DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem escolar: compreensão e proposição.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8126815379906357 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARIANO, Erich de Freitas.
dc.contributor.advisor1ID MARIANO, E. F. pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Jair Moisés de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7650445471765986 pt_BR
dc.description.resumo A avaliação da aprendizagem representa a compreensão e a retratação da qualidade do seu objeto de estudo, o aprendizado do aluno. Tem uma relevância na educação, sendo alvo de muitas e constantes discussões, no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, foi fomentado o presente trabalho, ancorado em uma revisão sistemática da literatura, elaborada a partir da análise de 147 artigos produzidos entre os anos de 2010 à 2022, oriundos da base de dados Google Acadêmico, obtidos através do software Publish or Perish, objetivando investigar como ocorre a prática da avaliação da aprendizagem na escola. O estudo tem por finalidade apresentar uma proposta de método avaliativo como alternativa para implementação no contexto escolar da educação básica, edificado como uma hipótese a ser testada para confirmar sua viabilidade de aplicação e, seus pontos positivos e negativos. A revisão sistemática da literatura permitiu perceber que a avaliação escolar da aprendizagem do aluno está fundamentada, maiormente, na denominada avaliação tradicional e seus ideais de utilização de instrumento avaliativos como sendo uma avaliação; ideais de verificação dos conhecimentos do discente; ideais de medição dos saberes do aluno, por ter predominância da modalidade avaliativa somativa; é ideais de classificação, aprovação e reprovação. Evidenciando a emergente necessidade de repensar e transformar a avaliação como investimento para o desenvolvimento da educação brasileira. Com isso, o método avaliativo consolida-se como uma possibilidade para mudar a realidade da avaliação e, consequentemente, a aprendizagem do discente, alçando ambos processos há uma melhor qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem escolar: compreensão e proposição. pt_BR
dc.creator.id COSTA, B. F. N. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-29
dc.description.abstract Learning evaluation represents the understanding and portrayal of the quality of its object of study, student learning. It has relevance in education, being the target of many and constant discussions in the teaching-learning process. Therefore, this paper was developed, anchored in a systematic literature review, based on the analysis of 147 articles produced between 2010 and 2022, from Google Scholar database, obtained through the Publish or Perish software, aiming to investigate how the practice of learning evaluation occurs at school. The study aims to present a proposal of an evaluation method as an alternative for implementation in the school context of basic education, built as a hypothesis to be tested to confirm its feasibility of application and its positive and negative points. The systematic literature review allowed us to realize that the school evaluation of the student's learning is based mostly on the so-called traditional evaluation and its ideals of using evaluative instruments as an evaluation; ideals of checking the student's knowledge; ideals of measuring the student's knowledge, by having a predominance of the summative evaluation modality; and ideals of classification, approval, and failure. Evidencing the emerging need to rethink and transform evaluation as an investment for the development of Brazilian education. Thus, the evaluative method is consolidated as a possibility to change the reality of the evaluation and, consequently, the student's learning, raising both processes to a better quality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31249
dc.date.accessioned 2023-08-04T13:57:22Z
dc.date.available 2023-06-29
dc.date.available 2023-08-04T13:57:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Aprendizagem escolar pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Bruna Fernanda Nóbrega da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of school learning: comprehension and proposition. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Bruna Fernanda Nóbrega da. Avaliação da aprendizagem escolar: compreensão e proposição. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31249 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta