Repositorio Dspace/Manakin

As relações e semelhanças literárias entre a trajetória de José do Egito e da Cinderela: contribuições para o ensino religioso para o ensino fundamental

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID LIMA, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6141839244849452 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo A presente pesquisa pretende analisar e relacionar as principais semelhanças literárias entre um clássico da literatura pagã – Cinderela; e o texto sagrado, José do Egito, e propor uma possível elaboração de trabalho didático para a disciplina de religião/ensino religioso, ou uma metodologia de ensino religioso com a presença de obras literárias diversas. Então, temos como objetivo analisar as duas obras, apresentar e abordar os aspectos literários em comum, e discorrer sobre a possibilidade de trabalhar como material didático para o ensino religioso baseado nas normas da Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Para a realização dessa pesquisa, temos como teóricos vinculados ao tema: Carvalhal (2010), em sua obra “Literatura comparada”, instruindo e enfatizando a relevância dos estudos literários com a possibilidade de comparações entre elas, por meio de diversas temáticas. Outro teórico importante é Eliade (1992) em “O mito do eterno retorno”, onde o autor mostra as diversas manifestações por trás dos mitos religiosos, enfatizando a importância das questões espirituais por trás do comportamento humano. Frye (1992) em “O código dos códigos: a Bíblia e a literatura”, contribui maneira imprescindível nessa pesquisa. Uma vez que nesta obra Frye examina a Bíblia na perspectiva literária e não no âmbito religioso. Enfatizando sua influência ao longo dos anos em outras obras pagãs. Outro livro fundamental foi “Contos de fadas em suas versões originais”, comprovando como uma obra pode ser modificada ao longo dos anos em virtude da necessidade de adaptação ao público, em suas diferenças de idade e cultura e região. Além da Bíblia Sagrada, a versão escolhida para as citações nessa pesquisa foi a Nova Versão Internacional-NVI. Nessa metodologia bibliográfica, ocorre o levantamento de uma análise crítica das principais obras em foco de estudos, para desenvolver conhecimentos relevantes sobre o tema, contribuindo com a elaboração e conclusão da pesquisa. Contudo, para a realização desse tipo de pesquisa, temos como principal dificuldade a ausência de materiais acadêmicos relacionados ao tema, além de autores para que possam contribuir criticamente ou positivamente com as comparações entre as características de obras literárias, sendo elas grandes clássicos da literatura universal e de personagens bíblicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title As relações e semelhanças literárias entre a trajetória de José do Egito e da Cinderela: contribuições para o ensino religioso para o ensino fundamental pt_BR
dc.date.issued 2023-06-26
dc.description.abstract This research aims to analyze the main similarities between a classic of pagan literature – Cinderella; and the biblical text, Joseph of Egypt, and propose a possible elaboration of didactic work for the discipline of Religious Education or a methodology of religious teaching with the presence of diverse literary works. Furthermore, we present the goal of analyzing the two literary works, approaching their similarities, and discussing the possibility of using these works as teaching material and a tool to teach Religious Education based on the norms of the Brazilian national education curriculum – BNCC. To this end, this research employs the work of Carvalhal (2010), specifically his work “Literatura comparada”, which emphasizes the relevance of literary studies that can be performed through comparison, approaching diverse themes. Another important theorist is Eliade (1992), in “O mito do eterno retorno”, the author shows the various manifestations behind religious myths, emphasizing the importance of the spiritual questions that influence human behavior. The work of Frye (1992) "O código dos códigos: a Bíblia e a literatura” was an essential contribution in this research. In this work, Frye examines the Bible from a literary perspective and not only in the religious realm, emphasizing the influence of the Bible over the years on other pagan works. Another fundamental contribution was “Contos de fadas em suas versões originais” showing how a literary work can be modified throughout time to adapt to a certain public, age, culture, and religion. As well as the Holy Bible, the version cited in this research was the New International Version (NIV). In this bibliographic methodology, a critical analysis of the main works was employed, to develop relevant knowledge on the subject, contributing to the elaboration and conclusion of the research. However, for the accomplishment of the goals of this research, we have as the main difficulty the absence of academic materials and authors related to the theme that can contribute critically or positively to the comparisons between the characteristics of literary works regarded as great classics of the universal literature and biblical characters. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31439
dc.date.accessioned 2023-08-15T13:11:05Z
dc.date.available 2023-08-15
dc.date.available 2023-08-15T13:11:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura comparada pt_BR
dc.subject Semelhanças literárias pt_BR
dc.subject Literatura pagã pt_BR
dc.subject Texto sagrado pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Analogias pt_BR
dc.subject Interação literária pt_BR
dc.subject Sagrado e Profano pt_BR
dc.subject Cinderella pt_BR
dc.subject José do Egito pt_BR
dc.subject Estudos literários pt_BR
dc.subject Comparative literature pt_BR
dc.subject literary similarities pt_BR
dc.subject pagan literature pt_BR
dc.subject sacred text pt_BR
dc.subject Religious education pt_BR
dc.subject Literary analysis pt_BR
dc.subject Analogies pt_BR
dc.subject Literary interaction pt_BR
dc.subject Sacred and profane pt_BR
dc.subject Cinderella pt_BR
dc.subject Joseph of Egypt pt_BR
dc.subject Literary studies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Mariane Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative relations and literary sitrajectory of Joseph of Egypt and of Cinderella: contributions to religious teaching for teaching fundamental pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Mariane Soares. As relações e semelhanças literárias entre a trajetória de José do Egito e da Cinderela: contribuições para o ensino religioso para o ensino fundamental. 2023. 38f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta