dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane Da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, KiaraTatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procurou compreender os
desafios enfrentados por pais, professores e alunos com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) do ensino fundamental II, que abrange as séries do 6o ao 9o ano,
conhecer como acontece o ensino e a inclusão desses alunos nas escolas. A
metodologia usada para os resultados foi a quali-quantitativa, com a aplicação de
questionários, os quais foram estabelecidas duas categorias: “concepções das
potencialidades e desafios dos professores” e “concepções das potencialidades e
desafios dos pais”. Esse estudo permitiu concluir que mesmo sem os profissionais
terem uma qualificação ou especialização direcionada a esse público alvo,
conseguem ter uma boa experiência e significativa permanência deles em sala de
aula. Também foi possível verificar que os alunos TEA têm o auxílio dos pais bem
como o a participação deles no convívio da escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Ensino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios na percepção dos pais e professores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-19 |
|
dc.description.abstract |
This Course Completion Work (TCC) sought to understand the challenges faced by
parents, teachers and students with Autism Spectrum Disorder (ASD) of elementary
school II, which covers the 6th to 9th grades, to know how teaching and the inclusion
of these students in schools. The methodology used for the results was qualitative and
quantitative, with the application of questionnaires, which established two categories:
“conceptions of potentialities and challenges of teachers” and “conceptions of
potentialities and challenges of parents”. This study concluded that even without
professionals having a qualification or specialization aimed at this target audience, they
manage to have a good experience and a significant permanence in the classroom. It
was also possible to verify that TEA students have the help of their parents as well as
their participation in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31158 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-02T13:27:01Z |
|
dc.date.available |
2023-08-02 |
|
dc.date.available |
2023-08-02T13:27:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do espectro autista |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática – autista |
pt_BR |
dc.subject |
Autistic Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teaching – autistic |
pt_BR |
dc.subject |
Trastorno del espectro autista |
pt_BR |
dc.subject |
Educación elemental |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza inclusión |
pt_BR |
dc.subject |
Metodología |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las matemáticas – autista. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Andréa Amorim da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematics teaching for autistic students: potentialities and challenges in the perception of parents and teachers. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enseñanza de las matemáticas para estudiantes autistas: potencialidades y desafíos en la percepción de padres y profesores. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Andréa Amorim da. Ensino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios
na percepção dos pais e professores. 2023. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31158 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) buscó comprender la
desafíos que enfrentan los padres, maestros y estudiantes con Trastorno del Espectro
Autista (TEA) de la escuela primaria II, que abarca los grados de 6° a 9° grado,
conocer cómo se da la enseñanza y la inclusión de estos alumnos en las escuelas. A
metodología utilizada para los resultados fue cualitativa y cuantitativa, con la aplicación de
cuestionarios, que establecieron dos categorías: "Concepciones de
potencialidades y desafíos de los docentes” y “concepciones de las potencialidades y
desafíos de crianza. Este estudio nos permitió concluir que aún sin profesionales
tener una titulación o especialización dirigida a este público objetivo,
logran tener una buena experiencia y una permanencia significativa de ellos en el
aula. También se pudo comprobar que los alumnos de TEA cuentan con la ayuda de sus padres bien
como su participación en la vida escolar. |
pt_BR |