dc.creator.ID |
NUNES, T. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4272976601038502 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ROCHA, Diego Marceli. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ROCHA, D. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3149875009074968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Maria Kamylla e Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
FIGUEIRÊDO, Gustavo de Alencar. |
|
dc.description.resumo |
Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a disseminação dos
mais variados tipos de informação ganhou destaque nas últimas décadas e, com isso, a
perspectiva das Fake News inundaram o universo digital das mais diferentes formas. Neste
cenário, podemos pensar sobre o papel da escola, em especial, do Ensino de Ciências para
contribuir com a minimização dos efeitos causados pela alta circulação de notícias falsas. Neste
estudo, consideramos o desenvolvimento da Alfabetização Científica como relevante para
auxiliar neste processo de conscientização acerca da problemática das Fake News. Esta pesquisa
possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Desenvolvemos uma
sequência didática com 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, apoiada na temática
da Radiação Eletromagnética, dentro do contexto das Fake News, utilizando como estratégias
metodológicas o desenvolvimento de debates e de um júri-simulado, onde buscamos encontrar
Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008). Os resultados revelaram
um conhecimento limitado dos estudantes sobre as Fake News, destacando a necessidade de
conscientização acerca de seus impactos. Além disso, os Indicadores de Alfabetização
Científica observados durante a dinâmica do júri-simulado, levantam questões para futuras
investigações relacionadas aos fatores que influenciaram a manifestação destes Indicadores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física. |
pt_BR |
dc.title |
Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-27 |
|
dc.description.abstract |
Whit the advent of Digital Information and Comunication Technologies, the dissemination of
various types of information has gained prominence in recent decades, and as a result, the
perspective of Fake News has inundated the digital world in various forms. In this scenario, we
can consider the role of schools, particulary, Science Education, in contributing to the
minimization of the effects caused by the high circulation os Fake News. In this study, we
consider the development of Scientific Literacy as relevant to assist in raising awareness about
the issue of Fake News. This research adopts a qualitative approach, specifically a case study
and action research. We developed a Didatic Sequence involving 24 students from the 9th grade
of Elementary School, focusing on the theme of Eletromagnetic Radiation within the context
of Fake News. The methodological strategies employed included the facilitation of debats and
a simulated jury, aimed at identifying the Scientific Literacy Indicators proposed by Sasseron
(2008). The results revealed a limited knowledge among the students regarding Fake News,
underscoring the need for awareness regarding its impacts. Futhermore, the observed Scientific
Literacy Indicators during the simulated jury rase questions for future investigations regarding
the factors influencing the manifestation of these Indicators. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-28T18:23:52Z |
|
dc.date.available |
2023-07-28 |
|
dc.date.available |
2023-07-28T18:23:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores de alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject |
Fake News |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Radiação eletromagnética |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific literacy indicators |
pt_BR |
dc.subject |
Following teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Electromagnetic radiation |
pt_BR |
dc.subject |
Digital information and communication technologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Thatiane da Mota. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fake News and science teaching: exploring indicators of scientific literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Thatiane da Mota. Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de Alfabetização Científica. 2023. 99f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |