DSpace/Manakin Repository

Da enxada à caneta: caminhos, desafios e perspectivas da formação docente dos sujeitos do campo atuantes da escola urbana do município de São José da Caiana - PB (1990-2012).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BERNARDO, O. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5154509718236305 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.referee2 BASTOS, Raquel Leão de.
dc.description.resumo O presente trabalho trata de uma reflexão a respeito da formação geral de professores da educação básica após o período da redemocratização brasileira. Ao mesmo tempo que discuti sobre o acesso ao ensino superior, visto como desafio antigo e atual. Tendo como principal objeto os sujeitos vindos do campo durante suas graduações, com intuito de dar visibilidade a história da formação acadêmica destes indivíduos. Considerando que o objetivo proposto é analisar o processo formativo dos docentes pertencentes a este espaço através de suas experiências vividas desde o ensino no campo ao da cidade até o fim da graduação. A base teórica desenvolvida teve fundamento nos escritos de Gatti e Barreto (2009), Scheibe e Bazzo (2016), Copatti e Andreis (2020) Carvalho (2006), Arroyo (2007) entre outros. Na pesquisa de campo foi utilizado o método descritivo e exploratório, a qual constituiu-se a partir de entrevistas feita com professores vindos do campo atuantes da escola urbana, tendo como lócus o município de São José de Caiana-PB. Um dos interesses pela temática surge da minha experiência como aluno da escola pública do campo, onde pude notar a carência com o ensino ofertado para os indivíduos do campo e os desafios enfrentados por estes quando partem para escola urbana perpassando à universidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Da enxada à caneta: caminhos, desafios e perspectivas da formação docente dos sujeitos do campo atuantes da escola urbana do município de São José da Caiana - PB (1990-2012). pt_BR
dc.date.issued 2023-07-13
dc.description.abstract The present work focuses on the analysis of the general training of teachers of primary education after the period of Brazilian re-democratization. At the same time, I discussed access to higher education, seen as an old and current challenge. The primary focus of this research is the individuals originating from rural backgrounds and their experiences during their undergraduate studies, and the central idea is to give visibility to the history of the academic formation of this demographic. This study aims to analyze the formative process of teachers within this context by examining their lived experiences of teaching in rural and urban settings up until the completion of their undergraduate education. This research is based on a strong theoretical basis with the contributions of Gatti & Barreto (2009), Scheibe & Bazzo (2016), Copatti & Andreis (2020) Carvalho (2006), Arroyo (2007), and other writers. The study employed a descriptive and exploratory research approach during the field investigation, which had as the locus the town of São José de Caiana-PB. One of my motivations for exploring this topic stems from my experience as a student in a public school in a rural area and the challenges these learners face when they go to an urban school and university. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31119
dc.date.accessioned 2023-07-31T22:27:23Z
dc.date.available 2023-07-31
dc.date.available 2023-07-31T22:27:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Redemocratização brasileira pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Sujeitos do Campo pt_BR
dc.subject Redemocratization Brazil pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Field Subjects pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BERNARDO, Odoniel Feitosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From the hoe to the pen: paths, challenges and perspectives of teacher training for rural subjects working in urban schools in the city of São José da Caiana - PB (1990-2012). pt_BR
dc.identifier.citation BERNARDO, Odoniel Feitosa. Da enxada à caneta: caminhos, desafios e perspectivas da formação docente dos sujeitos do campo atuantes da escola urbana do município de São José da Caiana - PB (1990-2012). 2023. 68f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta