dc.description.resumo |
Este projeto, ainda em fase inicial, deriva de vivências que estão sendo realizadas em quatro (4)
escolas do campo em Cuité, no Curimataú paraibano. Compreendemos que os mecanismos de exclusão e
interdição socioeconômicos e educacionais são intensos, sobretudo, nessa região. Contudo, afirmamos que
os sujeitos dessas escolas criam e recriam novas concepções e práticas que confrontam essa realidade
adversa. A democracia, nesse sentido, não seria estritamente devedora de uma institucionalidade, muitas
vezes urbanocêntrica, logo o exercício da resistência seria “potente” para fundar novas realidades
educacionais. Assim, vivenciamos na pesquisa as ações, ainda incipientes de atores docentes e pais, que
podem estar (re) significando os processos pedagógicos e de gestão das escolas situadas no contexto rural
da cidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This project, still in phase initial, derive of dwilling that are in such realized in four (04) school of the field
from cuité, on Curimataú paraibano. We comprehend that the mechanisms of exclusion and interdiction
socioeconomics and educations are intenses, over all, in that region. Although, we affirmations that the
fellows from that schools bred and bred news conceptions and practices that confront that reality adverse.
The democracy, of the sense, been not strictly debtor of an institutionally, many times urbanocentric, therefor
the exercise of resistance been “potent” for to found news realities educations. So, we live of the research
the actions, still beginners of actors teachers and fathers, that can to be signifing the processes pedagogycs
and of administration of the schools situated in the context rural on the city. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-07T18:18:14Z |
|
dc.date.available |
2023-08-07 |
|
dc.date.available |
2023-08-07T18:18:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Cuité - PB - escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Country schools |
pt_BR |
dc.subject |
Cuité - PB - countryside schools |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation à la campagne |
pt_BR |
dc.subject |
Écoles de campagne |
pt_BR |
dc.subject |
Cuité - PB - écoles de campagne |
pt_BR |
dc.subject |
Educación rural |
pt_BR |
dc.subject |
Escuelas del campo |
pt_BR |
dc.subject |
Cuité - PB - escuelas del campo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Rondinelli de Oliveira. |
|
dc.creator |
MARTINS, André Antunes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Singularities of the proucesses pegagogycs in the Education of the Field: strategics of teaching-apprentice and participation politic-deliberative. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Rondinelli de Oliveira; MARTINS, André Antunes. Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 |
pt_BR |