DSpace/Manakin Repository

Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VILAR JUNIOR, J. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.advisor1ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjunior
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre processos de alfabetização e letramento em escolas do campo de maneira articulada à reflexão sobre a formação docente. Os objetivos específicos foram: refletir sobre aspectos históricos e conceituais da educação do campo no Brasil; discutir sobre concepções de alfabetização e letramento na escola; refletir sobre a formação de professores alfabetizadores do campo em nosso país. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa na qual realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico. No decorrer do trabalho foi possível perceber que há ainda muitos desafios para que a educação do campo e os processos de alfabetização e letramento nestes espaços possam ser efetivamente valorizados. Quanto a formação de professores, identificamos também muitos desafios. É necessário que se possa investir mais na formação do professor do campo, para que o mesmo possa acima de tudo, se sentir motivado e consequentemente possa passar essa motivação para os alunos, deve-se também proporcionar condições melhores para os alunos e professores, tendo uma boa estrutura e material apropriado. Conclui-se que a formação do professor é de suma importância para um melhor desempenho do mesmo na tarefa de alfabetizar letrando no campo, bem como também para um melhor aprendizado do aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo pt_BR
dc.title Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-22
dc.description.abstract The general objective of this work was to reflect on literacy processes in rural schools in an articulated manner with reflection on teacher training. The specific objectives were: to reflect on historical and conceptual aspects of rural education in Brazil; discuss concepts of literacy at school; reflect on the training of rural literacy teachers in our country. With regard to the methodology used in this study, we opted for qualitative research in which a bibliographical research was carried out. In the course of the work, it was possible to perceive that there are still many challenges for rural education and the literacy processes in these spaces to be effectively valued. As for teacher training, we also identified many challenges. It is necessary to invest more in the training of rural teachers, so that they can, above all, feel motivated and consequently be able to pass this motivation on to the students; better conditions for students and teachers should be provided, having a good structure and appropriate material. It is concluded that teacher training is of paramount importance for a better performance in the task of literacy in the rural schools, as well as for better student learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359
dc.date.accessioned 2023-08-09T14:56:25Z
dc.date.available 2023-08-09
dc.date.available 2023-08-09T14:56:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Field Schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy, literacy and teacher training in Rural Education: some reflections. pt_BR
dc.identifier.citation VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta