dc.creator.ID |
MORAIS, P. R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6613992055636498 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA , Rozilene Lopes de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. L. de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES , Hercília Maria. |
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dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
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dc.description.resumo |
Esta monografia teve como objetivo geral analisar a importância dos materiais didáticos no
ensino fundamental I utilizando a psicogenética piagetiana como parâmetro. A pesquisa se
justificou em razão da necessidade crescente de se implementar metodologias ativas e
construtivas no processo de ensino-aprendizagem, o que culminou na relevância em investigar
como as ferramentas de ensino são concebidas e empregadas pelos professores. O que
motivou a realização desta investigação foi a possibilidade de proporcionar contribuições
significativas na área da educação, acerca do pressuposto de que o uso dos recursos didáticos
pedagógicos pode e deve ser planejado com base nas teorias da aprendizagem humana. Nesta
pesquisa buscou-se responder a seguinte questão problematizadora: quais são as contribuições
da psicogenética para o uso otimizado dos materiais didáticos no ensino fundamental I?
Optou-se pela metodologia da pesquisa científica de natureza quanti-qualitativa, do tipo
exploratório. Foram utilizadas como fontes documentos escritos e recursos iconográficos,
alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. O instrumento de coleta de
dados consistiu em um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os referenciais
teóricos que sustentaram esta investigação foram decorrentes das contribuições de Piaget
(1999), Piletti (2004), Coll e Martí (2007), S. Ferreira (2007), Freitas (2007), Goulart (2008),
Nunes e Silveira (2015), e Martins, Chirindza e Cuamba (2018). O contexto desta
investigação envolveu o espaço de pesquisa de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental na cidade de São José de Piranhas, no estado da Paraíba. Os resultados
esperados com essa pesquisa foram: estabelecer uma relação entre a teoria psicogenética e o
uso dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem; identificar quais são os
recursos didáticos mais utilizados pelos professores do ensino fundamental I; e, compreender
como os professores percebem a utilidade dos materiais didáticos em sua prática, enquanto
correlacionam à teoria da psicogenética. Com esses propósitos foi possível constatar que:
existe relação entre os conceitos e as proposições da teoria psicogenética com a finalidade do
material didático; os critérios atribuídos pelos professores para um maior ou menor uso dos
materiais didáticos são, além da quantidade desses recursos em disposição suficiente na escola
e das características ou necessidades da turma, o posicionamento metodológico adotado por
eles no planejamento e realização de suas aulas; e verificou-se por fim que os docentes
compreendem a importância desses materiais no estimulo e auxilio do ensino, além de
apontarem quais os graus de atividades pedagógicas desenvolvidas com esses recursos, mas
ao refletirem sobre essa questão envolvendo a teoria de Piaget, apresentaram noções dispersas
sobre como estes se interligam. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagenética. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-16 |
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dc.description.abstract |
The general objective of this monograph was to analyze the importance of didactic materials
in primary education using Piagetian psychogenetics as a parameter. The research was
justified by the growing need to implement active and constructive methodologies in the
teaching-learning process, which culminated in the relevance of investigating how teaching
tools are designed and used by teachers. What motivated this investigation was the possibility
of providing significant contributions in the field of education, based on the assumption that
the use of pedagogical didactic resources can and should be planned based on theories of
human learning. In this research, we sought to answer the following problematizing question:
what are the contributions of psychogenetics to the optimized use of didactic materials in
primary education? We opted for the methodology of scientific research of a quantitative and
qualitative nature, of the exploratory type. Written documents and iconography resources
were used as sources, some already existing and others produced in the research process. The
data collection instrument consisted of a questionnaire with open and closed questions. The
theoretical references that supported this investigation resulted from the contributions of
Piaget (1999), Piletti (2004), Coll and Martí (2007), S. Ferreira (2007), Freitas (2007),
Goulart (2008), Nunes and Silveira (2015), and Martins, Chirindza and Cuamba (2018). The
context of this investigation involved the research space of a Municipal School of Early
Childhood Education and primary education in the city of São José de Piranhas, in the state of
Paraíba. The expected results of this research were: establishing a relationship between
psychogenetic theory and the use of didactic materials in the teaching-learning process; to
identify which are the didactic resources most used by primary education teachers; and, to
understand how teachers perceive the usefulness of didactic materials in their practice, while
correlating them to psychogenetic theory. With these purposes it was possible to verify that:
there is a relationship between the concepts and propositions of the psychogenetic theory with
the purpose of the didactic material; the criteria assigned by teachers for a greater or lesser use
of didactic materials are, in addition to the amount of these resources available at school and
the characteristics or needs of the class, the methodological position adopted by them in
planning and carrying out their classes; and it was finally verified that the teachers understand
the importance of these materials in stimulating and helping teaching, in addition to pointing
out the degrees of pedagogical activities developed with these resources, but when reflecting
on this issue involving Piaget's theory, they presented dispersed notions about how they
interconnect. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31454 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-15T18:33:06Z |
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dc.date.available |
2023-08-15 |
|
dc.date.available |
2023-08-15T18:33:06Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Psicogenética |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal - São José de Piranhas - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino infantil - Município de São José de Piranhas - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos iconográficos |
pt_BR |
dc.subject |
Educational psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Psychogenetics |
pt_BR |
dc.subject |
Courseware |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Municipal School - São José de Piranhas - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Didactic Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Kindergarten - Municipality of São José de Piranhas - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Iconographic resources |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, Paulo Ricardo Abreu. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of teaching materials in elementary school I: parameters of piagenetic psychogenetics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, Paulo Ricardo Abreu. O uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagetiana. 2023. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |