DSpace/Manakin Repository

Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NUNES, T. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4272976601038502 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROCHA, Diego Marceli.
dc.contributor.advisor1ID ROCHA, D. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3149875009074968 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Maria Kamylla e Silva.
dc.contributor.referee2 FIGUEIRÊDO, Gustavo de Alencar.
dc.description.resumo Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a disseminação dos mais variados tipos de informação ganhou destaque nas últimas décadas e, com isso, a perspectiva das Fake News inundaram o universo digital das mais diferentes formas. Neste cenário, podemos pensar sobre o papel da escola, em especial, do Ensino de Ciências para contribuir com a minimização dos efeitos causados pela alta circulação de notícias falsas. Neste estudo, consideramos o desenvolvimento da Alfabetização Científica como relevante para auxiliar neste processo de conscientização acerca da problemática das Fake News. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Desenvolvemos uma sequência didática com 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, apoiada na temática da Radiação Eletromagnética, dentro do contexto das Fake News, utilizando como estratégias metodológicas o desenvolvimento de debates e de um júri-simulado, onde buscamos encontrar Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008). Os resultados revelaram um conhecimento limitado dos estudantes sobre as Fake News, destacando a necessidade de conscientização acerca de seus impactos. Além disso, os Indicadores de Alfabetização Científica observados durante a dinâmica do júri-simulado, levantam questões para futuras investigações relacionadas aos fatores que influenciaram a manifestação destes Indicadores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-27
dc.description.abstract Whit the advent of Digital Information and Comunication Technologies, the dissemination of various types of information has gained prominence in recent decades, and as a result, the perspective of Fake News has inundated the digital world in various forms. In this scenario, we can consider the role of schools, particulary, Science Education, in contributing to the minimization of the effects caused by the high circulation os Fake News. In this study, we consider the development of Scientific Literacy as relevant to assist in raising awareness about the issue of Fake News. This research adopts a qualitative approach, specifically a case study and action research. We developed a Didatic Sequence involving 24 students from the 9th grade of Elementary School, focusing on the theme of Eletromagnetic Radiation within the context of Fake News. The methodological strategies employed included the facilitation of debats and a simulated jury, aimed at identifying the Scientific Literacy Indicators proposed by Sasseron (2008). The results revealed a limited knowledge among the students regarding Fake News, underscoring the need for awareness regarding its impacts. Futhermore, the observed Scientific Literacy Indicators during the simulated jury rase questions for future investigations regarding the factors influencing the manifestation of these Indicators. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067
dc.date.accessioned 2023-07-28T18:23:52Z
dc.date.available 2023-07-28
dc.date.available 2023-07-28T18:23:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Indicadores de alfabetização científica pt_BR
dc.subject Fake News pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Radiação eletromagnética pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Scientific literacy indicators pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Electromagnetic radiation pt_BR
dc.subject Digital information and communication technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Thatiane da Mota.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Fake News and science teaching: exploring indicators of scientific literacy. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Thatiane da Mota. Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de Alfabetização Científica. 2023. 99f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta