dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivànalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso e a importância das novas tecnologias no ensino da geografia, considerando o contexto educacional atual (2023) e a necessidade de adaptação às demandas de uma sociedade cada vez mais tecnológica e informacional. Essa monografia se faz necessária visto que o mundo contemporâneo, o acesso rápido e facilitado às informações por meio da internet e de dispositivos tecnológicos transformou a forma como as pessoas interagem, comunicam-se e adquirem conhecimento. Nesse sentido, o ensino da geografia também precisa acompanhar essas mudanças e incorporar as novas tecnologias como recursos pedagógicos relevantes. Diante desse contexto, este trabalho através de pesquisas bibliográficas buscou analisar documentos e estudos relacionados ao tema proposto, além disso, procuramos identificar seus impactos positivos, desafios e possibilidades. Através de uma abordagem metodológica embasada em revisão bibliográfica, foram exploradas as principais tendências e práticas pedagógicas que utilizam as novas tecnologias no ensino- aprendizado da geografia. Assim, a partir dessas análises foi possível compreender que embora seja um desafio, a incorporação dessas ferramentas no processo educacional é fundamental, tendo em vista as demandas do mundo contemporâneo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
As novas tecnologias no ensino da geografia: sua importância no processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-14 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to investigate the use and importance of new technologies in teaching geography, considering the current educational context (2023) and the need to adapt to the demands of an increasingly technological and informational society. This monograph is necessary since in the contemporary world, fast and easy access to information through the internet and technological devices has transformed the way people interact, communicate and acquire knowledge. In this sense, the teaching of geography also needs to keep up with these changes and incorporate new technologies as relevant pedagogical resources. Given this context, this work, through bibliographical research, sought to analyze documents and studies related to the proposed theme, in addition, we tried to identify its positive impacts, challenges and possibilities. Through a methodological approach based on a bibliographic review, the main trends and pedagogical practices that use new technologies in the teaching-learning of geography were explored. Thus, from these analyzes it was possible to understand that, although it is a challenge, the incorporation of these tools in the educational process is fundamental, in view of the demands of the contemporary world. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31323 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-08T11:59:33Z |
|
dc.date.available |
2023-08-08 |
|
dc.date.available |
2023-08-08T11:59:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia - novas tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa Bibliográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching - new technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - technological innovations |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical resources |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliographic research |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COELHO, Natanael do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The new technologies in the teaching of geography: their importance in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COELHO, Natanael do Nascimento. As novas tecnologias no ensino da geografia: sua importância no processo de ensino-aprendizagem. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |