DSpace/Manakin Repository

O uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagenética.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, P. R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6613992055636498 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA , Rozilene Lopes de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES , Hercília Maria.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo Esta monografia teve como objetivo geral analisar a importância dos materiais didáticos no ensino fundamental I utilizando a psicogenética piagetiana como parâmetro. A pesquisa se justificou em razão da necessidade crescente de se implementar metodologias ativas e construtivas no processo de ensino-aprendizagem, o que culminou na relevância em investigar como as ferramentas de ensino são concebidas e empregadas pelos professores. O que motivou a realização desta investigação foi a possibilidade de proporcionar contribuições significativas na área da educação, acerca do pressuposto de que o uso dos recursos didáticos pedagógicos pode e deve ser planejado com base nas teorias da aprendizagem humana. Nesta pesquisa buscou-se responder a seguinte questão problematizadora: quais são as contribuições da psicogenética para o uso otimizado dos materiais didáticos no ensino fundamental I? Optou-se pela metodologia da pesquisa científica de natureza quanti-qualitativa, do tipo exploratório. Foram utilizadas como fontes documentos escritos e recursos iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os referenciais teóricos que sustentaram esta investigação foram decorrentes das contribuições de Piaget (1999), Piletti (2004), Coll e Martí (2007), S. Ferreira (2007), Freitas (2007), Goulart (2008), Nunes e Silveira (2015), e Martins, Chirindza e Cuamba (2018). O contexto desta investigação envolveu o espaço de pesquisa de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental na cidade de São José de Piranhas, no estado da Paraíba. Os resultados esperados com essa pesquisa foram: estabelecer uma relação entre a teoria psicogenética e o uso dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem; identificar quais são os recursos didáticos mais utilizados pelos professores do ensino fundamental I; e, compreender como os professores percebem a utilidade dos materiais didáticos em sua prática, enquanto correlacionam à teoria da psicogenética. Com esses propósitos foi possível constatar que: existe relação entre os conceitos e as proposições da teoria psicogenética com a finalidade do material didático; os critérios atribuídos pelos professores para um maior ou menor uso dos materiais didáticos são, além da quantidade desses recursos em disposição suficiente na escola e das características ou necessidades da turma, o posicionamento metodológico adotado por eles no planejamento e realização de suas aulas; e verificou-se por fim que os docentes compreendem a importância desses materiais no estimulo e auxilio do ensino, além de apontarem quais os graus de atividades pedagógicas desenvolvidas com esses recursos, mas ao refletirem sobre essa questão envolvendo a teoria de Piaget, apresentaram noções dispersas sobre como estes se interligam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagenética. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-16
dc.description.abstract The general objective of this monograph was to analyze the importance of didactic materials in primary education using Piagetian psychogenetics as a parameter. The research was justified by the growing need to implement active and constructive methodologies in the teaching-learning process, which culminated in the relevance of investigating how teaching tools are designed and used by teachers. What motivated this investigation was the possibility of providing significant contributions in the field of education, based on the assumption that the use of pedagogical didactic resources can and should be planned based on theories of human learning. In this research, we sought to answer the following problematizing question: what are the contributions of psychogenetics to the optimized use of didactic materials in primary education? We opted for the methodology of scientific research of a quantitative and qualitative nature, of the exploratory type. Written documents and iconography resources were used as sources, some already existing and others produced in the research process. The data collection instrument consisted of a questionnaire with open and closed questions. The theoretical references that supported this investigation resulted from the contributions of Piaget (1999), Piletti (2004), Coll and Martí (2007), S. Ferreira (2007), Freitas (2007), Goulart (2008), Nunes and Silveira (2015), and Martins, Chirindza and Cuamba (2018). The context of this investigation involved the research space of a Municipal School of Early Childhood Education and primary education in the city of São José de Piranhas, in the state of Paraíba. The expected results of this research were: establishing a relationship between psychogenetic theory and the use of didactic materials in the teaching-learning process; to identify which are the didactic resources most used by primary education teachers; and, to understand how teachers perceive the usefulness of didactic materials in their practice, while correlating them to psychogenetic theory. With these purposes it was possible to verify that: there is a relationship between the concepts and propositions of the psychogenetic theory with the purpose of the didactic material; the criteria assigned by teachers for a greater or lesser use of didactic materials are, in addition to the amount of these resources available at school and the characteristics or needs of the class, the methodological position adopted by them in planning and carrying out their classes; and it was finally verified that the teachers understand the importance of these materials in stimulating and helping teaching, in addition to pointing out the degrees of pedagogical activities developed with these resources, but when reflecting on this issue involving Piaget's theory, they presented dispersed notions about how they interconnect. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31454
dc.date.accessioned 2023-08-15T18:33:06Z
dc.date.available 2023-08-15
dc.date.available 2023-08-15T18:33:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Psicogenética pt_BR
dc.subject Material didático pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Escola Municipal - São José de Piranhas - PB pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pedagógicos pt_BR
dc.subject Ensino infantil - Município de São José de Piranhas - Paraíba pt_BR
dc.subject Recursos iconográficos pt_BR
dc.subject Educational psychology pt_BR
dc.subject Psychogenetics pt_BR
dc.subject Courseware pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Municipal School - São José de Piranhas - PB pt_BR
dc.subject Pedagogical Didactic Resources pt_BR
dc.subject Kindergarten - Municipality of São José de Piranhas - Paraíba pt_BR
dc.subject Iconographic resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Paulo Ricardo Abreu.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of teaching materials in elementary school I: parameters of piagenetic psychogenetics. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Paulo Ricardo Abreu. O uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagetiana. 2023. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta