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Intervenções educativas para a promoção de práticas parentais positivas na primeira primeira infância: scoping review.

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dc.creator.ID LIMA, D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5982851200492412 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, NATHANIELLYCB pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee1 FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, D. S. T. de. pt_BR
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA-FIGUEIREDO, D. S. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Anajás Cardoso da.
dc.contributor.referee2ID CARDOSO, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2ID CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 pt_BR
dc.description.resumo O exercício de práticas parentais positivas é necessário para a promoção do desenvolvimento infantil. Com isso, este estudo objetivou mapear as intervenções educativas realizadas por profissionais da saúde para a promoção de práticas parentais positivas na primeira infância. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo Scoping Review conforme o método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs. A coleta de dados foi realizada no período de setembro a dezembro de 2022, utilizando as bases de dados Scielo; PubMed; LILACS; CINAHL e Embase. Como descritores foram utilizados: “Child”, “Parenting”, “Primary Health Care” e os operadores boleanos: AND, OR e NOT. Para análise do corpus, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, estruturados em três etapas: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados. Foram encontrados 1606 estudos após a aplicação dos filtros e apenas 133 foram selecionados para leitura na íntegra, resultando em uma amostra final de treze estudos inclusos. Dentre essas publicações tiveram uma periodicidade de 2018 a 2022, de âmbito nacional e internacional. e que levaram a duas categorias: 1) Promoção da parentalidade positiva a partir das dimensões do cuidado na primeira infância: Com intervenções de visita domiciliar com utilização de algumas ferramentas como: roteiro individual, feedback por vídeo e com orientações individuais ou grupais, além de sessões de orientações em centros de saúde, visitas de puericultura com utilização de cartilha educativa, atividades educativas em grupo com implementação de jogo, utilização de mensagem de texto e acompanhamento por visitadores de apoio 2) Saúde mental dos cuidadores como alicerce para o desenvolvimento de práticas parentais positivas. Ante o exposto, este estudo pode contribuir para alicerçar programas de apoio parental, além de, sensibilizar, capacitar e estimular os profissionais envolvidos na atenção à criança a implementarem ações de apoio parental para o cuidado na primeira infância, a fim de priorizar e garantir um desenvolvimento infantil saudável. Além disso, pode servir como norte para empreendedores da saúde que atuam com desenvolvimento infantil. Entretanto, sugere-se a realização de estudos longitudinais que avaliem o impacto dessas intervenções educativas a longo prazo. Além de estudos qualitativos, uma vez que as subjetividades e individualidades de cada criança- família também devem ser consideradas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem Pediátrica pt_BR
dc.title Intervenções educativas para a promoção de práticas parentais positivas na primeira primeira infância: scoping review. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-21
dc.description.abstract The exercise of positive parenting practices is necessary for the promotion of child development. Thus, this study aimed to map the educational interventions carried out by health professionals for the promotion of positive parenting practices in early childhood. This is a descriptive, qualitative study of the Scoping Review type according to the review method proposed by the Joanna Briggs Institute. Data collection was carried out from September to December 2022, using the Scielo; PubMed; LILACS; CINAHL and Embase databases. As descriptors were used: "Child", "Parenting", "Primary Health Care" and the Boolean operators: AND, OR and NOT. To analyze the corpus, the Content Analysis technique was used, structured in three stages: 1) pre-analysis; 2) exploration of the material; 3) treatment of the results. After applying the filters, 1606 studies were found, and only 133 were selected for reading in full, resulting in a final sample of thirteen included studies. Among these publications had a periodicity from 2018 to 2022, of national and international scope. and that led to two categories: 1) Promotion of positive parenting from the dimensions of care in early childhood: With home visit interventions with the use of some tools such as: individual script, feedback by video and with individual or group orientations, in addition to orientation sessions in health centers, childcare visits with the use of educational booklet, educational activities in groups with game implementation, use of text message and follow-up by supportive visitators 2) Mental health of caregivers as a foundation for the development of positive parenting practices. In view of the above, this study can contribute to the foundation of parental support programs, in addition to raising awareness, training, and encouraging professionals involved in child care to implement parental support actions for early childhood care in order to prioritize and ensure healthy child development. In addition, it can serve as a guide for health entrepreneurs working with child development. However, longitudinal studies that evaluate the long-term impact of these educational interventions are suggested. In addition to qualitative studies, since the subjectivities and individualities of each child-family should also be considered. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31247
dc.date.accessioned 2023-08-04T13:39:53Z
dc.date.available 2023-08-04
dc.date.available 2023-08-04T13:39:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Parentalidade pt_BR
dc.subject Atenção primária à saúde pt_BR
dc.subject Scoping review pt_BR
dc.subject Enfermagem pediátrica pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Parenting pt_BR
dc.subject Primary health care pt_BR
dc.subject Scoping review pt_BR
dc.subject Pediatric nursing pt_BR
dc.subject Niño pt_BR
dc.subject Crianza de los hijos pt_BR
dc.subject Atención primaria de salud pt_BR
dc.subject Alcance revisar pt_BR
dc.subject Enfermería pediátrica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Daniele Sabrina da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational interventions to promote positive parenting practices in early childhood: scoping review. pt_BR
dc.title.alternative Intervenciones educativas para promover prácticas positivas de crianza en la primera infancia: revisión del alcance. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Daniele Sabrina da Silva. Intervenções educativas para a promoção de práticas parentais positivas na primeira primeira infância: scoping review. 2023. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen El ejercicio de prácticas parentales positivas es necesario para promover el desarrollo infantil. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo mapear las intervenciones educativas realizadas por profesionales de la salud para promover prácticas positivas de crianza en la primera infancia. Se trata de un estudio descriptivo, cualitativo, del tipo Scoping Review según el método de revisión propuesta por el Instituto Joanna Briggs. La recolección de datos se llevó a cabo durante el septiembre a diciembre de 2022, utilizando bases de datos Scielo; PubMed; LILAS; CINAHL y Embase. Como descriptores se utilizaron: “Niño”, “Crianza”, “Atención Primaria de Salud” y los operadores booleanos: AND, OR y NOT. Para el análisis de corpus, la técnica de Análisis de Contenido, estructurado en tres pasos: 1) pre-análisis; 2) exploración del material; 3) tratamiento de resultados. Se encontraron 1606 estudios después de aplicar los filtros y solo 133 fueron seleccionados para lectura completa, lo que resultó en una muestra final de trece estudios incluidos. Entre estas publicaciones, se publicaron de 2018 a 2022, de ámbito nacional e internacional. y que dio lugar a dos categorías: 1) Promoción de la crianza positivo desde las dimensiones del cuidado en la primera infancia: Con intervenciones de visita casa con el uso de algunas herramientas como: guion individual, comentarios en video y con orientación individual o grupal, además de sesiones de orientación en los centros de salud, visitas de cuidado de niños utilizando un folleto educativo, actividades educativas grupales con implementación de juegos, uso de mensajes de texto y seguimiento por apoyar a los visitantes 2) La salud mental de los cuidadores como base para el desarrollo de prácticas positivas de crianza. En vista de lo anterior, este estudio puede contribuir a sustentar programas de apoyo a los padres, además de sensibilizar, formar y animar a los profesionales involucrados en el cuidado de niños para implementar acciones de apoyo de los padres para el cuidado en primera infancia, con el fin de priorizar y asegurar un sano desarrollo infantil. Además Además, puede servir como guía para los emprendedores de la salud que trabajan con el desarrollo. infantil. Sin embargo, se sugiere que se realicen estudios longitudinales para evaluar el impacto de estas intervenciones educativas a largo plazo. Además de los estudios cualitativos, desde la también se deben considerar las subjetividades e individualidades de cada niño-familia. pt_BR


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