dc.description.resumo |
Este trabalho teve por objetivo analisar o escoamento sobre a aeronave projetada pela equipe
ParahyAsas, tendo em vista seus principais elementos aerodinâmicos: a asa, os wingtips3 (endplates
e winglets) e a fuselagem. Objetiva-se aqui determinar os principais parâmetros aerodinâmicos (CL,
CD e CM), bem como analisar a influência do uso e da geometria de wingtips e também do
posicionamento da fuselagem em relação à asa sobre estes parâmetros e o comportamento geral do
escoamento. Para a resolução dos casos, empregou-se o método dos volumes finitos, sendo a
malha, a especificação dos casos, o processamento e posterior tratamento das soluções obtidas
todos desenvolvidos em código comercial bastante difundido (softwares do CFX - ICEM-FCD, Pre,
Solver e Post). A turbulência foi tratada com o modelo RNG k-ε, opção motivada pelo largo espectro
do nível de turbulência, as características da camada limite sobre a aeronave, com separação e
diversos efeitos 3-D, a região de downwash e a geração de vórtices. O critério de convergência das
soluções utilizado foi a invariância das forças sobre os corpos analisados, bem como da distribuição
de pressões, tendo como parâmetro de convergência das equações governantes do problema um
erro residual da ordem de 10-8. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Mecânica. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Análise computacional do escoamento sobre uma aeronave otimizada em escala reduzida. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
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dc.description.abstract |
This work aimed to analyze the flow through an aircraft designed by the ParahyAsas team, keeping in
mind its main aerodynamic elements: wing, wingtips(endplates and winglets) and the fuselage. The
objective here is to determinate the main aerodynamic parameters (CL, CD and CM), so as to analyze
the influency over these parameters and the whole flow behaviour of wingtips with different geometries
and of the positioning of the fuselage in relation to the wing. To solve the cases, the finit volume
method has been used with the grid, the especification of the cases, the numerical processing and the
later treatment of the obtained solutions, all them develop in a well known commercial code (CFX
softwares - ICEM-CFD, Pre, Solver and Post). The turbulence was treated with the RNG k-å model,
choice motivated by the wide turbulence spectra, the boundary layer characteristics over the aircraft,
with separation and several tridimensional effects, the downwash region and the vortex generation.
The convergence criterion of the solutions was the invariance of the forces over the analysed bodies,
so as of the pressure distribution, having as the convergence parameter of the problem governing
equations the residual error of the order of 10-8. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31185 |
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dc.date.accessioned |
2023-08-02T18:58:52Z |
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dc.date.available |
2023-08-02 |
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dc.date.available |
2023-08-02T18:58:52Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aeronave |
pt_BR |
dc.subject |
Aerodinâmica |
pt_BR |
dc.subject |
Asas - aeronave |
pt_BR |
dc.subject |
Wingtips |
pt_BR |
dc.subject |
Escoamento - aeronave |
pt_BR |
dc.subject |
Software CFX - ICEM-FCD |
pt_BR |
dc.subject |
Computer simulation |
pt_BR |
dc.subject |
Aircraft |
pt_BR |
dc.subject |
Aerodynamics |
pt_BR |
dc.subject |
Wings - aircraft |
pt_BR |
dc.subject |
Wingtips |
pt_BR |
dc.subject |
Flow - aircraft |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PENÃ, Diego Paes de Andrade. |
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dc.creator |
DUARTE, Raimundo Nonato Calazans. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Computational analysis of the flow over an scaled optimized aircraft. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEÑA, Diego Paes de Andrade; DUARTE, Raimundo Nonato Calazans. Análise computacional do escoamento sobre uma aeronave otimizada em escala reduzida. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31185 |
pt_BR |