DSpace/Manakin Repository

A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente trabalho aborda como temática A Contribuição do Gestor para uma Educação de Qualidade na Escola Pública, que tem por objetivo geral discutir as contribuições e as funções do gestor no processo educacional, para que possa promover uma educação de qualidade na escola pública. E como objetivos específicos são: refletir a importância da participação e o acompanhamento do gestor juntamente com os professores e a equipe pedagógica seja no planejamento, na organização e no desenvolvimento escolar; aplicar técnicas e estratégias essenciais para amplificar a eficácia dos processos educativos dentro da instituição e, assim, proporcionar êxito nos resultados, e por fim, avaliar as ações pedagógicas da escola, visando melhores resultados na aprendizagem, na formação e no rendimento escolar dos alunos. A gestão escolar é a base responsável pela administração e organização da escola, a fim de promover melhores condições de ensino e aprendizagem para efetivar o avanço no processo educacional. Nessa perspectiva, é através das contribuições do gestor escolar que a escola vai possibilitar uma educação mais eficaz e significativa. Desse modo, para que isso ocorra é necessário além de liderar e administrar o funcionamento da instituição, desenvolver ações e estratégias em conjunto, a partir disso que envolve a gestão democrática, no qual a participação nas tomadas de decisões e ações devem acontecer de forma coletiva, envolvendo a equipe escolar e a comunidade. A pesquisa destaca alguns autores como FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), entre outros. A abordagem utilizada no trabalho é de cunho qualitativo. A técnica de pesquisa foi o uso da entrevista. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram a importância e as diversas contribuições que o gestor (a) proporciona no âmbito educacional, efetivando êxito e qualidade no ensino na escola pública, afim de propiciar ainda mais melhores condições na educação, através de suas práticas na gestão escolar democrática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-14
dc.description.abstract The present work deals with the theme The Manager's Contribution to Quality Education in Public Schools, which aims to discuss the contributions and functions of the manager in the educational process, so that he can promote quality education in public schools. And as specific objectives are: to reflect the importance of participation and monitoring of the manager together with the teachers and the pedagogical team, whether in planning, organization and school development; apply essential techniques and strategies to amplify the effectiveness of the educational processes within the institution and, thus, provide successful results, and finally, evaluate the school's pedagogical actions, aiming at better results in the learning, training and academic performance of students. School management is the basis responsible for the administration and organization of the school, in order to promote better teaching and learning conditions to make progress in the educational process. From this perspective, it is through the contributions of the school manager that the school will enable a more effective and meaningful education. Thus, for this to happen, it is necessary, in addition to leading and managing the functioning of the institution, to develop actions and strategies together, based on this that involves democratic management, in which participation in decision-making and actions must take place collectively. , involving the school team and the community. The research highlights some authors such as FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), among others. The approach used in the work is of a qualitative nature. The research technique was the use of the interview. A descriptive research was developed. The results obtained in this research demonstrate the importance and the various contributions that the manager provides in the educational field, effecting success and quality in teaching in public schools, in order to provide even better conditions in education, through their practices in school management democratic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443
dc.date.accessioned 2023-08-15T13:55:33Z
dc.date.available 2023-08-15
dc.date.available 2023-08-15T13:55:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.subject Gestão Democrática pt_BR
dc.subject Gestor escolar- função pt_BR
dc.subject Processo educacional- contribuição do gestor pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Democratic management pt_BR
dc.subject School manager - function pt_BR
dc.subject Educational process - manager's contribution pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Elane Cristina da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The manager's contribution to quality education in public schools. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Elane Cristina da Silva. A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública. 2023. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta