DSpace/Manakin Repository

Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7057310388879974 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. H. Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Arilson Silva de.
dc.contributor.referee2 CORDEIRO, Ana Paula.
dc.description.resumo Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi implementar e desenvolver uma intervenção pedagógica nas aulas de Sociologia no ensino médio. Pensando o educando como um sujeito autônomo, e na propensão de possibilitar reflexões sobre seu cotidiano, visando indicar transformações em suas realidades ou minimizar opressões, utilizou-se a proposta do Teatro do Oprimido (TO) elaborado por Augusto Boal (1931-2009) como propensa ferramenta pedagógica. A partir da intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual Jardim das Flores no município de Matupá -MT, busquei perceber de quais maneiras o método do TO corrobora no processo educativo dos conteúdos da disciplina de Sociologia, tais como: Ideologias, Desigualdades Sociais, Racismo, Gêneros, Sexualidades, entre outros. Por outro lado, propus aos educandos: um exercício de reflexão acerca de seus cotidianos, ao desdobramento de sua autonomia e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o uso do TO, por meio de sua metodologia promove práticas educativas que podem estimular a compreensão dos diferentes fenômenos sociais, sendo possível o estranhamento e a desnaturalização destes a partir do pensamento crítico diante das realidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Humanas. pt_BR
dc.title Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2023-04-20
dc.description.abstract This work is the result of a research whose objective was to implement and develop a pedagogical intervention in Sociology classes in high school. Thinking of the student as an autonomous subject, and in the tendency to enable reflections on their daily life, aiming to indicate transformations in their realities or to minimize oppression, the proposal of the Theater of the Oppressed (TO) elaborated by Augusto Boal (1931-2009) was used as prone pedagogical tool. From the pedagogical intervention carried out at Escola Estadual Jardim das Flores in the municipality of Matupá -MT, I tried to understand in what ways the TO method corroborates in the educational process of the contents of the discipline of Sociology, such as: Ideologies, Social Inequalities, Racism, Genders , Sexualities, among others. On the other hand, I proposed to the students: an exercise of reflection about their daily lives, the unfolding of their autonomy and the development of critical thinking. In this sense, the use of TO, through its methodology, promotes educational practices that can stimulate the understanding of different social phenomena, making it possible to estrange and denaturalize them based on critical thinking in the face of realities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31256
dc.date.accessioned 2023-08-04T16:07:59Z
dc.date.available 2023-08-04
dc.date.available 2023-08-04T16:07:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Teatro do Oprimido pt_BR
dc.subject Oprimido pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject Theater pt_BR
dc.subject Overwhelmed pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Josemário da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Jardim das flores stages: the theater of the oppressed as a pedagogical tool in teaching sociology. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Josemário da Silva. Jardim das flores encena: o Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de Sociologia. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta