DSpace/Manakin Repository

Ensino remoto e saúde mental de professores universitários na pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. Z. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9385706686566809 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAUJO, Lidiane Silva de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5519294328286972 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.advisor-co1ID FEITOSA, I. P. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee2 RAMOS, Deborah Dornellas.
dc.contributor.referee2ID RAMOS, Deborah Dornellas. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 pt_BR
dc.description.resumo Na pandemia da Covid-19, o setor da educação sofreu com a mudança abrupta do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, cuja implantação não foi aportada por uma capacitação prévia devida e por recursos financeiros e tecnológicos apropriados; sob o quadro de incertezas do novo coronavírus, o trabalho remoto suscitou prejuízos à saúde mental da referida categoria profissional. Nessa direção, o presente estudo objetivou levantar o conhecimento científico produzido sobre o ensino remoto emergencial (ERE) e saúde mental de professores universitários no decurso da pandemia da Covid-19. Especificamente, buscou- se (i) caracterizar os artigos encontrados, a fim de levantar as características básicas das publicações (ano de publicação, quais, idioma, país de origem, objetivos e desenhos metodológicos); (ii) destacar os principais relações do ensino remoto na pandemia com a saúde mental de professores universitários e; (iii) conhecer, por meio de uma análise lexical, as principais tendências temáticas das pesquisas encontradas. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa a partir do Portal de Periódicos Capes e por meio dos descritores “professores universitários”, “ensino remoto”, “pandemia”, “covid-ń9”, “aulas online”, “saúde mental”, “educação”, “ensino universitário”, “ensino superior” intercalados pelo operador booleano “AND”. A busca inicial retornou 6ńń documentos; com a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados 34 artigos para a revisão. Em linhas gerais, os Estados Unidos e a China se projetaram com maior percentual de estudos; além disso, 2021 se destacou como o ano de maior concentração de documentos (73,5%), os quais apresentaram, em sua maioria, textos de abordagem qualitativa publicados na língua inglesa em periódicos bem qualificados. A tônica dos manuscritos foi sobre como a pandemia da Covid-19 afetou a saúde mental de professores universitários, o que desdobrou ênfases sobre as mudanças provocadas pela pandemia e a oferta do ensino remoto – suas vantagens e desvantagens – tanto na prática pedagógica quanto na saúde geral dos docentes. Somado a esse panorama, tópicos como os desafios, possibilidades e adaptação ao ERE, além dos fatores de risco, estratégias de prevenção em saúde também foram salientados como interesses de pesquisas. De forma complementar, a análise do corpus textual viabilizada pelo software Iramuteq revelou tendências temáticas semelhantes, as quais foram destacadas nas seis classes a seguir: (1) “Dados de pesquisas sobre a adaptação docente ao ensino remoto emergencial”; (2) “Desafios do ensino emergencial à prática pedagógica”; (3) “Pressão institucional e anseio docente frente à oferta do ensino remoto”; (4) “Entre apoios e obstáculos: a transição para o ensino emergencial”; (5) “Repercussões da pandemia e do ensino remoto na saúde mental dos docentes”; (6) “Autoavaliação dos docentes acerca da produtividade durante o trabalho remoto”. Tendo em vista a invasão do trabalho ao espaço domiciliar dos professores durante a pandemia, novas pesquisas são sugeridas, a fim de contemplar a relação do tema com outros assuntos, tais como gênero, maternal, rede de apoio ou suporte sócio - familiar, além de procrastinação e esgotamento profissional. Apesar das perdas provocadas pela pandemia e dos desafios na transição para o novo formato de ensino possível àquela época, confia-se que há ganhos relacionados à apropriação de novos recursos e tecnologias do ensino remoto, os quais podem ser aplicados – quiçá como metodologias ativas, por exemplo, por meio da sala de aula invertida – no ensino presencial pandêmico. Além disso, espera-se que o interesse pelo tema da saúde mental dos professores persista no período pós - pandêmico e que alcance também outros grupos do âmbito da educação, como alunos e/ou professores dos níveis básicos de ensino e de diferentes redes de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Ensino remoto e saúde mental de professores universitários na pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-30
dc.description.abstract With Covid-19 pandemic, education sector suffered from the abrupt shift from face-to-face to emergency remote learning, the implementation of which was not been provided by proper prior training and appropriate financial and technological resources; Under the uncertainties coronavirus news, remote work caused damage to the mental health of this professional category. In this direction, the present study aimed to raise the scientific knowledge produced on emergency remote teaching (ERE) and mental health of university professors during the Covid-19 pandemic. Specifically, we sought to (i) characterize the found articles, in order to raise the basic publications characteristics (year of publication, qualis, language, country of origin, objectives and methodological designs); (ii) highlight the main relationships of remote teaching in the pandemic with the university professors mental health and; (iii) to know, through a lexical analysis, the main thematic trends of the researches found. To this end, an integrative review was carried out from the Capes Periodicals Portal and through the descriptors "university professors", "remote teaching", "pandemic", "covid-19", "online classes", "mental health", "education", "university education", "higher education" interspersed by the Boolean operator "AND". The initial search returned 611 documents; With the application of the inclusion and exclusion criteria, 34 articles were selected for the review. In general, the United States and China were projected with the highest percentage of studies; In addition, 2021 stood out as the year with the highest documents concentration (73.5%), which presented, in their majority, qualitative approach texts published in English language in well-qualified journals. The focus of the manuscripts was on how the Covid-19 pandemic has affected the mental health of university professors, which has unfolded emphases on the changes brought about by the pandemic and the provision of remote learning – its advantages and disadvantages – both in pedagogical practice and in the overall health of teachers. In addition to this panorama, topics such as challenges, possibilities and adaptation to ERE, in addition to risk factors, health prevention strategies were also highlighted as research interests. In a complementary way, the analysis of the textual corpus made possible by the Iramuteq software revealed similar thematic trends, which were highlighted in the following six classes: (1) "Research data on teacher adaptation to emergency remote teaching"; (2) "Challenges from emergency teaching to pedagogical practice"; (3) "Institutional pressure and teacher yearning in the face of the provision of remote teaching"; (4) "Between supports and obstacles: the transition to emergency education"; (5) "Repercussions of the pandemic and remote learning on teachers' mental health"; (6) "Teachers' self-assessment of productivity in remote work". In view of the invasion of work into the teachers home space during the pandemic, new research is suggested in order to contemplate the relationship of the theme with other subjects, such as gender, motherhood, support network or socio-family support, in addition to procrastination and burnout syndrome. Despite the losses caused by the pandemic and the challenges in the transition to the new teaching format possible at that time, it is confident that there are gains related to the appropriation of new resources and technologies of remote learning, which can be applied – perhaps as active methodologies, for example, through the inverted classroom – in face-to-face teaching post-pandemic. In addition, it is expected that interest in the topic of teachers' mental health will persist in the post-pandemic period and that it will also reach other groups in the field of education, such as students and/or teachers of basic education levels and different education networks. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31225
dc.date.accessioned 2023-08-03T17:49:43Z
dc.date.available 2023-08-03
dc.date.available 2023-08-03T17:49:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Pandemia covid-19 pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Professores universitários pt_BR
dc.subject Mental health pt_BR
dc.subject Covid-19 pandemic pt_BR
dc.subject Emergency remote teaching pt_BR
dc.subject College professors pt_BR
dc.subject Salud mental pt_BR
dc.subject Enseñanza remota de emergencia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Roseane Zumba da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote teaching and mental health of university professors in Covid-19 pandemic: an integrative review. pt_BR
dc.title.alternative Docencia a distancia y salud mental de profesores universitarios en Pandemia de Covid-19: una revisión integradora. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Roseane Zumba da. Ensino remoto e saúde mental de professores universitários na pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa. 2023. 81 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen En la pandemia del Covid-19, el sector educativo sufrió por el cambio abrupto de la enseñanza presencial para la enseñanza remota de emergencia, cuya implementación no fue respaldada por un debida capacitación previa y recursos financieros y tecnológicos apropiados; debajo del marco de incertidumbres del nuevo coronavirus, el trabajo a distancia provocó daños en la salud mental de dicha categoría profesional. En esta dirección, el presente estudio tuvo como objetivo plantear la conocimiento científico producido sobre enseñanza remota de emergencia (ERE) y salud mental de profesores universitarios durante la pandemia del Covid-19. Específicamente, se buscó si (i) caracterizar los artículos encontrados, con el fin de plantear las características básicas de la publicaciones (año de publicación, calidad, idioma, país de origen, objetivos y diseños) metodológico); (ii) resaltar las principales relaciones entre el aprendizaje remoto en la pandemia y la salud de profesores universitarios y; (iii) conocer, mediante un análisis léxico, el principales tendencias temáticas de las investigaciones encontradas. Para ello, se llevó a cabo una revisión forma integradora del Portal de Periódicos Capes y a través de los descriptores “professores universitarios”, “aprendizaje a distancia”, “pandemia”, “covid-ñ9”, “clases en línea”, “salud mental”, “educación”, “educación universitaria”, “educación superior” intercalados por el operador booleano "Y". La búsqueda inicial arrojó 6ńń documentos; con la aplicación de los criterios de inclusión y criterios de exclusión, se seleccionaron 34 artículos para la revisión. En términos generales, los Estados Unidos y China se proyectaron con el mayor porcentaje de estudios; Además, 2021 destacó como el año con mayor concentración de documentos (73,5%), la mayoría presentados textos con enfoque cualitativo publicados en inglés en revistas bien calificadas. El enfoque de los manuscritos fue cómo la pandemia de Covid-19 afectó la salud mental de profesores universitarios, que desplegó énfasis en los cambios provocados por la La pandemia y la oferta de aprendizaje a distancia – sus ventajas y desventajas – ambos en la práctica tanto pedagógicamente como en la salud general de los docentes. A este panorama se suman temas como retos, posibilidades y adaptación al ERE, además de los factores de riesgo, las estrategias de prevención en salud también se destacaron como intereses de investigación. Complementariamente, el análisis del corpus textual posibilitado por el software Iramuteq reveló tendencias temáticas similares, que se destacaron en las siguientes seis clases: (1) "Datos de investigación sobre adaptación docente a la enseñanza a distancia de emergencia”; (2) “Desafíos de la enseñanza de emergencia para práctica pedagógica”; (3) “Presión institucional y deseo docente ante la oferta docente remoto"; (4) “Entre apoyos y obstáculos: el tránsito a la docencia de emergencia”; (5) “Repercusiones de la pandemia y la enseñanza a distancia en la salud mental de los docentes”; (6) “Autoevaluación de docentes sobre productividad durante el trabajo remoto”. Teniendo Ante la invasión del espacio laboral al hogar de los docentes durante la pandemia, nuevos se sugieren investigaciones, con el fin de contemplar la relación del tema con otros sujetos, como género, maternidad, red de apoyo o apoyo sociofamiliar, además de la procrastinación y agotamiento profesional. A pesar de las pérdidas causadas por la pandemia y los desafíos en transición al nuevo formato de enseñanza posible en ese momento, se cree que hay ganancias relacionados con la apropiación de nuevos recursos y tecnologías de enseñanza a distancia, que pueden aplicarse, tal vez como metodologías activas, por ejemplo, a través del aula invertida – en la docencia presencial pospandemia. Además, se espera que el interés por el tema de la salud La salud mental de los docentes persiste en la pospandemia y alcanza también a otros colectivos del ámbito educativo, como estudiantes y/o docentes de los niveles básicos de educación y diferentes redes educativas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta