DSpace/Manakin Repository

Práticas em educação ambiental em uma escola pública no município de Damião - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1038711611832194 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NURIT-SILVA, Kiriaki.
dc.contributor.advisor1ID Nurit-Silva K. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PONTES, Maria Rizoneide Araújo.
dc.contributor.advisor-co1ID PONTES, Maria Rizoneide Araújo. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4186446224309630 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Marcus José da Conceição.
dc.contributor.referee2 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee2ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.referee2ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.description.resumo Os problemas ambientais vêm se tornando cada vez mais intensos e perceptíveis ao passar dos séculos. Dessa forma, a Educação ambiental (EA) se apresenta como uma ferramenta para formar novos valores no ser humano que guiarão suas escolhas e práticas. Nesse contexto, ensinar sobre EA nas escolas torna-se uma prática necessária para a construção de um sujeito com pensamento ecológico e crítico. Considerando que a EA pode se utilizar de diversas estratégias didáticas para a sua abordagem, o presente trabalho propõe desenvolver ações prático - pedagógicas sobre educação ambiental com alunos do 9o ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Professor Nino, localizada no município de Damião PB, a fim de favorecer uma sensibilização sobre conservação ambiental e uma aprendizagem significativa no ensino de ciências. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, com uma pesquisa de campo, com uma amostra de 20 alunos de uma turma do 9o ano do ensino fundamental da E.M.E.F Professor Nino, localizada no município de Damião - PB, no período de abril e maio de 2023. A construção e execução da pesquisa ocorreu em seis etapas: 1) Apresentação do projeto e assinatura do TCLE e TALE; 2) Roda de conversa 3) Aula gamificada utilizando o aplicativo BioQuiz; 4) Visita a uma trilha ecológica; 5) aplicação de questionário estruturado. De acordo com sequência didática aplicada, observou-se que os alunos possuem uma boa compreensão do conteúdo abordado, conhecem a flora e fauna local e participaram ativamente e com atenção nas ações pedagógicas desenvolvidas. Deste modo, a aplicação da sequência didática ocorreu de forma satisfatória, alcançando os objetivos propostos, sendo eficaz para construção de conhecimento prático e para a aprendizagem dos alunos em educação ambiental e conservação da caatinga. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Práticas em educação ambiental em uma escola pública no município de Damião - PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-14
dc.description.abstract Environmental problems have become increasingly intense and noticeable over the centuries. In this way, Environmental Education (EE) presents itself as a tool to form new values in human beings that will guide their choices and practices. In this context, teaching about EE in schools becomes a necessary practice for building a subject with ecological and critical thinking. Considering that EE can use different didactic strategies for its approach, the present work proposes to develop practical-pedagogical actions on environmental education with students of the 9th grade of elementary school at the Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Professor Nino, located in municipality of Damião PB, in order to encourage awareness about environmental conservation and meaningful learning in science teaching. To this end, a qualitative approach study was carried out, with a field survey, with a sample of 20 students from a 9th grade class of elementary school at E.M.E.F Professor Nino, located in the municipality of Damião-PB, in the period of April and May 2023. The construction and execution of the research took place in six stages: 1) Presentation of the project and signature of the TCLE and TALE; 2) Conversation wheel 3) Gamified class using the BioQuiz application; 4) Visit to an ecological trail; 5) application of structured questionnaire. According to the didactic sequence applied, it was observed that the students have a good understanding of the content addressed, know the local flora and fauna and actively and carefully participated in the pedagogical actions developed. Thus, the application of the didactic sequence occurred satisfactorily, reaching the proposed objectives, being effective for the construction of practical knowledge and for the students' learning in environmental education and conservation of the caatinga. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31159
dc.date.accessioned 2023-08-02T13:38:29Z
dc.date.available 2023-08-02
dc.date.available 2023-08-02T13:38:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental – escola – Damião - PB pt_BR
dc.subject Tanque do arroz pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental education – school – Damião - PB pt_BR
dc.subject Rice tank pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Educación ambiental – escuela – Damião - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Silvano de Azevedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Practices in environmental education in a public school in the city of Damian - PB. pt_BR
dc.title.alternative Prácticas en educación ambiental en una escuela pública de la ciudad de Damián - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Silvano de Azevedo. Práticas em educação ambiental em uma escola pública no município de Damião - PB. 2023. 81 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Los problemas ambientales son cada vez más intensos y notorios pasar los siglos. De esta forma, la Educación Ambiental (EA) se presenta como un herramienta para formar nuevos valores en el ser humano que orientarán sus elecciones y practicas En este contexto, la enseñanza de la EA en las escuelas se convierte en una práctica necesarios para la construcción de un sujeto con pensamiento ecológico y crítico. Considerando que EA puede utilizar varias estrategias didácticas para su enfoque, el presente trabajo propone desarrollar acciones práctico-pedagógicas sobre educación ambiental con alumnos del 9° grado de primaria de la Escuela Municipal Escuela Primaria (E.M.E.F.) Profesor Nino, ubicada en el municipio de Damião PB, con el fin de promover la conciencia de la conservación del medio ambiente y una aprendizaje significativo en la enseñanza de las ciencias. Para ello, se llevó a cabo un estudio enfoque cualitativo, con una investigación de campo, con una muestra de 20 estudiantes de una clase de 9° grado de primaria en la E.M.E.F Profesor Nino, ubicado en el municipio de Damião-PB, de abril a mayo de 2023. La construcción y ejecución de la investigación se llevó a cabo en seis etapas: 1) Presentación de la diseño y firma del TCLE y TALE; 2) Rueda de conversación 3) Clase gamificada utilizando la aplicación BioQuiz; 4) Visita a un sendero ecológico; 5) aplicación de cuestionario estructurado. De acuerdo a la secuencia didáctica aplicada, se observó que los estudiantes tengan una buena comprensión de los contenidos abordados, conozcan los flora y fauna local y participó activa y atentamente en las acciones pedagógicas desarrollado. De esta forma, la aplicación de la secuencia didáctica se dio en un satisfactoria, logrando los objetivos propuestos, siendo efectiva para construir conocimiento práctico y para el aprendizaje de los estudiantes en educación ambiental y conservación de la caatinga. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta