DSpace/Manakin Repository

Ensino de projeto de vida e possíveis contribuições para as aulas das disciplinas regulares da base comum.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee2ID SANTOS, MICHELLE GOMES. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.description.resumo A educação brasileira enfrenta um obstáculo histórico ligado ao ensino-aprendizagem quando se trata dos modelos de ensino adotados por boa parte dos professores. Em conexão com todas as transformações que acontecem frequentemente em todo o planeta, as escolas propõem uma disciplina denominada Projeto de Vida (PV), buscando o desenvolvimento integral do ser humano e sua relação com o outro. Aparentemente existe uma dupla forma de agir por um único professor em relação a disciplina de PV e a disciplina regular da base comum curricular, havendo uma reprodução de comportamentos e de metodologias mais convencionais, o que reforça a importância da formação continuada para o ensino. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo analisar a metodologia de ensino utilizada na disciplina de PV e como esta experiência pode contribuir para o desenvolvimento das aulas de disciplinas regulares da base comum curricular. O trabalho foi desenvolvido com dois professores da disciplina PV, por meio de dois momentos de conversa a fim de compreender a respeito da experiência destes com o PV e o quanto isso pode agregar às disciplinas da base comum curricular. Os resultados apontaram uma resistência quanto à mudança das metodologias tradicionais de ensino, favorecendo a percepção de dupla forma de ação dos professores, no entanto, houve também a percepção destes sobre a automatização de suas práticas docentes reprodutoras de métodos tradicionais de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Ensino de projeto de vida e possíveis contribuições para as aulas das disciplinas regulares da base comum. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-13
dc.description.abstract Brazilian education faces a historical obstacle linked to teaching-learning when it comes to the teaching models adopted by most teachers. In connection with all the transformations that often happen across the planet, schools propose a discipline called Life Project (PV), seeking the integral development of human beings and their relationship with others. Apparently there is a double way of acting by a single teacher in relation to the PV subject and the regular subject of the common curricular base, with a reproduction of more conventional behaviors and methodologies, which reinforces the importance of continuing education for teaching. In this context, the objective of this work was to analyze the teaching methodology used in the PV subject and how this experience can contribute to the development of regular subject classes in the common curricular base. The work was developed with two professors of the PV discipline, through two moments of conversation in order to understand their experience with the PV and how much it can add to the subjects of the common curriculum base. The results showed resistance to changing traditional teaching methodologies, favoring the perception of a dual form of action by teachers, however, there was also their perception of the automation of their teaching practices that reproduced traditional teaching methods. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31321
dc.date.accessioned 2023-08-08T11:00:09Z
dc.date.available 2023-08-08
dc.date.available 2023-08-08T11:00:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino projeto de vida pt_BR
dc.subject Base comum - disciplinas regulares pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Teaching life project pt_BR
dc.subject Common basis - regular subjects pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Enseñanza-aprendizaje pt_BR
dc.subject Proyecto de vida docente pt_BR
dc.subject Base común - materias regulares pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Gabrielli Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching of life project and possible contributions to the classes of the regular subjects of the common base. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza del proyecto de vida y posibles aportes a las clases de las asignaturas regulares de la base común. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Gabrielli Soares. Ensino de projeto de vida e possíveis contribuições para as aulas das disciplinas regulares da base comum. 2023. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La educación brasileña enfrenta un obstáculo histórico vinculado a la enseñanza y el aprendizaje cuando se trata de los modelos de enseñanza adoptados por la mayoría de los profesores. en conexión con todas las transformaciones que suceden con frecuencia en todo el planeta, las escuelas proponer una disciplina denominada Proyecto de Vida (PV), buscando el desarrollo del ser humano y su relación con el otro. Aparentemente hay una doble forma de acto para un solo profesor en relación a la asignatura de PV y la asignatura regular de la base currículo común, con una reproducción de conductas y metodologías más cursos convencionales, lo que refuerza la importancia de la formación continua para la docencia. En eso contexto, el trabajo tuvo como objetivo analizar la metodología de enseñanza utilizada en La disciplina PV y cómo esta experiencia puede contribuir al desarrollo de las clases de materias regulares de la base curricular común. El trabajo se desarrolló con dos profesores de la disciplina PV, a través de dos momentos de conversación para comprender la con respecto a su experiencia con PV y cuánto puede agregar a las disciplinas básicas currículo común. Los resultados mostraron una resistencia a cambiar el metodologías de enseñanza tradicionales, favoreciendo la percepción de una doble forma de acción de docentes, sin embargo, también hubo su percepción sobre la automatización de sus prácticas docentes que reproducen los métodos tradicionales de enseñanza. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta