DSpace/Manakin Repository

O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, M. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0185925083927016 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1478623832069430 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor-co1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumo É importante a utilização de ferramentas que auxiliem na construção de conhecimento, visando a formação cidadã, educacional e profissional, tanto na Escola, como na Universidade. Aproximar essas instituições contribui para o compartilhamento de ideias e conhecimentos. Este trabalho discute a importância do Laboratório de Geografia Física (LABOGEO) do Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG) como espaço de construção de conhecimento e elo integrador entre o saber acadêmico e escolar. Para tanto utilizamos como metodologia a aplicação e avaliação de dois questionários, que permitiram a análise do potencial didático do Laboratório de Geografia Física. Com o primeiro questionário tivemos o objetivo de compreender parte das experiências prévias dos estudantes da EEEF Dom Moisés Coelho, Cajazeiras-PB. Com o segundo, o intuito de fazer uma comparação de ideias com o primeiro questionário e, consequentemente, avaliarmos os conhecimentos construídos durante a visita ao LABOGEO. A metodologia usada é qualitativa, em decorrência da análise das argumentações postas pelos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa ocorreu entre dezembro de 2022 e junho de 2023. Fizemos o uso de gráficos, a fim espacializar as categorias identificadas nas respostas dos questionários. A discussão está centrada na relação Universidade Escola, na construção do conhecimento dos componentes físico naturais, nos laboratórios como ferramenta na construção do conhecimento, e a importância da Geografia escolar. Os questionários renderam inúmeras contribuições avaliativas acerca do Laboratório como ferramenta didática e trouxeram discussões sobre entendimento e a importância do estudo dos componentes físico naturais do espaço geográfico, levantando discussões ambientais e sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-19
dc.description.abstract It is important to use tools that help in the construction of knowledge, aiming at citizenship, educational and professional training, both at School and at the University. Bringing these institutions closer contributes to the sharing of ideas and knowledge. This work discusses the importance of the Laoratório de Geografia Física (LABOGEO) of the Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG) as a space for building knowledge and integrating link between academic and school knowledge. For that, we used as a methodology the application and evaluation of two questionnaires, which allowed the analysis of the didactic potential of the Laboratório de Geografia Fisica. With the first questionnaire we had the objective of understanding part of the previous experiences of the students of the EEEF Dom Moisés Coelho, Cajazeiras-PB. With the second, the aim is to compare ideas with the first questionnaire and, consequently, evaluate the knowledge built during the visit to LABOGEO. The methodology used is qualitative, as a result of the analysis of the arguments put forward by students in the 1st year of high school. The research took place between December 2022 and June 2023. We used graphs in order to spatialize the categories identified in the questionnaire responses. The discussion is centered on the University-School relationship, on the construction of knowledge of natural physical components, on laboratories as a tool in the construction of knowledge, and on the importance of school Geography. The questionnaires yielded numerous evaluative contributions about the Laboratory as a teaching tool and brought discussions about understanding and the importance of studying the natural physical components of geographic space, raising environmental and social discussions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31071
dc.date.accessioned 2023-07-28T19:26:40Z
dc.date.available 2023-07-28
dc.date.available 2023-07-28T19:26:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia física- laboratório pt_BR
dc.subject Laboratório de Geografia Física- LABOGEO pt_BR
dc.subject Ferramenta didática-geografia pt_BR
dc.subject Saber geográfico pt_BR
dc.subject Centro de Formação de Professores- laboratório. pt_BR
dc.subject Pratica de ensino- laboratório pt_BR
dc.subject Laboratórios de geografia pt_BR
dc.subject Physical geography - laboratory pt_BR
dc.subject Physical Geography Laboratory - LABOGEO pt_BR
dc.subject Didactic tool-geography pt_BR
dc.subject Geographic knowledge pt_BR
dc.subject Teacher Training Center - laboratory pt_BR
dc.subject Teaching-laboratory practice pt_BR
dc.subject Geography labs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Maria Lidia dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Physical Geography laboratory of the Teacher Training Center – UFCG, as an interface for the construction of geographic knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Maria Lidia dos Santos. O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta