Barry Jenkins, que teve o filme Moonlight (2016) premiado como Melhor Filme do ano. Em seu primeiro longa-metragem, feito em baixíssimo orçamento e com equipe reduzida, foca nos diálogos de um jovem casal negro que anda pelas ruas de São Francisco e reflete sobre a própria identidade e as implicações dela. Neste trabalho, partimos da noção de Stuart Hall sobre a crise de identidade na pós-modernidade e tentamos demonstrar, por meio do filme, como os sujeitos fragmentados desse período tentam significar a própria identidade para superar essa crise, assim como tentam criar para si identidades mais coesas e nucleares, fugindo do “descentramento” de que fala Hall em seu trabalho. Também utilizamos o conceito de “representação” de Chartier, entendendo que esses indivíduos criam imagens de si que resistem às representações sociais impostas, e nesse caso, criam uma representação de pessoas negras que resistem às imagens racistas impostas por uma branquitude dominante, cuja historicidade das práticas racistas que construíram uma imagem negativa dos sujeitos negros está documentada e analisada na obra de Achille Mbembe. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Eu sou negro antes de ser um homem”: os sujeitos fragmentados representados em Medicine for melancholy (2008). pt_BR
dc.date.issued 2022-08
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31056
dc.date.accessioned 2023-07-28T15:52:08Z
dc.date.available 2023-07-28
dc.date.available 2023-07-28T15:52:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cinema e história pt_BR
dc.subject Medicine for melancholy - filme pt_BR
dc.subject Filme Medicine for melancholy pt_BR
dc.subject Negro no cinema - representações pt_BR
dc.subject Crise de identidade na pós-modernidade - Stuart Hall pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Representação - Chartier pt_BR
dc.subject Pós-modernidade pt_BR
dc.subject Film and history pt_BR
dc.subject Black in the cinema - representations pt_BR
dc.subject Identity Crisis in Postmodernity - Stuart Hall pt_BR
dc.subject Black identity pt_BR
dc.subject Representation - Chartier pt_BR
dc.subject Postmodernity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Lucas Alexander Nunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “I am black before I am a man”: the fragmented subjects represented in Medicine for melancholy (2008). pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Lucas Alexander Nunes. “Eu sou negro antes de ser um homem”: os sujeitos fragmentados representados em Medicine for melancholy (2008). 2022. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31056 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte