DSpace/Manakin Repository

A robótica educacional e o ensino de ciências: uma análise bibliométrica.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6264288624285401 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Mariano, Erich de Freitas.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4900414237321637 pt_BR
dc.contributor.referee1 Almeida, Elzenir Pereira de Oliveira.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7650445471765986 pt_BR
dc.contributor.referee2 Sousa, Jair Moisés de.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 pt_BR
dc.description.resumo Novas abordagens pedagógicas têm surgido frequentemente em virtude das novas demandas da sociedade atual. Nesse sentido, a Robótica Educacional surgiu como uma ferramenta inovadora para trabalhar os conteúdos curriculares e extracurriculares, sob um princípio dinâmico, reflexivo e colaborativo. Desse modo, nesse estudo buscou-se mapear e analisar as produções científicas que relacionam a Robótica Educacional ao ensino de Ciências, compreender a tendência nacional das publicações nesse campo de pesquisa e identificar as variáveis bibliométricas envolvidas, mediante uma análise bibliométrica abrangendo estudos gerados entre 2019 e maio de 2023. Os dados foram extraídos pelo software Publish or Perish e analisados com base nas redes bibliométricas originadas pelo VOSviewer. Os resultados obtidos evidenciaram um declínio no número de publicações processadas dentro da temática proposta e do período temporal estudado, indicando a necessidade de ampliação. Ademais, proporcionaram a identificação da relevância e das conexões entre as palavras-chave. Em relação aos autores e seus respectivos periódicos, observou-se uma configuração superficial, fragmentada e, geralmente, isolada devido à singularidade das publicações apresentadas. Por fim, com base nas lacunas supracitadas e subsídios gerados, a Robótica Educacional associada ao ensino de Ciências caracteriza-se como uma área promissora para pesquisas subsequentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A robótica educacional e o ensino de ciências: uma análise bibliométrica. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-03
dc.description.abstract New pedagogical approaches have emerged frequently due to the new demands of today's society. In this sense, Educational Robotics has emerged as an innovative tool to work on curricular and extracurricular content, under a dynamic, reflective and collaborative principle. Thus, this study sought to map and analyze the scientific productions that relate Educational Robotics to science teaching, understand the national trend of publications in this field of research, and identify the bibliometric variables involved, through a bibliometric analysis covering studies generated between 2019 and May 2023. The data were extracted by Publish or Perish software and analyzed based on the bibliometric networks originated by VOSviewer. The results obtained showed a decline in the number of publications processed within the proposed theme and the time period studied, indicating the need for expansion. Furthermore, they provided the identification of the relevance and connections between the keywords. In relation to the authors and their respective journals, a superficial, fragmented and generally isolated configuration was observed due to the singularity of the publications presented. Finally, based on the aforementioned gaps and the subsidies generated, Educational Robotics associated with Science teaching is characterized as a promising area for further research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31224
dc.date.accessioned 2023-08-03T17:45:32Z
dc.date.available 2023-07-03
dc.date.available 2023-08-03T17:45:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Robótica educacional. pt_BR
dc.subject Recurso didático. pt_BR
dc.subject Ensino- aprendizagem. pt_BR
dc.subject Análise bibliométrica. pt_BR
dc.subject Educational robotics. pt_BR
dc.subject Didactic resource. pt_BR
dc.subject Teaching- apprenticeship. pt_BR
dc.subject Bibliometric analysis. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Bispo, Iana Cabral.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational robotics and science teaching: a bibliometric analysis. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta