dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação brasileira enfrenta um obstáculo histórico ligado ao ensino-aprendizagem
quando se trata dos modelos de ensino adotados por boa parte dos professores. Em conexão
com todas as transformações que acontecem frequentemente em todo o planeta, as escolas
propõem uma disciplina denominada Projeto de Vida (PV), buscando o desenvolvimento
integral do ser humano e sua relação com o outro. Aparentemente existe uma dupla forma de
agir por um único professor em relação a disciplina de PV e a disciplina regular da base
comum curricular, havendo uma reprodução de comportamentos e de metodologias mais
convencionais, o que reforça a importância da formação continuada para o ensino. Nesse
contexto, o trabalho teve como objetivo analisar a metodologia de ensino utilizada na
disciplina de PV e como esta experiência pode contribuir para o desenvolvimento das aulas
de disciplinas regulares da base comum curricular. O trabalho foi desenvolvido com dois
professores da disciplina PV, por meio de dois momentos de conversa a fim de compreender a
respeito da experiência destes com o PV e o quanto isso pode agregar às disciplinas da base
comum curricular. Os resultados apontaram uma resistência quanto à mudança das
metodologias tradicionais de ensino, favorecendo a percepção de dupla forma de ação dos
professores, no entanto, houve também a percepção destes sobre a automatização de suas
práticas docentes reprodutoras de métodos tradicionais de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de projeto de vida e possíveis contribuições para as aulas das disciplinas regulares da base comum. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-13 |
|
dc.description.abstract |
Brazilian education faces a historical obstacle linked to teaching-learning when it
comes to the teaching models adopted by most teachers. In connection with all the
transformations that often happen across the planet, schools propose a discipline called Life
Project (PV), seeking the integral development of human beings and their relationship with
others. Apparently there is a double way of acting by a single teacher in relation to the PV
subject and the regular subject of the common curricular base, with a reproduction of more
conventional behaviors and methodologies, which reinforces the importance of continuing
education for teaching. In this context, the objective of this work was to analyze the teaching
methodology used in the PV subject and how this experience can contribute to the
development of regular subject classes in the common curricular base. The work was
developed with two professors of the PV discipline, through two moments of conversation in
order to understand their experience with the PV and how much it can add to the subjects of
the common curriculum base. The results showed resistance to changing traditional teaching
methodologies, favoring the perception of a dual form of action by teachers, however, there
was also their perception of the automation of their teaching practices that reproduced
traditional teaching methods. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31321 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-08T11:00:09Z |
|
dc.date.available |
2023-08-08 |
|
dc.date.available |
2023-08-08T11:00:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino projeto de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Base comum - disciplinas regulares |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching life project |
pt_BR |
dc.subject |
Common basis - regular subjects |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza-aprendizaje |
pt_BR |
dc.subject |
Proyecto de vida docente |
pt_BR |
dc.subject |
Base común - materias regulares |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Gabrielli Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching of life project and possible contributions to the classes of the regular subjects of the common base. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enseñanza del proyecto de vida y posibles aportes a las clases de las asignaturas regulares de la base común. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Gabrielli Soares. Ensino de projeto de vida e possíveis contribuições para as aulas das disciplinas regulares da base comum. 2023. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación brasileña enfrenta un obstáculo histórico vinculado a la enseñanza y el aprendizaje
cuando se trata de los modelos de enseñanza adoptados por la mayoría de los profesores. en conexión
con todas las transformaciones que suceden con frecuencia en todo el planeta, las escuelas
proponer una disciplina denominada Proyecto de Vida (PV), buscando el desarrollo
del ser humano y su relación con el otro. Aparentemente hay una doble forma de
acto para un solo profesor en relación a la asignatura de PV y la asignatura regular de la base
currículo común, con una reproducción de conductas y metodologías más
cursos convencionales, lo que refuerza la importancia de la formación continua para la docencia. En eso
contexto, el trabajo tuvo como objetivo analizar la metodología de enseñanza utilizada en
La disciplina PV y cómo esta experiencia puede contribuir al desarrollo de las clases
de materias regulares de la base curricular común. El trabajo se desarrolló con dos
profesores de la disciplina PV, a través de dos momentos de conversación para comprender la
con respecto a su experiencia con PV y cuánto puede agregar a las disciplinas básicas
currículo común. Los resultados mostraron una resistencia a cambiar el
metodologías de enseñanza tradicionales, favoreciendo la percepción de una doble forma de acción de
docentes, sin embargo, también hubo su percepción sobre la automatización de sus
prácticas docentes que reproducen los métodos tradicionales de enseñanza. |
pt_BR |