DSpace/Manakin Repository

O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5812737966318116 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BORBA, Valéria Maria de Lima.
dc.contributor.advisor1ID BORBA, V. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3764023649002251 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Fernanda Andréa Fernandes.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Ane Cristine Hermino.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o professor trabalha com a tabuada nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. Para tanto, baseamos nosso referencial teórico nas seguintes discussões: (a) Contrato Didático e a Relação Professor-Aluno Mediada Pelo Saber, em que discutimos o conceito de Contrato Didático e sua influência na sala de aula; e (b) A tabuada de multiplicação no contexto escolar: considerações acerca do saber em questão, explorando aspectos importantes relacionados ao ensino da tabuada de multiplicação no ambiente de sala de aula. A problemática central da pesquisa é investigar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental estão ensinando a tabuada de multiplicação? O qual parte da hipótese de que a tabuada é fundamental para a maioria dos conteúdos de Matemática, com a memorização das tabelas sendo essencial para o desenvolvimento posterior da disciplina, fato esse que gerou uma inquietação acerca da busca por compreender os modos como tal assunto é trabalhado em sala com os alunos. A metodologia adotada se deu partir de uma pesquisa do tipo empírica e de natureza qualitativa, a qual foi conduzida em uma instituição pública de ensino, tendo como sujeito participante uma professora atuante em uma turma de 5° ano. O principal instrumento/técnica de produção e captura dos dados foi a videografia das aulas. Por meio da realização da análise dos dados gerados, são examinadas as interações em sala de aula e as decisões didáticas da professora (nomeada por nós como Ametista) em relação ao ensino da tabuada de ultiplicação que conduziram para a identificação de alguns elementos que foram definidores para a compreensão das atitudes docentes ao ensinar tal conteúdo nas aulas de Matemática. O estudo mostrou que a investigação baseada a partir do fenômeno do Contrato Didático permitiu uma análise detalhada do ensino da tabuada, revelando a importância de tornar o processo de ensino e, também, de aprendizagem dos fatos fundamentais da multiplicação significativo, o qual pode ter foco excessivo na memorização em detrimento da compreensão dos conceitos subjacentes ao saber em ‘jogo’ pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-07
dc.description.abstract The present study aims to analyze how teachers work with multiplication tables in the early years of elementary education in a school located in Cajazeiras-PB municipality. To do so, we based our theoretical framework on the following discussions: (a) Didactic Contract and the Teacher-Student Relationship Mediated by Knowledge, where we discuss the concept of Didactic Contract and its influence in the classroom; and (b) The multiplication tables in the school context: considerations about the knowledge at hand, exploring important aspects related to the teaching of multiplication tables in the classroom environment. The central problem of the research is to investigate how teachers in the early years of elementary education are teaching the multiplication tables. This stems from the hypothesis that the multiplication tables are fundamental for most Mathematical content, with the memorization of the tables being essential for the later development of the subject. This fact has sparked concerns about understanding the ways in which this topic is approached in the classroom with students. The methodology adopted was based on empirical research of a qualitative nature, conducted in a public educational institution, with a participating subject being an active teacher in a 5th-grade class. The main instrument/technique for data production and capture was videography of the classes. Through the analysis of the generated data, classroom interactions and the didactic decisions made by the teacher (referred to by us as Amethyst) regarding the teaching of multiplication tables were examined, leading to the identification of some elements that were defining for the understanding of teachers' attitudes when teaching this content in Mathematics classes. The study showed that an investigation based on the phenomenon of the Didactic Contract allowed for a detailed analysis of the teaching of multiplication tables, revealing the importance of making the teaching and learning process of fundamental multiplication facts meaningful, which can sometimes overly focus on memorization at the expense of understanding the underlying concepts at ‘play’. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31468
dc.date.accessioned 2023-08-16T13:05:25Z
dc.date.available 2023-08-16
dc.date.available 2023-08-16T13:05:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Didática em matemática pt_BR
dc.subject Ensino da tabuada de multiplicação pt_BR
dc.subject Matemática - série iniciais pt_BR
dc.subject Escola municipal - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Contrato didático pt_BR
dc.subject Relação -professor-aluno pt_BR
dc.subject Tabuada de multiplicação pt_BR
dc.subject Aulas de matemática-ensino fundamental pt_BR
dc.subject Atividades docentes em matemática pt_BR
dc.subject Didactics in Mathematics pt_BR
dc.subject Teaching the multiplication table pt_BR
dc.subject Mathematics - initial series pt_BR
dc.subject Municipal school - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Didactic contract pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Multiplication table pt_BR
dc.subject Mathematics classes-elementary school pt_BR
dc.subject Mathematics teaching activities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Lucas Menezes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of the multiplication table in the early years of elementary school: an analysis from the perspective of the didactic contract. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Lucas Menezes de. O ensino da tabuada de multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático. 2023. 108f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta