dc.creator.ID |
LIMA, D. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5982851200492412 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, NATHANIELLYCB |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, D. S. T. de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA-FIGUEIREDO, D. S. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Anajás Cardoso da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARDOSO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O exercício de práticas parentais positivas é necessário para a promoção do desenvolvimento
infantil. Com isso, este estudo objetivou mapear as intervenções educativas realizadas por
profissionais da saúde para a promoção de práticas parentais positivas na primeira infância.
Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo Scoping Review conforme o método de
revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs. A coleta de dados foi realizada no período de
setembro a dezembro de 2022, utilizando as bases de dados Scielo; PubMed; LILACS; CINAHL
e Embase. Como descritores foram utilizados: “Child”, “Parenting”, “Primary Health Care”
e os operadores boleanos: AND, OR e NOT. Para análise do corpus, utilizou-se a técnica de
Análise de Conteúdo, estruturados em três etapas: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3)
tratamento dos resultados. Foram encontrados 1606 estudos após a aplicação dos filtros e
apenas 133 foram selecionados para leitura na íntegra, resultando em uma amostra final de treze
estudos inclusos. Dentre essas publicações tiveram uma periodicidade de 2018 a 2022, de
âmbito nacional e internacional. e que levaram a duas categorias: 1) Promoção da parentalidade
positiva a partir das dimensões do cuidado na primeira infância: Com intervenções de visita
domiciliar com utilização de algumas ferramentas como: roteiro individual, feedback por vídeo
e com orientações individuais ou grupais, além de sessões de orientações em centros de saúde,
visitas de puericultura com utilização de cartilha educativa, atividades educativas em grupo
com implementação de jogo, utilização de mensagem de texto e acompanhamento por
visitadores de apoio 2) Saúde mental dos cuidadores como alicerce para o desenvolvimento de
práticas parentais positivas. Ante o exposto, este estudo pode contribuir para alicerçar
programas de apoio parental, além de, sensibilizar, capacitar e estimular os profissionais
envolvidos na atenção à criança a implementarem ações de apoio parental para o cuidado na
primeira infância, a fim de priorizar e garantir um desenvolvimento infantil saudável. Além
disso, pode servir como norte para empreendedores da saúde que atuam com desenvolvimento
infantil. Entretanto, sugere-se a realização de estudos longitudinais que avaliem o impacto
dessas intervenções educativas a longo prazo. Além de estudos qualitativos, uma vez que as
subjetividades e individualidades de cada criança- família também devem ser consideradas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem Pediátrica |
pt_BR |
dc.title |
Intervenções educativas para a promoção de práticas parentais positivas na primeira primeira infância: scoping review. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-21 |
|
dc.description.abstract |
The exercise of positive parenting practices is necessary for the promotion of child
development. Thus, this study aimed to map the educational interventions carried out by health
professionals for the promotion of positive parenting practices in early childhood. This is a
descriptive, qualitative study of the Scoping Review type according to the review method
proposed by the Joanna Briggs Institute. Data collection was carried out from September to
December 2022, using the Scielo; PubMed; LILACS; CINAHL and Embase databases. As
descriptors were used: "Child", "Parenting", "Primary Health Care" and the Boolean operators:
AND, OR and NOT. To analyze the corpus, the Content Analysis technique was used,
structured in three stages: 1) pre-analysis; 2) exploration of the material; 3) treatment of the
results. After applying the filters, 1606 studies were found, and only 133 were selected for
reading in full, resulting in a final sample of thirteen included studies. Among these publications
had a periodicity from 2018 to 2022, of national and international scope. and that led to two
categories: 1) Promotion of positive parenting from the dimensions of care in early childhood:
With home visit interventions with the use of some tools such as: individual script, feedback by
video and with individual or group orientations, in addition to orientation sessions in health
centers, childcare visits with the use of educational booklet, educational activities in groups
with game implementation, use of text message and follow-up by supportive visitators 2)
Mental health of caregivers as a foundation for the development of positive parenting practices.
In view of the above, this study can contribute to the foundation of parental support programs,
in addition to raising awareness, training, and encouraging professionals involved in child care
to implement parental support actions for early childhood care in order to prioritize and ensure
healthy child development. In addition, it can serve as a guide for health entrepreneurs working
with child development. However, longitudinal studies that evaluate the long-term impact of
these educational interventions are suggested. In addition to qualitative studies, since the
subjectivities and individualities of each child-family should also be considered. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31247 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-04T13:39:53Z |
|
dc.date.available |
2023-08-04 |
|
dc.date.available |
2023-08-04T13:39:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Parentalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção primária à saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Scoping review |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem pediátrica |
pt_BR |
dc.subject |
Child |
pt_BR |
dc.subject |
Parenting |
pt_BR |
dc.subject |
Primary health care |
pt_BR |
dc.subject |
Scoping review |
pt_BR |
dc.subject |
Pediatric nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Niño |
pt_BR |
dc.subject |
Crianza de los hijos |
pt_BR |
dc.subject |
Atención primaria de salud |
pt_BR |
dc.subject |
Alcance revisar |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería pediátrica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Daniele Sabrina da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational interventions to promote positive parenting practices in early childhood: scoping review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Intervenciones educativas para promover prácticas positivas de crianza en la primera infancia: revisión del alcance. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Daniele Sabrina da Silva. Intervenções educativas para a promoção de práticas parentais positivas
na primeira primeira infância: scoping review. 2023. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El ejercicio de prácticas parentales positivas es necesario para promover el desarrollo
infantil. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo mapear las intervenciones educativas realizadas por
profesionales de la salud para promover prácticas positivas de crianza en la primera infancia.
Se trata de un estudio descriptivo, cualitativo, del tipo Scoping Review según el método de
revisión propuesta por el Instituto Joanna Briggs. La recolección de datos se llevó a cabo durante el
septiembre a diciembre de 2022, utilizando bases de datos Scielo; PubMed; LILAS; CINAHL
y Embase. Como descriptores se utilizaron: “Niño”, “Crianza”, “Atención Primaria de Salud”
y los operadores booleanos: AND, OR y NOT. Para el análisis de corpus, la técnica de
Análisis de Contenido, estructurado en tres pasos: 1) pre-análisis; 2) exploración del material; 3)
tratamiento de resultados. Se encontraron 1606 estudios después de aplicar los filtros y
solo 133 fueron seleccionados para lectura completa, lo que resultó en una muestra final de trece
estudios incluidos. Entre estas publicaciones, se publicaron de 2018 a 2022, de
ámbito nacional e internacional. y que dio lugar a dos categorías: 1) Promoción de la crianza
positivo desde las dimensiones del cuidado en la primera infancia: Con intervenciones de visita
casa con el uso de algunas herramientas como: guion individual, comentarios en video
y con orientación individual o grupal, además de sesiones de orientación en los centros de salud,
visitas de cuidado de niños utilizando un folleto educativo, actividades educativas grupales
con implementación de juegos, uso de mensajes de texto y seguimiento por
apoyar a los visitantes 2) La salud mental de los cuidadores como base para el desarrollo de
prácticas positivas de crianza. En vista de lo anterior, este estudio puede contribuir a sustentar
programas de apoyo a los padres, además de sensibilizar, formar y animar a los profesionales
involucrados en el cuidado de niños para implementar acciones de apoyo de los padres para el cuidado en
primera infancia, con el fin de priorizar y asegurar un sano desarrollo infantil. Además
Además, puede servir como guía para los emprendedores de la salud que trabajan con el desarrollo.
infantil. Sin embargo, se sugiere que se realicen estudios longitudinales para evaluar el impacto
de estas intervenciones educativas a largo plazo. Además de los estudios cualitativos, desde la
también se deben considerar las subjetividades e individualidades de cada niño-familia. |
pt_BR |