DSpace/Manakin Repository

Estrada de ferro de Mossoró e vida cotidiana: história e historiografia (1912-1951).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID XAVIER, F. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9767375845530892 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARANHA, Gervácio Batista.
dc.contributor.advisor1ID ARANHA, Gervácio Batista. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1710555950559889 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Lemuel Rodrigues da.
dc.contributor.referee2 AZEVEDO NETO, Joachin.
dc.description.resumo O objetivo do trabalho é identificar e compreender na historiografia e nos memorialistas o modo como as representações inscritas nos textos foram aceitas ou impostas a respeito da Estrada de Ferro de Mossoró, uma vez que esses textos não são isentos ou neutros, mas são construídos para dar significado e sentidos ao mundo. As ideias que tornearam a construção da estrada, do suíço João Ulrich Graf, na década de 1870, foram o mote para os grupos dominantes na República, e esse “sonho grafiano” foi reivindicado em inúmeras “propagandas” Brasil afora em defesa da ferrovia. A metodologia se construiu a partir de pesquisas bibliográficas e acesso a textos, artigos (jornais, documentos, memoriais, pareceres, etc). Destarte, foram utilizados como aportes teóricos os conceitos de representação, de Roger Chartier (1990, 1991, 2002); “teatralização política”, cujos referenciais foram Georges Balandier, Marc Bloch, Adam Hochschild e Clifford Geertz. Naquele momento histórico, a elite tentou mostrar-se “solidária” aos retirantes, apropriando do “discurso da seca” e do sofrimento alheio através de linguagem dramática para produzir imagens que convencessem o Governo Central que a causa da miséria e atraso de Mossoró era a ausência da ferrovia. Sobre esse tópico existem poucos trabalhos, mas alguns foram fundamentais para responder as problemáticas, a exemplo do trabalho de Clementino (1990), Camelo Filho (2000), Melo (2000), Aranha (2001, 2003, 2007), Rocha (2005), Rodrigues (2006), Galvão (2019), entre outros. Desse modo, observou-se que construída a partir de um traçado diferente do plano inicial, os trilhos trouxeram consigo impactos econômicos, sociais e culturais para a cidade de Mossoró na primeira metade do século XX, bem como o aumento populacional, das rendas públicas, a expansão espacial da cidade, entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Estrada de ferro de Mossoró e vida cotidiana: história e historiografia (1912-1951). pt_BR
dc.date.issued 2023-03-01
dc.description.abstract The objective of this work is to identify and understand in the historiography and in the memorialists the way in which the representations inscribed in the texts were accepted or imposed regarding the Railroad in Mossoró, since these texts are not exempt or neutral, but are constructed to give meaning and senses to the world. The ideas that led to the construction of the road, by the Swiss João Ulrich Graf, in the 1870s, were the motto for the dominant groups in the Republic, and this “Graphic dream” was claimed in countless “advertisements” throughout Brazil in defense of the railroad The methodology was built from bibliographic research and access to texts, articles (newspapers, documents, memorials, opinions, etc.). Thus, the concepts of representation, by Roger Chartier (1990, 1991, 2002); “political theatricalization”, whose references were Georges Balandier, Marc Bloch, Adam Hochschild and Clifford Geertz. At that historic moment, the elite tried to show “solidarity” with the migrants, appropriating the “drought speech” and the suffering of others through dramatic language to produce images that convinced the Central Government that the cause of the misery and backwardness of Mossoró was the absence of the railroad. There are few works on this topic, but some were fundamental to answer the problems, such as the work of Clementino (1990), Camelo Filho (2000), Melo (2000), Aranha (2001, 2003, 2007), Rocha (2005), Rodrigues (2006), Galvão (2019), among others. Thus, it was observed that built from a different layout than the initial plan, the rails brought economic, social and cultural impacts to the city of Mossoró in the first half of the twentieth century, as well as the population increase, public income, the spatial expansion of the city, among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31441
dc.date.accessioned 2023-08-15T13:27:06Z
dc.date.available 2023-08-15
dc.date.available 2023-08-15T13:27:06Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Solução das secas pt_BR
dc.subject João Ulrich Graf pt_BR
dc.subject Mossoró pt_BR
dc.subject Ferrovia pt_BR
dc.subject Railroad pt_BR
dc.subject Solution of droughts resumen pt_BR
dc.subject Ferrocarril pt_BR
dc.subject Solución de sequías resumen pt_BR
dc.subject Chemin de fer pt_BR
dc.subject Solution des sécheresses pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator XAVIER, Fábio Augusto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mossoró railroad and everyday life: history and historiography (1912-1951). pt_BR
dc.identifier.citation XAVIER, Fábio Augusto. Estrada de ferro de Mossoró e vida cotidiana: história e historiografia (1912-1951). 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta