DSpace/Manakin Repository

Ensino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios na percepção dos pais e professores.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane Da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, KiaraTatianny Santos da.
dc.contributor.referee2ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Kiara Tatianny Santos da Costa. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procurou compreender os desafios enfrentados por pais, professores e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do ensino fundamental II, que abrange as séries do 6o ao 9o ano, conhecer como acontece o ensino e a inclusão desses alunos nas escolas. A metodologia usada para os resultados foi a quali-quantitativa, com a aplicação de questionários, os quais foram estabelecidas duas categorias: “concepções das potencialidades e desafios dos professores” e “concepções das potencialidades e desafios dos pais”. Esse estudo permitiu concluir que mesmo sem os profissionais terem uma qualificação ou especialização direcionada a esse público alvo, conseguem ter uma boa experiência e significativa permanência deles em sala de aula. Também foi possível verificar que os alunos TEA têm o auxílio dos pais bem como o a participação deles no convívio da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Ensino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios na percepção dos pais e professores. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-19
dc.description.abstract This Course Completion Work (TCC) sought to understand the challenges faced by parents, teachers and students with Autism Spectrum Disorder (ASD) of elementary school II, which covers the 6th to 9th grades, to know how teaching and the inclusion of these students in schools. The methodology used for the results was qualitative and quantitative, with the application of questionnaires, which established two categories: “conceptions of potentialities and challenges of teachers” and “conceptions of potentialities and challenges of parents”. This study concluded that even without professionals having a qualification or specialization aimed at this target audience, they manage to have a good experience and a significant permanence in the classroom. It was also possible to verify that TEA students have the help of their parents as well as their participation in the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31158
dc.date.accessioned 2023-08-02T13:27:01Z
dc.date.available 2023-08-02
dc.date.available 2023-08-02T13:27:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino inclusão pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ensino de matemática – autista pt_BR
dc.subject Autistic Spectrum Disorder pt_BR
dc.subject Elementary education pt_BR
dc.subject Teaching inclusion pt_BR
dc.subject Methodology pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Mathematics teaching – autistic pt_BR
dc.subject Trastorno del espectro autista pt_BR
dc.subject Educación elemental pt_BR
dc.subject Enseñanza inclusión pt_BR
dc.subject Metodología pt_BR
dc.subject Enseñanza de las matemáticas pt_BR
dc.subject Enseñanza de las matemáticas – autista. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Andréa Amorim da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematics teaching for autistic students: potentialities and challenges in the perception of parents and teachers. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza de las matemáticas para estudiantes autistas: potencialidades y desafíos en la percepción de padres y profesores. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Andréa Amorim da. Ensino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios na percepção dos pais e professores. 2023. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) buscó comprender la desafíos que enfrentan los padres, maestros y estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) de la escuela primaria II, que abarca los grados de 6° a 9° grado, conocer cómo se da la enseñanza y la inclusión de estos alumnos en las escuelas. A metodología utilizada para los resultados fue cualitativa y cuantitativa, con la aplicación de cuestionarios, que establecieron dos categorías: "Concepciones de potencialidades y desafíos de los docentes” y “concepciones de las potencialidades y desafíos de crianza. Este estudio nos permitió concluir que aún sin profesionales tener una titulación o especialización dirigida a este público objetivo, logran tener una buena experiencia y una permanencia significativa de ellos en el aula. También se pudo comprobar que los alumnos de TEA cuentan con la ayuda de sus padres bien como su participación en la vida escolar. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta