dc.creator.ID |
079.139.794-70 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2095780324770330 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Almeida, Jank Landy Simôa de |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6268884522499962 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Almeida, Jank Landy Simôa |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6268884522499962 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
Oliveira, Luzibênia Leal de |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8840173909052565 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
Chaves, Ana Elisa Pereira Chaves |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1490237089539626 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Quando infectadas pelo novo coronavírus, as crianças e adolescentes, em sua maioria, não
apresentam a forma mais grave da doença. Porém, a pandemia e suas restrições acabam por repercutir implicações para além dos efeitos intrínsecos da doença. Estas repercussões estão envolvidas nos mais diversos âmbitos: saúde mental, riqueza alimentar, bem-estar físico, crescimento, desenvolvimento, educação de qualidade, maior exposição a diversos tipos de violência. Objetivo: mapear as evidências cientificas disponíveis acerca das implicações da pandemia para o público infantojuvenil para além da infecção. Metodologia: revisão de escopo que teve como questão de pesquisa: “Quais as evidências e informações existentes sobre as implicações da pandemia do covid 19 para o público infanto-juvenil do Brasil?”. A seleção dos estudos ocorreu em julho 2022, a partir de buscar nas seguintes bases científicas: Scielo, Portal do Capes e BVS, consulta no Google Scholar e busca manual nas listas de referências dos estudos. Inclusão de estudos publicados a partir de dezembro de 2019 a julho de 2022. Resultados: foram
incluídos 9 artigos. As evidências científicas foram sintetizadas em dois quadros: evidências no âmbito da saúde mental e as demais evidências. Conclusão: diante das evidências relatadas nos artigos, fica demonstrado o impacto da pandemia do covid-19 nas crianças e adolescentes, porém, estudos empíricos são necessários para que ações de políticas públicas sejam planejadas para estes indivíduos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Implicações da covid-19 na saúde infanto juvenil brasileira para além da infecção: uma revisão de escopo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-05 |
|
dc.description.abstract |
When infected with the new coronavirus, children, for the most part, do not have the most
severe form of the disease. However, the pandemic and its restrictions end up having implications beyond the intrinsic effects of the disease. These repercussions are involved in the most diverse areas: mental health, food wealth, physical well-being, growth, development, quality education, greater exposure to different types of violence. Objective: to map the available scientific evidence about the implications of the pandemic for children and adolescents beyond the infection. Methodology: scoping
review whose research question was: “What evidence and information exist about the implications of the covid 19 pandemic for the children and youth public in Brazil?”. The selection of studies took place in July 2022, based on a search in the following scientific databases: Scielo, Portal do Capes and BVS, Google Scholar consultation and manual search in the reference lists of the studies. Inclusion of studies published from December 2019 to July 2022. Results: 9 articles were included. Scientific evidence was
summarized in two tables: evidence in the field of mental health and other evidence. Conclusion: given the evidence evidenced in the articles, the impact of the covid-19 pandemic on children and adolescents is demonstrated, however, empirical studies are necessary so that public policy actions are planned for these individuals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31315 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-07T19:53:03Z |
|
dc.date.available |
2025-09-05 |
|
dc.date.available |
2023-08-07T19:53:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
crianças; adolescentes; pandemia covid-19; children; teenagers; covid-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Embargado |
pt_BR |
dc.creator |
Cardoso, Nara Vilar |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.relation.references |
1. World Health Organization (WHO). Pneumonia of unknown cause – China; 2020.
[Acesso
em
30 de
agosto de
2022]. Disponível
em:
https://www.who.int/emergencies/disease-outbreak-news/item/2020-DON229
2. World Health Organization. Director-General’s opening remarks at the media brienfing
on COVID-10 – 11 de março de 2020. [Acesso em 30 de agosto de 2022]. Disponível
em
https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-
opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020
3. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Covid-19 no Brasil. [Acesso em 30 de agosto de
2022]. Disponível em https://infoms.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid19_html.html.
4.
Dong Y, Mo X, Hu Y, Qi X, Jiang F, Jiang F, et al. Epidemiological characteristics of
2143 pediatric patients with 2019 coronavirus disease in China. Pediatrics. 2020; doi:
10.1542/peds.2020-0702. [Acesso em 30 de agoto de 2022]. Disponível em:
https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/peds.20200702.full_.pdf.
5.
Henrietta F. Não permitam que crianças sejam as vítimas ocultas da pandemia de Covid19.
Unicef. [Acesso em 30 de agosto de 2022]. Disponível em
https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/nao-permitam-que-criancassejam-vitimas-ocultas-da-pandemia-de-covid-19.
6.
The Joanna Briggs Institute. The Joanna Briggs Institute reviewers. Manual 2015
edition. [Acesso em 26 de agosto de 2022]. Disponível em:
https://nursing.lsuhsc.edu/jbi/docs/reviewersmanuals/scoping-.pdf
7. Arksey H, O’Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc
Res Methodol 2005, International Journal of Social Research Methodology. [Acesso em
26 de agosto de 2022] .
8. Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app
for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. Review
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Plano de Contingência Nacional para Infecção
Humana pelo Novo Coronavírus COVID-19 – Centro de Operações de Emergências
em Saúde Pública – COE Covid-19. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2020.
9. UNICEF. As COVID-19 devastates already fragile health systems, over 6,000
additional children under five could die a day, without urgent action. Acesso em: 31
agosto 2022. Disponível em https://www.unicef.org/press-releases/covid-19devastates-already-fragile-health
systems-over-6000-additionalchildren.
10. Werneck, G. L.; Carvalho, M. S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma
crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, p. e00068820, 2020.
Disponível em http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid19-no-brasil-cronicade-
uma-crise-sanitaria-anunciada>.
http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00068820. Acesso em: 31 de agosto 2022.
11. Christoffel MM, Gomes ALM, Souza TV, Ciuffo LL. Children’s (in)visibility in social
vulnerability and the impact of the novel coronavirus (COVID-19). Rev Bras Enferm.
2020;73(Suppl 2):e20200302. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0302.
12. Linhares M B. M., & Enumo, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre
efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia
(Campinas), 37, e200089. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
13. Richter AS, Schilling LB, Camargo NF, Taurisano MRG, Fernandes NF, Wearick-Silva
LE, et al. Como a quarentena da COVID-19 pode afetar o sono das crianças e
adolescentes? Resid Pediatr. 2021;11(1): 1-5 DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n1429.
14.
Vicente
RV;
Santos
PAM;
Leão
AMC
(2022).
Violência
sexual
intrafamiliar
infantojuvenil
no contexto
da
covid-19.
Revista
Humanidades
e
Inovação,
v.9,
n.06.
15.
Procianoy
GS,
Junior
FR,
Lied
AF,
Jung
LFPP,
Souza
MCSC.
Impacto
f
the
COVID19
pandemic
on
the
vaccination
of
children
12
months
of
age
and
under:
na
ecological
study.
Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2022. Disponível em
https://www.scielo.br/j/csc/a/HRMwSZF7GT96MMx7pBTJfkD/?lang=pt;
16. Carneiro AKP, Santos IB, Oliveira LS, Ponte PSMC, Souza SG. A influência do
isolamento social devido à covid-19 na saúde mental do público infantil. Revista Baiana
de Saúde Pública, 2021. V. 45, n.1, p. 217-217;
17. Silva JPF, Castro MC, Aquino CM, Souza CRB, Rocha HAL, Correia LL, et al.
Implications of covid-19 in the daily lives oh northeastern families and childcare.
Revista Saúde e Sociedade, v. 31, n.1, 2022;
18. Santos RP, Neves ET, Cabral IE, Campbell S, Carnevale F. Análise ética dos impactos
da pandemia de covid-19 na saúde de crianças e adolescentes. Escola Anna Nery 2022;
26; e20210460. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Nara Vilar Cardoso. Implicações da pandemia covid – 19 na saúde infantojuvenil brasileira para além da infecção: uma revisão de escopo. 2022. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |