dc.creator.ID |
SILVA, A. F. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0201729693396760 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
J. D. Dantas;DANTAS, J.D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As dificuldades de ensino-aprendizagem relacionadas a metodologias de ensino
continuam evidentes, visto que modalidades mais convencionais ainda são
predominantes nas escolas. No entanto, a contemporaneidade requer muito mais do
que apenas memorização dos conteúdos das disciplinas curriculares. Diante disso,
o trabalho teve como objetivo analisar as metodologias de ensino utilizadas pelas
professoras na disciplina de Projeto de Vida (PV) e identificar possíveis diferenças
na forma de ministrar a parte diversificada da regular, relacionando esse
comportamento com o uso ou não do manual do professor, bem como a
necessidade de buscar formações que resultem numa aprendizagem adequada
durante o desenvolvimento das disciplinas. O estudo foi desenvolvido na Escola
Cidadã Integral Prefeito Aguitônio Dantas, através de conversas com duas
professoras que ministram disciplinas regulares e PV. Os resultados constataram a
permanência do ensino tradicional nas metodologias utilizadas em sala de aula e
que os novos componentes curriculares que trazem metodologias ativas podem
contribuir para esse processo de atualização, assim como também indicaram a
existência de um duplo comportamento por parte dos docentes na condução das
disciplinas, principalmente no que diz respeito ao uso do material fornecido para
orientação e preparação das aulas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Farmácia |
pt_BR |
dc.title |
Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-14 |
|
dc.description.abstract |
Teaching-learning difficulties related to teaching methodologies
remain evident, since more conventional modalities are still
prevalent in schools. However, contemporaneity requires much more than
than just memorization of the contents of the curricular disciplines. That said,
The objective of this work was to analyze the teaching methodologies used by
teachers in the Life Project (PV) discipline and identify possible differences
in the way of ministering the diversified part of the regular, relating this
behavior with the use or not of the teacher's manual, as well as the
need to seek training that results in adequate learning
during the development of the disciplines. The study was carried out at the School
Full Citizen Mayor Aguitônio Dantas, through conversations with two
teachers who teach regular and PV subjects. The results confirmed the
permanence of traditional teaching in the methodologies used in the classroom and
that the new curricular components that bring active methodologies can
contribute to this updating process, as well as indicating the
existence of double behavior on the part of teachers in conducting the
disciplines, particularly with regard to the use of the material provided for
guidance and lesson preparation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31060 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-28T16:50:48Z |
|
dc.date.available |
2023-07-28 |
|
dc.date.available |
2023-07-28T16:50:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Manual do professor |
pt_BR |
dc.subject |
Escola integral |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de vida – ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Life project |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher's manual |
pt_BR |
dc.subject |
Full school |
pt_BR |
dc.subject |
Life project – high school |
pt_BR |
dc.subject |
Formación del profesorado |
pt_BR |
dc.subject |
Proyecto de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Manual del profesor |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela completa |
pt_BR |
dc.subject |
Proyecto de vida – bachillerato |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Ana Flávia Dantas da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Life project in high school and teacher training to work in full school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Proyecto de vida en el bachillerato y formación del profesorado para trabajar en escuela completa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Ana Flávia Dantas da. Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na
escola integral. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Dificultades de enseñanza-aprendizaje relacionadas con las metodologías de enseñanza
siguen siendo evidentes, ya que aún existen modalidades más convencionales
frecuente en las escuelas. Sin embargo, la contemporaneidad exige mucho más que
que la mera memorización de los contenidos de las disciplinas curriculares. Delante de eso,
El objetivo de este trabajo fue analizar las metodologías de enseñanza utilizadas por
docentes en la disciplina Proyecto de Vida (PV) e identificar posibles diferencias
en la forma de ministrar la parte diversificada de lo regular, relacionándola
comportamiento con el uso o no del manual del profesor, así como la
necesidad de buscar una formación que resulte en un aprendizaje adecuado
durante el desarrollo de las disciplinas. El estudio se llevó a cabo en la Escuela
Pleno Ciudadano Mayor Aguitônio Dantas, a través de conversaciones con dos
docentes que imparten asignaturas regulares y PV. Los resultados confirmaron la
permanencia de la enseñanza tradicional en las metodologías utilizadas en el aula y
que los nuevos componentes curriculares que traen metodologías activas pueden
contribuir a este proceso de actualización, así como señalar las
existencia de un doble comportamiento por parte de los docentes en la realización de las
disciplinas, particularmente en lo que se refiere al uso del material previsto
orientación y preparación de lecciones. |
pt_BR |