dc.creator.ID |
MEDEIROS,N. R. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9365295133588786 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RIBEIRO, Luana Carla Santana Ribeiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, L. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8546057415907151 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, D. S. T. de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Jocelly de Araújo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FERREIRA, Jocelly de Araújo. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9229452664247820 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Construir e validar uma tecnologia educacional do tipo cartilha para o diagnóstico
oportuno da infecção pelo HIV entre populações - chave (homens que fazem sexo com homens,
profissionais do sexo e sua clientela, pessoas transexuais, travestis e usuários de drogas
injetáveis), no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo de
desenvolvimento metodológico, realizado por meio das seguintes etapas: revisão integrativa da
literatura, elaborada conforme as diretrizes -Preferred Reporting Items for Systematic Reviews
and Meta - Analysisno desenvolvimento da cartilha; validação de conteúdo e de semântica da
cartilha, por juízes - especialistas e público-alvo. A pesquisa foi desenvolvida em ambiente
eletrônico, no período de março a maio de 2023, com a participação de 08 juízes - especialistas
da área da saúde, 07 de outras áreas, e 13 indivíduos que se enquadram nas populações - chave.
Utilizou-se instrumentos validados adaptados para a coleta. Para análise das respostas dos
juízes - especialistas, realizou-se o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e do Escore SAM
e, para análise das respostas dos representantes do público-alvo, utilizou-se o Índice de
Concordância Semântica. Resultados: A cartilha educativa produzida foi considerada válida
quanto ao conteúdo e aparência segundo juízes - especialistas e pelo público-alvo, apresentando
valores de IVC e IVS acima de 0,70 e Escores SAM superiores a 10. Entretanto, a cartilha
passou por uma releitura da linguagem e do conteúdo e revisão das imagens, considerando as
sugestões dos participantes da pesquisa. Conclusões: A cartilha validada pode ser amplamente
divulgada e utilizada pelas populações - chave, com o objetivo de informá-las com linguagem
acessível, encorajando a testagem regular, visando o diagnóstico precoce, a diminuição da
transmissão da infecção e a qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem de Saúde Pública |
pt_BR |
dc.title |
Produção e validação de tecnologia educacional para o diagnósticoprecoce do HIV entre populações-chave. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-21 |
|
dc.description.abstract |
To build and validate a booklet-type educational technology for the timely diagnosis
of HIV infection among key populations (men who have sex with men, sex workers and their
clientele, transgender people, transvestites and injecting drug users), in the context of Primary
Health Care. Method: This is a methodological development study, carried out through the
following steps: integrative literature review, prepared according to the guidelines - Preferred
Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis in the development of the booklet;
content and semantic validation of the booklet, by expert-judges and target audience. The
research was carried out in an electronic environment, from March to May 2023, with the
participation of 08 expert judges from the health area, 07 from other areas, and 13 individuals
who fall into the key populations. Validated instruments adapted for collection were used. The
Content Validity Index and the SAM Score were calculated for the analysis of the expert-judges'
responses, and the Semantic Agreement Index was used for the analysis of the responses of the
target audience. Results: The educational booklet produced was considered valid in terms of
content and appearance, according to expert judges and the target audience, with CVI and IVS
values above 0.70 and SAM scores greater than 10. However, the booklet was re-read of the
language and content and review of the images, considering the suggestions of the research
participants. Conclusions: The validated booklet can be widely disseminated and used by key
populations, with the aim of informing them in accessible language, encouraging regular
testing, aiming at early diagnosis, reducing the transmission of infection and improving people's
quality of life. living with HIV. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31326 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-08T14:00:54Z |
|
dc.date.available |
2023-08-08 |
|
dc.date.available |
2023-08-08T14:00:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS - infecção diagnóstico |
pt_BR |
dc.subject |
HIV |
pt_BR |
dc.subject |
HIV - infecção diagnóstico |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS - Diagnóstico precoce |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção primária a saúde |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS - diagnosis infection |
pt_BR |
dc.subject |
HIV-infection diagnosis |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS - early diagnosis |
pt_BR |
dc.subject |
Health education |
pt_BR |
dc.subject |
Primary health care |
pt_BR |
dc.subject |
SIDA |
pt_BR |
dc.subject |
SIDA - diagnóstico de infección |
pt_BR |
dc.subject |
VIH |
pt_BR |
dc.subject |
Diagnóstico de infección por VIH |
pt_BR |
dc.subject |
SIDA - diagnóstico precoz |
pt_BR |
dc.subject |
Educación para la salud |
pt_BR |
dc.subject |
Primeros auxilios |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Nara Ramyse Dantas de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Production and validation of educational technology for early HIV diagnosis among key populations. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Producción y validación de tecnología educativa para el diagnóstico temprano del VIH entre las poblaciones clave. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS,Nara Ramyse Dantas de. Produção e validação de tecnologia educacional para o diagnóstico precoce do HIV entre populações - chave. 2023. 82 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Construir y validar una tecnología educativa tipo cartilla para el diagnóstico
ocurrencia oportuna de infección por VIH entre poblaciones clave (hombres que tienen sexo con hombres,
trabajadoras sexuales y su clientela, personas transgénero, travestis y usuarios de drogas
inyectables), en el contexto de la Atención Primaria de Salud. Método: Este es un estudio de
desarrollo metodológico, realizado a través de los siguientes pasos: revisión integradora del
literatura, preparada de acuerdo con las directrices - Elementos de informe preferidos para revisiones sistemáticas
y Meta-Análisis en el desarrollo del folleto; validación de contenido y semántica de la
folleto, por jueces expertos y público objetivo. La investigación se llevó a cabo en un ambiente
electrónico, de marzo a mayo de 2023, con la participación de 08 jueces expertos
del área de salud, 07 de otras áreas y 13 individuos que se encuadran en las poblaciones clave.
Se utilizaron instrumentos validados y adaptados para la recolección. Para el análisis de las respuestas de
jueces expertos, se calculó el Índice de Validez de Contenido y el SAM Score
y, para el análisis de las respuestas de los representantes del público objetivo, el Índice de
Acuerdo Semántico. Resultados: El cuadernillo educativo producido fue considerado válido
en cuanto a contenido y apariencia según los jueces expertos y el público objetivo, presentando
Valores de CVI e IVS por encima de 0,70 y puntuaciones de SAM por encima de 10. Sin embargo, el folleto
pasó por una relectura del lenguaje y contenido y revisión de las imágenes, considerando la
sugerencias de los participantes en la investigación. Conclusiones: El cuadernillo validado puede ser ampliamente
difundido y utilizado por las poblaciones clave, con el objetivo de informarles en lenguaje
accesible, fomentando la realización de pruebas periódicas, con el objetivo de un diagnóstico precoz, reduciendo
transmisión de la infección y la calidad de vida de las personas que viven con el VIH. |
pt_BR |