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Análise de desempenho de um motor de combustão interna operando de forma dual (diesel+gás natural).

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dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo analisar a performance de um motor do ciclo diesel instalado no laboratório de Termogeração da UFCG, quando o mesmo é submetido a trabalhar na forma dual, utilizando os combustíveis diesel e gás natural simultaneamente, visto que esse tipo de operação pode melhorar o controle de emissões de poluentes em motores deste tipo, além de promover um ganho de eficiência. Assim, foram feitos vários experimentos onde mudava-se a taxa de substituição de diesel por gás natural e a potência do sistema, concluindo-se que houve um aumento de eficiência para taxas de substituição maiores; o nível de SO2 cai para zero em todos os testes; para operação com taxa de substituição de 80%, ocorre um aumento das emissões de NO; os percentuais de NO2 são muito pequenos, podendo serem desprezados; as menores percentagens de emissão de CO ocorreram para 80% de substituição, os níveis de CO2 crescem com o aumento da potência; as concentrações de metano (CxHy) diminuem para taxas de 60% e 80% de substituição. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Mecânica. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Análise de desempenho de um motor de combustão interna operando de forma dual (diesel+gás natural). pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This study aimed to analyze the performance of a diesel cycle engine installed in the Thermal generation laboratory of the UFCG, when it is put to work in dual form, using diesel fuel and natural gas while, since this type of operation can improve the control of pollutant emissions in engines of this type, besides promoting a gain in efficiency. Thus, several experiments were made which changed is the rate of replacement of diesel by natural gas and power system, concluded that there was an increase in efficiency for higher replacement rates; the level of SO2 drops to zero in all tests, when the engine operates with a replacement rate of 80%, an increase of emissions of NO; the percentage of NO2 are very small and can be neglected, the lowest levels of CO are found to operate with 80% substitution, the CO2 levels increase with increasing power, the concentrations of methane CxHy to decrease rates 60% and 80% substitution. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31183
dc.date.accessioned 2023-08-02T18:37:20Z
dc.date.available 2023-08-02
dc.date.available 2023-08-02T18:37:20Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Motor de combustão interna pt_BR
dc.subject Motor dual pt_BR
dc.subject Laboratório de Termogeração da UFCG pt_BR
dc.subject Diesel pt_BR
dc.subject Gás pt_BR
dc.subject Análise de desempenho - motor dual pt_BR
dc.subject Internal combustion engine pt_BR
dc.subject Dual engine pt_BR
dc.subject UFCG Thermogeneration Laboratory pt_BR
dc.subject Gas pt_BR
dc.subject Performance analysis - dual engine pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Bruno Ferreira.
dc.creator COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of acting of a internal combustion engine operating in a dual form (diesel+natural gas). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Bruno Ferreira; COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da. Análise de desempenho de um motor de combustão interna operando de forma dual (diesel+gás natural). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31183 pt_BR


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