dc.creator.ID |
ALVES, R. T. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7582555386349895 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NURIT-SILVA, Kiriaki. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Nurit-Silva K. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Carlos Alberto Garcia. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, C. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LUCENA, B. K. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3251184942653678 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As plantas possuem papel fundamental para toda a biosfera, sendo os produtores
primários nos ecossistemas, além de possuírem múltiplas utilidades. Entretanto, apesar
da importância para nossa sobrevivência, damos pouca atenção às plantas, e a essa
incapacidade de notar a presença destas em seu ambiente natural é denominado de
cegueira botânica. O ensino de botânica é um aliado importante para superar tal problema,
sendo fundamental a busca de alternativas metodológicas para o ensino dos conteúdos
e que incentivem o interesse pela área vegetal. Assim, o objetivo do presente trabalho foi
executar e analisar uma sequência didática e seu potencial para mitigação da cegueira
botânica com estudantes do 1o ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Orlando
Venâncio do Santos, localizada no município de Cuité-PB. Realizou-se um estudo de
abordagem quati - quantitativa, com uma amostra de 18 alunos, cuja execução ocorreu
através de uma sequência didática nas seguintes etapas: 1) Aplicação de um
questionário prévio; 2) aula expositiva - dialogada sobre o bioma Caatinga; 3) aplicação
de um recurso didático, uma História em Quadrinhos ambientada no domínio Caatinga;
4) aula prática de Anatomia Vegetal; 5) Aplicação de um questionário final avaliativo. A
partir da análise do questionário inicial notou-se um certo grau de cegueira botânica nos
alunos, evidenciado por sintomas como não notarem a presença de plantas em uma
paisagem, não saberem explicar a sua importância e considerá-las menos dignas de
atenção em comparação aos animais. Posteriormente, após a aplicação da sequência
didática, notou-se, por meio das respostas dos estudantes, uma certa aquisição de
conhecimentos importantes sobre mecanismos de plantas da Caatinga, mitigando
sintomas da cegueira botânica. Além disso, para os estudantes, as etapas da sequência
didática tornaram os conteúdos menos complexos. Dessa maneira, acredita-se que o
planejamento e organização das atividades da sequência aplicada possibilitaram uma
interligação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos aprendidos,
proporcionando assim uma maior facilidade na aprendizagem dos conteúdos de botânica.
Portanto, entende-se que este estudo atingiu o seu objetivo, propondo uma estratégia de
ensino mais ativa e contextualizada, melhorando o processo de ensino-aprendizagem em
botânica, e por conseguinte, atenuando efeitos da cegueira botânica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Botânica |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da cegueira botânica em uma escola pública do município de Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-14 |
|
dc.description.abstract |
Plants play a fundamental role for the entire biosphere, being the primary producers in
ecosystems, in addition to having multiple uses. However, despite the importance for our
survival, we pay little attention to plants, and this inability to notice their presence in their
natural environment is called botanical blindness. The teaching of botany is an important
ally to overcome this problem, and it is fundamental to search for methodological
alternatives for teaching the contents and that encourage interest in the plant area. Thus,
the objective of the present work was to execute and analyze a didactic sequence and its
potential for mitigating botanical blindness with students of the 1st year of high school at
Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio do Santos, located in the municipality of Cuité-
PB. A quali-quantitative approach study was carried out, with a sample of 18 students,
whose execution took place through a didactic sequence in the following steps: 1)
Application of a previous questionnaire; 2) expository-dialogue class on the Caatinga
biome; 3) application of a didactic resource, a comic book set in the Caatinga domain; 4)
practical class of Plant Anatomy; 5) Application of a final evaluative questionnaire. From
the analysis of the initial questionnaire, it was noticed a certain degree of botanical
blindness in the students, evidenced by symptoms such as not noticing the presence of
plants in a landscape, not knowing how to explain their importance and considering them
less worthy of attention compared to others. animals. Subsequently, after applying the
didactic sequence, it was noted, through the students' responses, a certain acquisition of
important knowledge about mechanisms of Caatinga plants, mitigating symptoms of
botanical blindness. In addition, for students, the stages of the didactic sequence made
the contents less complex. In this way, it is believed that the planning and organization of
the activities of the applied sequence enabled an interconnection between the students'
prior knowledge and the knowledge learned, thus providing greater ease in learning
botany content. Therefore, it is understood that this study achieved its objective, proposing
a more active and contextualized teaching strategy, improving the teaching-learning
process in botany, and therefore, mitigating the effects of botanical blindness. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31290 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-07T11:36:42Z |
|
dc.date.available |
2023-08-07 |
|
dc.date.available |
2023-08-07T11:36:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de botânica - aula prática |
pt_BR |
dc.subject |
História em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Cegueira botânica - estudo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de botânica - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Aula prática |
pt_BR |
dc.subject |
Botany teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Botany teaching - practical class |
pt_BR |
dc.subject |
Comic |
pt_BR |
dc.subject |
Sequence didactic |
pt_BR |
dc.subject |
Botanical blindness - study |
pt_BR |
dc.subject |
Botany teaching - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Practical class |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la botánica |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de botánica - clase práctica |
pt_BR |
dc.subject |
Cómic |
pt_BR |
dc.subject |
Secuencia didáctico |
pt_BR |
dc.subject |
Ceguera botánica - estudio |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la botánica - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Clase practica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Richard Tarcísio de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of botanical blindness in a public school in the municipality from Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Estudio de ceguera botánica en una escuela pública del municipio de Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Richard Tarcísio de Lima. Estudo da cegueira botânica em uma escola pública do município de Cuité-PB. 2023. 101 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las plantas juegan un papel fundamental en toda la biosfera, y los productores
en los ecosistemas, además de tener múltiples usos. Sin embargo a pesar
importancia para nuestra supervivencia, prestamos poca atención a las plantas, y esto
la incapacidad de notar su presencia en su entorno natural se llama
ceguera botánica. La enseñanza de la botánica es un importante aliado para superar este problema,
siendo imprescindible la búsqueda de alternativas metodológicas para la enseñanza de
y que fomenten el interés por el área vegetal. Así, el objetivo del presente trabajo fue
ejecutar y analizar una secuencia didáctica y su potencial para mitigar la ceguera
botánica con alumnos de 1° año de secundaria de la Escola Cidadã Integral Orlando
Venâncio do Santos, ubicada en el municipio de Cuité-PB. Se realizó un estudio de
enfoque cuali-cuantitativo, con una muestra de 18 estudiantes, cuya ejecución tuvo lugar
a través de una secuencia didáctica en los siguientes pasos: 1) Aplicación de un
cuestionario previo; 2) clase expositiva-diálogo sobre el bioma Caatinga; 3) aplicación
un recurso didáctico, una historieta ambientada en el dominio de la Caatinga;
4) clase práctica de Anatomía Vegetal; 5) Aplicación de un cuestionario evaluativo final. A
del análisis del cuestionario inicial, se apreció un cierto grado de ceguera botánica en los
estudiantes, evidenciada por síntomas tales como no notar la presencia de plantas en un
paisaje, sin saber explicar su importancia y considerándolos menos dignos de
atención en comparación con los animales. Posteriormente, después de aplicar la secuencia
didáctica, se percibió, a través de las respuestas de los estudiantes, una cierta adquisición de
conocimiento importante sobre los mecanismos de las plantas Caatinga, mitigando
Síntomas de la ceguera botánica. Además, para los estudiantes, los pasos en la secuencia
la didáctica hizo los contenidos menos complejos. De esta manera, se cree que la
la planificación y organización de la secuencia de actividades aplicada permitió una
interconexión entre el conocimiento previo de los estudiantes y el conocimiento aprendido,
proporcionando así una mayor facilidad en el aprendizaje de los contenidos de la botánica.
Por lo tanto, se entiende que este estudio alcanzó su objetivo, proponiendo una estrategia de
enseñanza más activa y contextualizada, mejorando el proceso de enseñanza-aprendizaje en
botánica, y por lo tanto, mitigando los efectos de la ceguera botánica. |
pt_BR |