dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Ana Aparecida Almeida de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, A. A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5945022838739692 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
QUEIROZ, Lilianne. |
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dc.contributor.referee2 |
ALBUQUERQUE, Mariana Porto Viana de. |
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dc.description.resumo |
A educação possui grande importância para a construção, manutenção e avanço de
uma sociedade, sendo seu acesso um direito de todas as pessoas,
independentemente da: cor, gênero e condição física. Os conceitos de inclusão social
e acessibilidade, atualmente, vêm sendo abordados e praticados com mais
frequência, contudo ainda se observam barreiras físicas em ambientes — de lazer,
trabalho, saúde, ensino — que podem dificultar o acesso e permanência de Pessoas
com Deficiência (PCDs). Com isso, há situações em que a realidade da estrutura física
do ambiente escolar, por exemplo, impede que um aluno com deficiência visual
transite sozinho sem o risco de quedas, ou que um cadeirante consiga utilizar o
sanitário com autonomia, assim, privando-os de exercerem sua cidadania com
dignidade. Diante disso, a presente pesquisa buscou como objetivo geral analisar as
condições de acessibilidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF)
Tenente Titico Gomes e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental
(EMEIF) Luiz Gomes de Sousa Costa a partir da ABNT/NBR 9050:2020. Dos objetivos
específicos, primeiramente foi compreender sobre conceitos relacionados ao tema da
inclusão social, e o segundo foi entender as deficiências físicas de acessibilidade das
escolas analisadas. Foi realizada a verificação in loco das duas escolas municipais de
ensino regular do município de São José de Espinharas – PB. A coleta de dados foi
realizada por meio da inspeção visual, uso de checklist adaptado, medições com trena
e registros fotográficos. Seguindo o checklist e a norma, foram observados nas
edificações as dimensões e a disposição de elementos de acessibilidade nos acessos,
áreas internas comuns, salas de aula e sanitários. Os elementos observados foram:
rampas; piso tátil; corrimãos; portas; sanitários; corredores; mobiliário; sinalização.
Com os dados obtidos, foi feita a análise descritiva confrontando os itens com as
disposições da norma técnica quanto às dimensões e instalação. Foram constatadas
rampas com largura e declividade fora do padrão exigido pela norma; ausência de
piso tátil; dimensões dos sanitários sem acessibilidade e má disposição de seus
componentes; precária sinalização; ausência de corrimãos e outras inconformidades
com a norma. Concluiu-se que as escolas não estão preparadas para garantir
acessibilidade com autonomia e conforto às pessoas portadoras de deficiência visual
e cadeirantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.title |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-07-13 |
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dc.description.abstract |
Education is of great importance for building, maintaining and advancing
a society, access to which is a right of all people,
regardless of: color, gender and physical condition. The concepts of social inclusion
and accessibility, are currently being addressed and practiced more
frequency, however physical barriers are still observed in environments — leisure,
work, health, education — which can make it difficult for people to access and stay
with Disabilities (PCDs). As a result, there are situations in which the reality of the physical structure
of the school environment, for example, prevents a visually impaired student from
transit alone without the risk of falls, or that a wheelchair user can use the
with autonomy, thus depriving them of exercising their citizenship with
dignity. In view of this, the present research sought as a general objective to analyze the
accessibility conditions of the Municipal Elementary School (EMEF)
Lieutenant Titico Gomes and the Municipal School of Infant and Elementary Education
(EMEIF) Luiz Gomes de Sousa Costa from ABNT/NBR 9050:2020. of the objectives
specific, first was to understand about concepts related to the subject of
social inclusion, and the second was to understand the physical accessibility deficiencies of
analyzed schools. An on-site verification of the two municipal schools of
regular education in the city of São José de Espinharas – PB. Data collection was
carried out through visual inspection, use of an adapted checklist, measurements with a measuring tape
and photographic records. Following the checklist and the norm, were observed in the
buildings the dimensions and arrangement of accessibility elements in the accesses,
common internal areas, classrooms and restrooms. The elements observed were:
ramps; tactile floor; handrails; doors; Sanitary; runners; furniture; signaling.
With the data obtained, a descriptive analysis was performed, comparing the items with the
provisions of the technical standard regarding dimensions and installation. were found
ramps with width and slope outside the standard required by the standard; absence of
tactile floor; dimensions of the toilets without accessibility and poor arrangement of their
components; precarious signage; absence of handrails and other nonconformities
with the norm. It was concluded that schools are not prepared to guarantee
accessibility with autonomy and comfort for people with visual impairments
and wheelchair users. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31191 |
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dc.date.accessioned |
2023-08-02T19:49:49Z |
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dc.date.available |
2023-08-02 |
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dc.date.available |
2023-08-02T19:49:49Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas - pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Schools - people with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Social inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
NBR 9050/2020 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MAGALHÃES, Mateus Santos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Accessibility analysis of the physical structure in two public schools in the city of São José de Espinharas — PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MAGALHÃES, Mateus Santos. Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. 2023. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |