dc.creator.ID |
CAVALCANTE, A. V. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4359349538395259 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Larissa Santana. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9614700474947268 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CHAGAS, Rodrigo Mendes Patrício. |
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dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Carla Caroline Alves. |
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dc.description.resumo |
A mobilidade urbana interfere diretamente no bem-estar da população, porque o seu não
planejamento implica em consequências como congestionamentos, pouca fluidez, segurança,
acidentes, colisões e atropelamentos. O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade técnica
para implantação de um semáforo a partir do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito –
Volume V. O estudo situa-se no município de Patos, especificamente na interseção das Ruas
Enaldo Torres e Severino Dutra, cruzamento de grande importância, pois interliga os bairros
dos eixos centro e norte. Para o estudo considerou-se a planilha disponibilizada pelo núcleo de
educação da STTRANS, constam acidentes registrados no período de janeiro de 2018 a junho
de 2019 nas vias estudadas. A contagem de tráfego e as visitam in loco aconteceram nos dias
21 a 26 de março de 2022, em dias típicos, desconsiderando sábado e domingo, sendo contabilizado
todo tipo de veículo que passava pelos cruzamentos. Com os dados constatou-se que a
sexta feira foi o dia mais critico com um total de 2770 veículos passando pelo cruzamento a
partir disso se chegou a um número de ciclos vazios de 0,003, com isso foi dimensionado o
tempo de ciclo operante chegando a um valor de 72 segundos e com registros fotográficos se
pode verificar as condições que o cruzamento operado. A análise no cruzamento constatou a
necessidade da implantação semafórica no cruzamento pois os critérios avaliados apontaram
para essa solução, juntamente com as sinalizações complementares que vai propiciar melhor
fluidez para os usuários, reduzindo o número de acidentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.title |
Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de conjunto semafórico no cruzamento das ruas Enaldo Torres e Severino Dutra no município de Patos – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-07-13 |
|
dc.description.abstract |
Urban mobility directly interferes with the well-being of the population, because its
non-planning implies consequences such as congestion, poor fluidity, safety, accidents, collisions
and run over. The objective of this work is to evaluate the technical feasibility for the
implementation of a traffic light from the Brazilian Manual of Traffic Signaling - Volume V.
The study is located in the municipality of Patos, specifically at the intersection of Enaldo
Torres and Severino Dutra Streets, an intersection of great importance, as it interconnects the
neighborhoods of the central and northern axes. For the study, the spreadsheet provided by the
STTRANS education center was considered, which contains accidents recorded in the period
from January 2018 to June 2019 on the studied roads. The traffic count and on-site visits took
place from March 21 to 26, 2022, on typical days, disregarding Saturday and Sunday, accounting
for all types of vehicles passing through the intersections. With the data, it was found that
Friday was the most critical day with a total of 2770 vehicles passing through the intersection,
from which a number of empty cycles of 0.003 was reached, with this the operating cycle time
was dimensioned reaching a value of 72 seconds and with photographic records it is possible
to verify the conditions that the intersection operated. The analysis at the intersection found the
need for semaphore implementation at the intersection because the criteria evaluated pointed to
this solution, together with the complementary signaling that will provide better fluidity for
users, reducing the number of accidents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31145 |
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dc.date.accessioned |
2023-08-01T19:43:28Z |
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dc.date.available |
2023-08-01 |
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dc.date.available |
2023-08-01T19:43:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Urban mobility |
pt_BR |
dc.subject |
Sinalização semafórica - Viabilidade técnica |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic light signaling - Technical feasibility |
pt_BR |
dc.subject |
Trânsito - Cruzamento - Acidente |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic - Intersection - Accident |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Antônio Vitor Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Technical feasibility study and basic design for the implementation of a traffic light set at the intersection of Enaldo Torres and Severino Dutra streets in the municipality of Patos - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Antônio Vitor Gomes. Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de conjunto semafórico no cruzamento das ruas Enaldo Torres e Severino Dutra no município de Patos – PB. 2023. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |