DSpace/Manakin Repository

Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este projeto, ainda em fase inicial, deriva de vivências que estão sendo realizadas em quatro (4) escolas do campo em Cuité, no Curimataú paraibano. Compreendemos que os mecanismos de exclusão e interdição socioeconômicos e educacionais são intensos, sobretudo, nessa região. Contudo, afirmamos que os sujeitos dessas escolas criam e recriam novas concepções e práticas que confrontam essa realidade adversa. A democracia, nesse sentido, não seria estritamente devedora de uma institucionalidade, muitas vezes urbanocêntrica, logo o exercício da resistência seria “potente” para fundar novas realidades educacionais. Assim, vivenciamos na pesquisa as ações, ainda incipientes de atores docentes e pais, que podem estar (re) significando os processos pedagógicos e de gestão das escolas situadas no contexto rural da cidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This project, still in phase initial, derive of dwilling that are in such realized in four (04) school of the field from cuité, on Curimataú paraibano. We comprehend that the mechanisms of exclusion and interdiction socioeconomics and educations are intenses, over all, in that region. Although, we affirmations that the fellows from that schools bred and bred news conceptions and practices that confront that reality adverse. The democracy, of the sense, been not strictly debtor of an institutionally, many times urbanocentric, therefor the exercise of resistance been “potent” for to found news realities educations. So, we live of the research the actions, still beginners of actors teachers and fathers, that can to be signifing the processes pedagogycs and of administration of the schools situated in the context rural on the city. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309
dc.date.accessioned 2023-08-07T18:18:14Z
dc.date.available 2023-08-07
dc.date.available 2023-08-07T18:18:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Cuité - PB - escolas do campo pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Cuité - PB - countryside schools pt_BR
dc.subject Éducation à la campagne pt_BR
dc.subject Écoles de campagne pt_BR
dc.subject Cuité - PB - écoles de campagne pt_BR
dc.subject Educación rural pt_BR
dc.subject Escuelas del campo pt_BR
dc.subject Cuité - PB - escuelas del campo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rondinelli de Oliveira.
dc.creator MARTINS, André Antunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Singularities of the proucesses pegagogycs in the Education of the Field: strategics of teaching-apprentice and participation politic-deliberative. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rondinelli de Oliveira; MARTINS, André Antunes. Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta