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Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de binário de trânsito nas ruas Alfredo Lustosa Cabral e Manoel Torres – município de Patos/PB.

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dc.contributor.advisor1 BATISTA, Larissa Santana.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9614700474947268 pt_BR
dc.contributor.referee1 GONÇALVES, Savana Barbosa Villar.
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Ana Leticia Ramos.
dc.description.resumo O rápido crescimento e expansão das cidades no Brasil, assim como a carência ou inadequação de planejamento urbano desencadeou nos últimos anos um conjunto de problemas de mobilidade urbana. O reflexo deste panorama são as vias das cidades completamente saturadas e com graves problemas de trânsito. O município de Patos-PB, por sua vez, está em constante desenvolvimento e apresenta crise de mobilidade urbana em diversos setores de sua região, com aumento de sinistros de trânsitos em ruas e avenidas da cidade em função dos fatores da elevada frota de veículos, diminuição da fluidez do trânsito e ausência de planos de mobilidade urbana. A implantação do binário, nessa direção, pode ser dada como solução operacional, com o objetivo de garantir melhores condições de circulação (fluidez, segurança e até facilidades para o estacionamento). Com base no exposto, uma das soluções evidenciadas para mitigar a problemática foi a implantação do sistema binário na Rua Alfredo Lustosa Cabral e Rua Manoel Torres, situadas no Município de Patos-PB. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a proposta de projeto de tráfego que promova, de forma não onerosa, soluções aos problemas de trânsito recorrentes nas ruas supracitadas anteriormente. A metodologia foi realizada através de um estudo geral sobre a área em questão com observações in loco dos conflitos e movimentos vigentes, inicialmente pela parte geográfica, com a análise das determinadas ruas e, posteriormente, com a caracterização da malha viária através de contagens volumétricas de veículos de forma manual e resgate histórico dos sinistros de trânsito com vítimas ocorridos na área. Após análise dos conflitos de movimentos de tráfego e sinistros de trânsito registados, acarretando risco potencial de acidentes na área em questão, foi proposta a implantação do Projeto de Sistema bináriocom a intenção de ordenar os veículos de forma a permitir um fluxo com maior fluidez e organização no tráfego da região (por intermédio da Sinalização Horizontal e Vertical, e do rearranjo da malha viária). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil. pt_BR
dc.title Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de binário de trânsito nas ruas Alfredo Lustosa Cabral e Manoel Torres – município de Patos/PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-13
dc.description.abstract The rapid growth and expansion of cities in Brazil, as well as the lack or inadequacy of urban planning, has triggered a set of urban mobility problems in recent years. The reflection of this panorama is the streets of the cities completely saturated and with serious traffic problems. The municipality of Patos-PB, in turn, is in constant development and presents an urban mobility crisis in several sectors of its region, with an increase in traffic accidents in the city's streets and avenues due to the factors of the high fleet of vehicles, decrease in traffic flow and absence of urban mobility plans. The implementation of torque, in this direction, can be given as an operational solution, with the objective of guaranteeing better circulation conditions (fluidity, safety and even facilities for parking). Based on the above, one of the solutions highlighted to mitigate the problem was the implementation of the binary system on Rua Alfredo Lustosa Cabral and Rua Manoel Torres, located in the municipality of Patos-PB. In this way, this work aims to evaluate the proposed traffic project that promotes, in an inexpensive way, solutions to the recurrent traffic problems in the aforementioned streets. The methodology was carried out through a general study of the area in question with observations in loco of the current conflicts and movements, initially by the geographic part, with the analysis of certain streets and, later, with the characterization of the road network through volumetric counts of vehicles manually and historical recovery of traffic accidents with victims that occurred in the area. After analyzing the conflicts of traffic movements and registered traffic accidents, entailing a potential risk of accidents in the area in question, the implementation of the Binary System Project was proposed with the intention of ordering the vehicles in order to allow a flow with greater fluidity and organization of traffic in the region (by means of Horizontal and Vertical Signaling, and rearrangement of the road network). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31218
dc.date.accessioned 2023-08-03T17:26:11Z
dc.date.available 2023-08-03
dc.date.available 2023-08-03T17:26:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Urban mobility pt_BR
dc.subject Engenharia de tráfego pt_BR
dc.subject Traffic engineering pt_BR
dc.subject Transporte pt_BR
dc.subject Transport pt_BR
dc.subject Binário de trânsito pt_BR
dc.subject Traffic torque pt_BR
dc.subject Contagem volumétrica pt_BR
dc.subject Volume count pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Felipe Figueiredo dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technical feasibility study and basic design for the implementation of a traffic binary on Alfredo Lustosa Cabral and Manoel Torres streets – in the municipality of Patos/PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Felipe Figueiredo dos. Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de binário de trânsito nas ruas Alfredo Lustosa Cabral e Manoel Torres – município de Patos/PB. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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