dc.creator.ID |
BATISTA, I. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0027239682712964 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACRI, L. M. S. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2227529296078320 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Ana Maria Vicente da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, A. M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Rubenia de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, R. O. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Endomarketing é um conceito que se refere às estratégias e ações de marketing voltadas para o público interno das organizações, ou seja, seus próprios funcionários. Essas ações têm como objetivo fortalecer a cultura organizacional, promover o engajamento dos colaboradores, melhorar a comunicação interna e criar um ambiente de trabalho mais satisfatório. O objetivo geral é investigar, por meio de uma análise bibliométrica, a influência do Endomarketing na satisfação dos funcionários dentro das organizações. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise bibliométrica. Diante disso, verificou-se que essa temática tem se desenvolvido de forma crescente nos últimos anos, as primeiras publicações realizadas sobre a temática foram realizadas no ano 2000, sendo acelerada a partir
de 2017 e atingindo o maior número em 2021 e 2022 isso pode ser identificado pelo contexto atual em que as organizações se preocupam muito mais com o bem estar do colaborador, além disso, foi analisado que os Estados Unidos tem o maior número de publicações sobre o tema, assim como, foi possível constatar as áreas, autores e categorias que mais publicaram. Onde foi possível concluir que o estudo contribuiu para o conhecimento sobre como o Endomarketing pode afetar a satisfação dos
funcionários, fornecendo insights valiosos para as organizações desenvolverem estratégias eficazes de Endomarketing. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Revisão bibliométrica acerca do endomarketing e sua relação com a satisfação no ambiente de trabalho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-26 |
|
dc.description.abstract |
Endomarketing is a concept that refers to the strategies and actions of
marketing aimed at the internal public of organizations, that is, their own
employees. These actions aim to strengthen the organizational culture,
promote employee engagement, improve internal communication and create
a more satisfying work environment. The general objective is to investigate, through
a bibliometric analysis, the influence of Endomarketing on customer satisfaction
employees within organizations. This is an exploratory research of
bibliometric analysis. In view of this, it was found that this theme has been
increasingly developed in recent years, the first publications
carried out on the subject were carried out in the year 2000, being accelerated from
of 2017 and reaching the highest number in 2021 and 2022 this can be identified by the
current context in which organizations are much more concerned with the well-being of the
collaborator, in addition, it was analyzed that the United States has the largest number of
publications on the subject, as well as, it was possible to verify the areas, authors and
categories that published the most. Where it was possible to conclude that the study contributed
for knowledge about how Endomarketing can affect customer satisfaction
employees, providing valuable insights for organizations to develop
effective internal marketing strategies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31427 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-14T17:42:09Z |
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dc.date.available |
2023-08-14 |
|
dc.date.available |
2023-08-14T17:42:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Edomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação – Ambiente de Trabalho – Marketing Interno |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliometria |
pt_BR |
dc.subject |
Edomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Motivation – Work Environment – Marketing Internal |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliometrics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Inara Belo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Bibliometric review about internal marketing and its relationship with satisfaction in the work environment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Inara Belo. Revisão bibliométrica acerca do endomarketing e sua relação com a satisfação no ambiente de trabalho. 2023. 24fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. |
pt_BR |