DSpace/Manakin Repository

O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.description.resumo Pensar sobre a Geografia é buscar além do que já existe, pois ela não serve apenas além de tudo para fazer guerra, mas para formar cidadãos conscientes e que podem de alguma forma contribuir para as mudanças na dinâmica social. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar o ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno, pensando no ensino e aprendizagem do aluno. Em relação aos procedimentos metodológicos usados para desenvolver os conteúdos propostos durante este trabalho, foi usada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem básica descritiva. Foi feito um levantamento com estudos já realizados sobre o tema, onde foram usados teses, dissertações, monografias e livros e etc. Tais leituras para o levantamento do material utilizado foram retirados da biblioteca virtual, biblioteca de teses, Google Acadêmico, livros dos autores referidos acima, então esses procedimentos resultaram na construção do referencial teórico deste trabalho. É importante ressaltar a importância do ensino de geografia e como ele é responsável pelo desenvolvimento crítico do aluno, fazendo assim com que ele se torne um cidadão responsável e consciente de seus direitos e deveres. Assim como é fundamental o papel do professor nesse percurso, sem ele o processo de ensino aprendizagem não pode acontecer de forma atrativa para o aluno. Por isso é importante que o professor seja guia neste processo, assim como as formas que ele vai utilizar para obter seus objetivos. Por isso é necessário fazer o aluno se sentir pertencente ao lugar onde vive e parte atuante do meio social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-27
dc.description.abstract Thinking about Geography is to seek beyond what already exists, as it is not only used above all to wage war, but to form conscious citizens who can somehow contribute to changes in social dynamics. The general objective of this research is to analyze the teaching of geography and the category of place in the construction of the student's critical and social thinking, thinking about the student's teaching and learning. Regarding the methodological procedures used to develop the contents proposed during this work, bibliographical research was used with a basic descriptive approach. A survey was carried out with studies already carried out on the subject, where theses, dissertations, monographs and books, etc. were used. Such readings for the survey of the material used were taken from the virtual library, library of theses, Google Scholar, books of the authors mentioned above, so these procedures resulted in the construction of the theoretical framework of this work. It is important to emphasize the importance of teaching geography and how it is responsible for the critical development of students, thus making them become responsible citizens aware of their rights and duties. Just as the role of the teacher in this path is fundamental, without him the teaching-learning process cannot happen in an attractive way for the student. That is why it is important that the teacher is a guide in this process, as well as the ways he will use to obtain his objectives. Therefore, it is necessary to make the student feel that he belongs to the place where he lives and that he is an active part of the social environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31072
dc.date.accessioned 2023-07-28T19:50:12Z
dc.date.available 2023-07-28
dc.date.available 2023-07-28T19:50:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Lugar pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Aulas de Geografia pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Place pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.subject Geography lessons pt_BR
dc.subject Pensamento crítico e Geografia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SÁ, Ana Paula dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of Geography is the category that takes place in the construction of the student's critical and social thinking. pt_BR
dc.identifier.citation SÁ, Ana Paula dos Santos Sá. O ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta