DSpace/Manakin Repository

Educação financeira em uma Escola Pública no Município de Pombal, PB : que cidadãos estamos formando.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LINHARES, L. A. pt_BR
dc.creator.ID BANDEIRA, M. R. S.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7375566770904189 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5579878378141638
dc.contributor.advisor1 COSTA, Rubênia de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, R. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0790230556773806 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Johny Davyd Soares.
dc.contributor.referee1ID BARBOSA, J. D. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 PAMPLONA, Paulo Xavier.
dc.contributor.referee2ID PAMPLONA, P. X. pt_BR
dc.description.resumo No decorrer da vida o ser humano precisa lidar com decisões financeiras que se não forem trabalhadas podem levar as pessoas a consumirem mais do que são capazes de arcar e assim comprometerem seu bem-estar atual e futuro. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a percepção de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública sobre a Educação Financeira e sua importância. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir da aplicação de questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, sendo este composto por treze perguntas que visavam identificar o comportamento financeiro dos respondentes. O público-alvo desta pesquisa foi dividido em dois grupos, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e alunos do 3º ano do Ensino Médio. Concluiu-se a necessidade da ampliação de estudos acerca da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental, sendo de grande necessidade e importância, visto que possibilitam o desenvolvimento do senso crítico e a reflexão dos jovens sobre sua vida financeira e a tomada de decisões assertivas, influenciando de forma indireta para o bem-estar econômico e social dos cidadãos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Educação financeira em uma Escola Pública no Município de Pombal, PB : que cidadãos estamos formando. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-26
dc.description.abstract Throughout life, human beings need to deal with financial decisions that, if not worked on can lead people to consume more than they are able to afford and thereby compromising their current and future well-being. Therefore, the objective of this research was identify the perception of elementary and high school students from a public school about Financial Education and its importance. To achieve this objective, the procedures methodological aspects were based on the application of a structured questionnaire as an instrument of data collection, which was composed of thirteen questions that aimed to identify the respondents' financial behavior. The target audience of this research was divided into two groups, students in the 6th year of Elementary School II and students in the 3rd year of High School. It was concluded that there is a need to expand studies on Financial Education with students High School and Elementary School, being of great need and importance, since enable the development of critical thinking and reflection by young people about their lives financial and assertive decision-making, indirectly influencing the well-being citizens' economic and social. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31447
dc.date.accessioned 2023-08-15T17:07:49Z
dc.date.available 2023-08-15
dc.date.available 2023-08-15T17:07:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento Financeiro pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Bem-estar Econômico e Social pt_BR
dc.subject Decisões Assertivas pt_BR
dc.subject Financial planning pt_BR
dc.subject Elementary Education pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.subject Economic and Social Wellbeing pt_BR
dc.subject Assertive Decisions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LINHARES, Liana Arruda.
dc.creator BANDEIRA, Maria Rita de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Financial education in a Public School in the Municipality of Pombal, PB: what citizens are we forming. pt_BR
dc.identifier.citation LINHARES, Liane Arruda. Educação financeira em uma Escola Pública no Município de Pombal, PB : que cidadãos estamos formando. 2023. 34fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta