dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8126815379906357 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARIANO, Erich de Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARIANO, E. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Jair Moisés de. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7650445471765986 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A avaliação da aprendizagem representa a compreensão e a retratação da qualidade do seu
objeto de estudo, o aprendizado do aluno. Tem uma relevância na educação, sendo alvo de
muitas e constantes discussões, no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, foi
fomentado o presente trabalho, ancorado em uma revisão sistemática da literatura, elaborada a
partir da análise de 147 artigos produzidos entre os anos de 2010 à 2022, oriundos da base de
dados Google Acadêmico, obtidos através do software Publish or Perish, objetivando
investigar como ocorre a prática da avaliação da aprendizagem na escola. O estudo tem por
finalidade apresentar uma proposta de método avaliativo como alternativa para implementação
no contexto escolar da educação básica, edificado como uma hipótese a ser testada para
confirmar sua viabilidade de aplicação e, seus pontos positivos e negativos. A revisão
sistemática da literatura permitiu perceber que a avaliação escolar da aprendizagem do aluno
está fundamentada, maiormente, na denominada avaliação tradicional e seus ideais de utilização
de instrumento avaliativos como sendo uma avaliação; ideais de verificação dos conhecimentos
do discente; ideais de medição dos saberes do aluno, por ter predominância da modalidade
avaliativa somativa; é ideais de classificação, aprovação e reprovação. Evidenciando a
emergente necessidade de repensar e transformar a avaliação como investimento para o
desenvolvimento da educação brasileira. Com isso, o método avaliativo consolida-se como uma
possibilidade para mudar a realidade da avaliação e, consequentemente, a aprendizagem do
discente, alçando ambos processos há uma melhor qualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem escolar: compreensão e proposição. |
pt_BR |
dc.creator.id |
COSTA, B. F. N. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-29 |
|
dc.description.abstract |
Learning evaluation represents the understanding and portrayal of the quality of its object of
study, student learning. It has relevance in education, being the target of many and constant
discussions in the teaching-learning process. Therefore, this paper was developed, anchored in
a systematic literature review, based on the analysis of 147 articles produced between 2010 and
2022, from Google Scholar database, obtained through the Publish or Perish software, aiming
to investigate how the practice of learning evaluation occurs at school. The study aims to present
a proposal of an evaluation method as an alternative for implementation in the school context
of basic education, built as a hypothesis to be tested to confirm its feasibility of application and
its positive and negative points. The systematic literature review allowed us to realize that the
school evaluation of the student's learning is based mostly on the so-called traditional evaluation
and its ideals of using evaluative instruments as an evaluation; ideals of checking the student's
knowledge; ideals of measuring the student's knowledge, by having a predominance of the
summative evaluation modality; and ideals of classification, approval, and failure. Evidencing
the emerging need to rethink and transform evaluation as an investment for the development of
Brazilian education. Thus, the evaluative method is consolidated as a possibility to change the
reality of the evaluation and, consequently, the student's learning, raising both processes to a
better quality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31249 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-04T13:57:22Z |
|
dc.date.available |
2023-06-29 |
|
dc.date.available |
2023-08-04T13:57:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Learning assessment |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem escolar |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Bruna Fernanda Nóbrega da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of school learning: comprehension and proposition. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Bruna Fernanda Nóbrega da. Avaliação da aprendizagem escolar: compreensão e proposição. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31249 |
pt_BR |