dc.creator.ID |
ALVES, M. E. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Jair Moisés de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, J. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Marcos Antonio Nobrega de. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4412109117021331 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Davi Argemiro Henrique Cardoso de. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7053085272063251 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são
fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil.
Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como
intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande
contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um
ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada,
tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo
de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo
da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às
necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não
se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É
salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e
afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e,
consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas
sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais
com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas,
pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre
si mesmo e sobre o mundo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-07-19 |
|
dc.description.abstract |
Love and affection are extremely important in learning, as they are fundamental
to children's emotional, social and cognitive development. Using the book The
Little Prince by Antoine de Saint-Exupéry as an intellectual intermediary and
consulting some philosophers who have great contribution to education, this work
begins, which will be a theoretical essay in the form of an imaginary dialogue with
the protagonist of the work cited, aiming to perceive the importance of love and
affection in the learning process and its relationship with the message of the book
addressed. Throughout the prose, it is emphasized that teachers need to be
sensitive to the emotional needs of their students and that adults are generally
not interested in the essential, focusing only on measurable results. It is pointed
out that when a teacher establishes a relationship of trust and affection with their
students, it is possible to achieve more meaningful learning and consequently, it
is understood that the journey of learning is not only about acquiring knowledge,
but also about cultivating emotional connections with what we learn and how we
apply that knowledge in our lives, as this affective bond shapes students and
contributes to knowledge about oneself and the world. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-04T14:14:02Z |
|
dc.date.available |
2023-07-19 |
|
dc.date.available |
2023-08-04T14:14:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry |
pt_BR |
dc.subject |
Apprenticeship |
pt_BR |
dc.subject |
Affectivity |
pt_BR |
dc.subject |
The little prince |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning from the Little Prince: a conversation about affection and love in learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251 |
pt_BR |