DSpace/Manakin Repository

Ensino de história, tecnologias digitais da informação e comunicação e consciência histórica: percepções de alunos do 3º ano do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5766779524592479 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMILO, Janaina Valéria Pinto.
dc.contributor.referee2 SANTANA , Rosemere Olímpio de.
dc.description.resumo A História se ocupa das inúmeras transformações e permanências que ocorrem com os homens e mulheres através do tempo. A História também é polissêmica, mas, como disciplina presente na “grade curricular” do Ensino Básico, pode proporcionar o conhecimento acerca das vivências humanas, bem como contribuir com a construção da nossa identidade. Sendo assim, neste trabalho, apresentamos uma problematização a respeito da importância do ensino de História no 3º ano do Ensino Médio, uma vez que os alunos desse ano já percorreram quase toda caminhada da Educação Básica e do currículo de História nesta etapa de ensino. No que se refere aos objetivos, buscamos analisar elementos de consciência histórica que a disciplina pode propiciar aos alunos, as percepções que eles apresentam sobre a História, bem como a importância e o porquê de se estudá-la, além disso, em meio às vivências da sociedade da informação e comunicação, buscamos discutir como as tecnologias em sala de aula podem renovar o ensino, bem como servir de ponto para formação da consciência histórica dos discentes. O referido estudo visa compreender a visão que os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola ECI Joel Pereira da Silva, do município de Carrapateira PB possuem sobre a disciplina de História através de um estudo de caso, por meio de um questionário, que utiliza o método qualitativo do tipo descritivo e o estudo bibliográfico para se basear na concepção de alguns autores sobre a pesquisa em questão. Trabalharemos a partir das perspectivas de Jörn Rüsen 2001, Caio Boschi 2019, Selva Guimarães 2003, Israel Soares 2017, entre outros. Ressalte-se que grande parte dos alunos entrevistados consideram a História como uma disciplina que examina o passado e outros apenas para tirar uma boa nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Ensino de história, tecnologias digitais da informação e comunicação e consciência histórica: percepções de alunos do 3º ano do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-15
dc.description.abstract The History is concerned with the countless transformations and permanence that occur with men and women through time. History is also polysemic, but, as a discipline present in the “curricular grade” of Basic Education, it can provide knowledge about human experiences, as well as contribute to the construction of our identity. Therefore, in this work, we present a problematization regarding the importance of teaching History in the 3rd year of High School, since the students of that year have already covered almost the entire course of Basic Education and the History curriculum in this stage of teaching. With regard to the objectives, we seek to analyze elements of historical awareness that the discipline can provide to students, as proof that they present about History, as well as the importance and reason for studying it, in addition, in the midst of experiences of the information and communication society, we seek to discuss how technologies in the classroom can renew teaching, as well as serve as a point for the formation of students' historical awareness. This study aims to understand the view that the students of the 3rd year of High School at the ECI Joel Pereira da Silva School, in the municipality of Carrapateira PB, have about the discipline of History through a case study, through a teaching that uses the qualitative method of the descriptive type and the bibliographical study to be based on the conception of some authors about the research in question. We will work from the perspectives of Jörn Rüsen 2001, Caio Boschi 2019, Selva Guimarães 2003, Israel Soares 2017, among others. It should be noted that most students received History as a subject that examines the past and others just to get a good grade on the ENEM (National High School Examination). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31118
dc.date.accessioned 2023-07-31T22:12:25Z
dc.date.available 2023-07-31
dc.date.available 2023-07-31T22:12:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino médio pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Consciência histórica pt_BR
dc.subject Ensino médio - Carrapateira - município - Paraíba pt_BR
dc.subject Estudantes de história 3º ano - ensino médio pt_BR
dc.subject History - high school pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Historical consciousness pt_BR
dc.subject High school - Carrapateira - municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject 3° year high school history students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Micaele Anizio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching, digital information and communication technologies and historical awareness: perceptions of 3rd year high school students. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Micaele Anizio. Ensino de história, tecnologias digitais da informação e comunicação e consciência histórica: percepções de alunos do 3º ano do ensino médio. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta