DSpace/Manakin Repository

Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, M. E. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Jair Moisés de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Marcos Antonio Nobrega de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4412109117021331 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Davi Argemiro Henrique Cardoso de.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7053085272063251 pt_BR
dc.description.resumo O amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil. Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada, tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e, consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas, pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-19
dc.description.abstract Love and affection are extremely important in learning, as they are fundamental to children's emotional, social and cognitive development. Using the book The Little Prince by Antoine de Saint-Exupéry as an intellectual intermediary and consulting some philosophers who have great contribution to education, this work begins, which will be a theoretical essay in the form of an imaginary dialogue with the protagonist of the work cited, aiming to perceive the importance of love and affection in the learning process and its relationship with the message of the book addressed. Throughout the prose, it is emphasized that teachers need to be sensitive to the emotional needs of their students and that adults are generally not interested in the essential, focusing only on measurable results. It is pointed out that when a teacher establishes a relationship of trust and affection with their students, it is possible to achieve more meaningful learning and consequently, it is understood that the journey of learning is not only about acquiring knowledge, but also about cultivating emotional connections with what we learn and how we apply that knowledge in our lives, as this affective bond shapes students and contributes to knowledge about oneself and the world. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251
dc.date.accessioned 2023-08-04T14:14:02Z
dc.date.available 2023-07-19
dc.date.available 2023-08-04T14:14:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry pt_BR
dc.subject Apprenticeship pt_BR
dc.subject Affectivity pt_BR
dc.subject The little prince pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning from the Little Prince: a conversation about affection and love in learning. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta