DSpace/Manakin Repository

A racionalidade neoliberal na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo Este estudo foi desenvolvido com base na análise das concepções propostas para a educação escolar no Ensino Médio, tendo como foco a abordagem da educação neoliberal. O nosso objetivo geral foi realizar uma análise da proposta formativa da Reforma do Ensino Médio de 2017 e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, de pesquisa documental, fundamentada na análise do discurso na acepção foucaultiana, utilizando a categoria teórica da governamentalidade neoliberal. O campo do nosso estudo é o ensino brasileiro, que passou por significativas transformações com a implementação da Reforma de 2017 e a elaboração da BNCCEM. Para embasar teoricamente a análise, foram utilizados os seguintes autores: Dardot (2016), Fischer (2001); Foucault (2002; 2008a; 2008b; 2014), Fernandes (2015; 2021), Freitas (2018), Gadelha (2012), López-Ruiz (2007), Laval (2016; 2019) e Marshall (2011). Esses autores fornecem subsídios para compreender as políticas educacionais, as implicações da governamentalidade neoliberal no campo educacional e as transformações no Ensino Médio. Diante da pesquisa realizada, chegamos à conclusão que os direcionamentos formativos presentes nos documentos da Reforma de 2017 e da BNCCEM têm como objetivo a produção de um perfil educacional voltado para o empreendedorismo e a “autoformação” dos educandos do Ensino Médio. Baseando-se no desenvolvimento e no acúmulo de competências e habilidades, enfatizando a preparação do aluno para um contexto competitivo e flexível direcionado ao mercado de trabalho e às formas de produção modernas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A racionalidade neoliberal na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-13
dc.description.abstract This study was developed based on the analysis of the proposed conceptions for school education in High School, focusing on the neoliberal education approach. Our general objective was to carry out an analysis of the formative proposal of the Secondary Education Reform of 2017 and the National Common Curricular Base of Secondary Education (BNCCEM). The methodology adopted was of a qualitative nature, based on documentary research, based on discourse analysis in the Foucaultian sense, using the theoretical category of neoliberal governmentality. The field of our study is Brazilian education, which underwent significant transformations with the implementation of the 2017 Reform and the elaboration of the BNCCEM. To theoretically support the analysis, the following authors were used: Dardot (2016), Fischer (2001); Foucault (2002; 2008a; 2008b; 2014), Fernandes (2015; 2021), Freitas (2018), Gadelha (2012), López-Ruiz (2007), Laval (2016; 2019) and Marshall (2011). These authors provide subsidies to understand educational policies, the implications of neoliberal governmentality in the educational field and the transformations in High School. Before the research carried out, we came to the conclusion that the training guidelines present in the documents of the 2017 Reform and the BNCCEM are aimed at producing an educational profile focused on entrepreneurship and the “self-training” of high school students. Based on the development and accumulation of skills and abilities, emphasizing the student preparation for a competitive and flexible context aimed at the job market and modern forms of production. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31448
dc.date.accessioned 2023-08-15T17:21:04Z
dc.date.available 2023-08-15
dc.date.available 2023-08-15T17:21:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Govenamentalidade pt_BR
dc.subject Reforma do Ensino Médio- 2017 pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio - (BNCCEM) pt_BR
dc.subject Educação neoliberal pt_BR
dc.subject Neoliberalism pt_BR
dc.subject Governmentality pt_BR
dc.subject Secondary Education Common Curriculum National Base - (BNCCEM) pt_BR
dc.subject Secondary Education Common National Curriculum Base pt_BR
dc.subject neoliberal education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Matheus da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Neoliberal rationality in the 2017 high school reform and in the high school BNCC. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Matheus da Costa. A racionalidade neoliberal na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC do ensino médio. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta