dc.creator.ID |
SILVA, R. Z. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9385706686566809 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAUJO, Lidiane Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5519294328286972 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
FEITOSA, Izayana Pereira. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
FEITOSA, I. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na pandemia da Covid-19, o setor da educação sofreu com a mudança abrupta do ensino
presencial para o ensino remoto emergencial, cuja implantação não foi aportada por uma
capacitação prévia devida e por recursos financeiros e tecnológicos apropriados; sob o quadro
de incertezas do novo coronavírus, o trabalho remoto suscitou prejuízos à saúde mental da
referida categoria profissional. Nessa direção, o presente estudo objetivou levantar o
conhecimento científico produzido sobre o ensino remoto emergencial (ERE) e saúde mental
de professores universitários no decurso da pandemia da Covid-19. Especificamente, buscou-
se (i) caracterizar os artigos encontrados, a fim de levantar as características básicas das
publicações (ano de publicação, quais, idioma, país de origem, objetivos e desenhos
metodológicos); (ii) destacar os principais relações do ensino remoto na pandemia com a saúde
mental de professores universitários e; (iii) conhecer, por meio de uma análise lexical, as
principais tendências temáticas das pesquisas encontradas. Para tanto, realizou-se uma revisão
integrativa a partir do Portal de Periódicos Capes e por meio dos descritores “professores
universitários”, “ensino remoto”, “pandemia”, “covid-ń9”, “aulas online”, “saúde mental”,
“educação”, “ensino universitário”, “ensino superior” intercalados pelo operador booleano
“AND”. A busca inicial retornou 6ńń documentos; com a aplicação dos critérios de inclusão e
de exclusão, foram selecionados 34 artigos para a revisão. Em linhas gerais, os Estados Unidos
e a China se projetaram com maior percentual de estudos; além disso, 2021 se destacou como
o ano de maior concentração de documentos (73,5%), os quais apresentaram, em sua maioria,
textos de abordagem qualitativa publicados na língua inglesa em periódicos bem qualificados.
A tônica dos manuscritos foi sobre como a pandemia da Covid-19 afetou a saúde mental de
professores universitários, o que desdobrou ênfases sobre as mudanças provocadas pela
pandemia e a oferta do ensino remoto – suas vantagens e desvantagens – tanto na prática
pedagógica quanto na saúde geral dos docentes. Somado a esse panorama, tópicos como os
desafios, possibilidades e adaptação ao ERE, além dos fatores de risco, estratégias de prevenção
em saúde também foram salientados como interesses de pesquisas. De forma complementar, a
análise do corpus textual viabilizada pelo software Iramuteq revelou tendências temáticas
semelhantes, as quais foram destacadas nas seis classes a seguir: (1) “Dados de pesquisas sobre
a adaptação docente ao ensino remoto emergencial”; (2) “Desafios do ensino emergencial à
prática pedagógica”; (3) “Pressão institucional e anseio docente frente à oferta do ensino
remoto”; (4) “Entre apoios e obstáculos: a transição para o ensino emergencial”; (5)
“Repercussões da pandemia e do ensino remoto na saúde mental dos docentes”; (6)
“Autoavaliação dos docentes acerca da produtividade durante o trabalho remoto”. Tendo em
vista a invasão do trabalho ao espaço domiciliar dos professores durante a pandemia, novas
pesquisas são sugeridas, a fim de contemplar a relação do tema com outros assuntos, tais como
gênero, maternal, rede de apoio ou suporte sócio - familiar, além de procrastinação e
esgotamento profissional. Apesar das perdas provocadas pela pandemia e dos desafios na
transição para o novo formato de ensino possível àquela época, confia-se que há ganhos
relacionados à apropriação de novos recursos e tecnologias do ensino remoto, os quais podem
ser aplicados – quiçá como metodologias ativas, por exemplo, por meio da sala de aula invertida
– no ensino presencial pandêmico. Além disso, espera-se que o interesse pelo tema da saúde
mental dos professores persista no período pós - pandêmico e que alcance também outros grupos
do âmbito da educação, como alunos e/ou professores dos níveis básicos de ensino e de
diferentes redes de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Ensino remoto e saúde mental de professores universitários na pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-30 |
|
dc.description.abstract |
With Covid-19 pandemic, education sector suffered from the abrupt shift from face-to-face to
emergency remote learning, the implementation of which was not been provided by proper prior
training and appropriate financial and technological resources; Under the uncertainties
coronavirus news, remote work caused damage to the mental health of this professional
category. In this direction, the present study aimed to raise the scientific knowledge produced
on emergency remote teaching (ERE) and mental health of university professors during the
Covid-19 pandemic. Specifically, we sought to (i) characterize the found articles, in order to
raise the basic publications characteristics (year of publication, qualis, language, country of
origin, objectives and methodological designs); (ii) highlight the main relationships of remote
teaching in the pandemic with the university professors mental health and; (iii) to know, through
a lexical analysis, the main thematic trends of the researches found. To this end, an integrative
review was carried out from the Capes Periodicals Portal and through the descriptors "university
professors", "remote teaching", "pandemic", "covid-19", "online classes", "mental health",
"education", "university education", "higher education" interspersed by the Boolean operator
"AND". The initial search returned 611 documents; With the application of the inclusion and
exclusion criteria, 34 articles were selected for the review. In general, the United States and
China were projected with the highest percentage of studies; In addition, 2021 stood out as the
year with the highest documents concentration (73.5%), which presented, in their majority,
qualitative approach texts published in English language in well-qualified journals. The focus
of the manuscripts was on how the Covid-19 pandemic has affected the mental health of
university professors, which has unfolded emphases on the changes brought about by the
pandemic and the provision of remote learning – its advantages and disadvantages – both in
pedagogical practice and in the overall health of teachers. In addition to this panorama, topics
such as challenges, possibilities and adaptation to ERE, in addition to risk factors, health
prevention strategies were also highlighted as research interests. In a complementary way, the
analysis of the textual corpus made possible by the Iramuteq software revealed similar thematic
trends, which were highlighted in the following six classes: (1) "Research data on teacher
adaptation to emergency remote teaching"; (2) "Challenges from emergency teaching to
pedagogical practice"; (3) "Institutional pressure and teacher yearning in the face of the
provision of remote teaching"; (4) "Between supports and obstacles: the transition to emergency
education"; (5) "Repercussions of the pandemic and remote learning on teachers' mental
health"; (6) "Teachers' self-assessment of productivity in remote work". In view of the invasion
of work into the teachers home space during the pandemic, new research is suggested in order
to contemplate the relationship of the theme with other subjects, such as gender, motherhood,
support network or socio-family support, in addition to procrastination and burnout syndrome.
Despite the losses caused by the pandemic and the challenges in the transition to the new
teaching format possible at that time, it is confident that there are gains related to the
appropriation of new resources and technologies of remote learning, which can be applied –
perhaps as active methodologies, for example, through the inverted classroom – in face-to-face
teaching post-pandemic. In addition, it is expected that interest in the topic of teachers' mental
health will persist in the post-pandemic period and that it will also reach other groups in the
field of education, such as students and/or teachers of basic education levels and different
education networks. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31225 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-03T17:49:43Z |
|
dc.date.available |
2023-08-03 |
|
dc.date.available |
2023-08-03T17:49:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde mental |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
Professores universitários |
pt_BR |
dc.subject |
Mental health |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Emergency remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
College professors |
pt_BR |
dc.subject |
Salud mental |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza remota de emergencia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Roseane Zumba da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Remote teaching and mental health of university professors in Covid-19 pandemic: an integrative review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Docencia a distancia y salud mental de profesores universitarios en Pandemia de Covid-19: una revisión integradora. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Roseane Zumba da. Ensino remoto e saúde mental de professores universitários na pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa. 2023. 81 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En la pandemia del Covid-19, el sector educativo sufrió por el cambio abrupto de la enseñanza
presencial para la enseñanza remota de emergencia, cuya implementación no fue respaldada por un
debida capacitación previa y recursos financieros y tecnológicos apropiados; debajo del marco
de incertidumbres del nuevo coronavirus, el trabajo a distancia provocó daños en la salud mental de
dicha categoría profesional. En esta dirección, el presente estudio tuvo como objetivo plantear la
conocimiento científico producido sobre enseñanza remota de emergencia (ERE) y salud mental
de profesores universitarios durante la pandemia del Covid-19. Específicamente, se buscó
si (i) caracterizar los artículos encontrados, con el fin de plantear las características básicas de la
publicaciones (año de publicación, calidad, idioma, país de origen, objetivos y diseños)
metodológico); (ii) resaltar las principales relaciones entre el aprendizaje remoto en la pandemia y la salud
de profesores universitarios y; (iii) conocer, mediante un análisis léxico, el
principales tendencias temáticas de las investigaciones encontradas. Para ello, se llevó a cabo una revisión
forma integradora del Portal de Periódicos Capes y a través de los descriptores “professores
universitarios”, “aprendizaje a distancia”, “pandemia”, “covid-ñ9”, “clases en línea”, “salud mental”,
“educación”, “educación universitaria”, “educación superior” intercalados por el operador booleano
"Y". La búsqueda inicial arrojó 6ńń documentos; con la aplicación de los criterios de inclusión y
criterios de exclusión, se seleccionaron 34 artículos para la revisión. En términos generales, los Estados Unidos
y China se proyectaron con el mayor porcentaje de estudios; Además, 2021 destacó como
el año con mayor concentración de documentos (73,5%), la mayoría presentados
textos con enfoque cualitativo publicados en inglés en revistas bien calificadas.
El enfoque de los manuscritos fue cómo la pandemia de Covid-19 afectó la salud mental de
profesores universitarios, que desplegó énfasis en los cambios provocados por la
La pandemia y la oferta de aprendizaje a distancia – sus ventajas y desventajas – ambos en la práctica
tanto pedagógicamente como en la salud general de los docentes. A este panorama se suman temas como
retos, posibilidades y adaptación al ERE, además de los factores de riesgo, las estrategias de prevención
en salud también se destacaron como intereses de investigación. Complementariamente, el
análisis del corpus textual posibilitado por el software Iramuteq reveló tendencias temáticas
similares, que se destacaron en las siguientes seis clases: (1) "Datos de investigación sobre
adaptación docente a la enseñanza a distancia de emergencia”; (2) “Desafíos de la enseñanza de emergencia para
práctica pedagógica”; (3) “Presión institucional y deseo docente ante la oferta docente
remoto"; (4) “Entre apoyos y obstáculos: el tránsito a la docencia de emergencia”; (5)
“Repercusiones de la pandemia y la enseñanza a distancia en la salud mental de los docentes”; (6)
“Autoevaluación de docentes sobre productividad durante el trabajo remoto”. Teniendo
Ante la invasión del espacio laboral al hogar de los docentes durante la pandemia, nuevos
se sugieren investigaciones, con el fin de contemplar la relación del tema con otros sujetos, como
género, maternidad, red de apoyo o apoyo sociofamiliar, además de la procrastinación y
agotamiento profesional. A pesar de las pérdidas causadas por la pandemia y los desafíos en
transición al nuevo formato de enseñanza posible en ese momento, se cree que hay ganancias
relacionados con la apropiación de nuevos recursos y tecnologías de enseñanza a distancia, que pueden
aplicarse, tal vez como metodologías activas, por ejemplo, a través del aula invertida
– en la docencia presencial pospandemia. Además, se espera que el interés por el tema de la salud
La salud mental de los docentes persiste en la pospandemia y alcanza también a otros colectivos
del ámbito educativo, como estudiantes y/o docentes de los niveles básicos de educación y
diferentes redes educativas. |
pt_BR |