dc.creator.ID |
MOURÃO, R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2886631761424987 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES , Hercília Maria. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como tema a “afetividade relacionada ao ambiente escolar”. A afetividade é
uma dimensão que vem sendo cada vez mais discutida e colocada em prática por professores
que consideram que ela pode favorecer positivamente à aprendizagem dos alunos e às relações
na sala de aula do ambiente escolar. Tem como objetivo geral compreender como a afetividade
docente contribui para identificar, encaminhar e solucionar problemas de aprendizagem em
alunos do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa
qualitativa, do tipo exploratória, na qual os dados foram analisados a partir da técnica de Análise
de Conteúdo. Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado um questionário, contendo
questões sociodemográficas que possibilitaram conhecer o perfil dos participantes e cinco
questões abertas para conhecer as ideias que os educadores possuem sobre o tema. Participaram
da pesquisa dez professores de três escolas da rede municipal da cidade de Cajazeiras-PB que
atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico está fundamentado em
autores como Wallon (2008); Antunes (2008); Dantas (1992) Vygotsky (1998); Barbosa
(2020); Freire (1996), dentre outros. A partir da análise de dados, o que se pode constatar é que
a opinião dos professores em relação à afetividade é que ela é uma dimensão muito importante
para a aprendizagem, pois a partir dos sentimentos afetivos, é possível estabelecer uma conexão
mais próxima entre professor e aluno, o que pode vir facilitar a identificação de problemas de
aprendizagem, a afetividade também pode desenvolver no aluno sentimentos de segurança e
autonomia e possibilita a criação de metodologias adequadas e mais prazerosas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Importância da afetividade no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-16 |
|
dc.description.abstract |
This research focuses on "affection related to the school environment". Affection is a dimension
that has been increasingly discussed and implemented by teachers who believe that it can
positively influence students' learning and relationships in the classroom within the school
environment. The general objective is to understand how teacher affection contributes to
identifying, addressing, and solving learning problems in elementary school students. To
achieve this goal, qualitative exploratory research was conducted, in which data were analyzed
using the analysis technique. A questionnaire was developed as the data collection instrument,
containing sociodemographic questions to understand the participants' profiles and five openended
questions to explore educators' ideas about the topic. Ten teachers from three municipal
schools in the city of Cajazeiras-PB, working in the early years of elementary education,
participated in the research. The theoretical framework is based on authors such as Wallon
(2008), Antunes (2008), Dantas (1992), Vygotsky (1998), Barbosa (2020), Freire (1996),
among others. From the data analysis, it can be observed that teachers' opinion regarding
affection is that it is a crucial dimension for learning. Through emotional feelings, a closer
connection can be established between the teacher and the student, which can facilitate the
identification of learning problems. Affection can also develop feelings of security and
autonomy in students, and enable the creation of appropriate and more enjoyable
methodologies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31471 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-16T18:56:13Z |
|
dc.date.available |
2023-08-16 |
|
dc.date.available |
2023-08-16T18:56:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade docente - ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas municipais de Cajazeiras-Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching affectivity - school environment |
pt_BR |
dc.subject |
Municipal schools of Cajazeiras-Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
learning problems |
pt_BR |
dc.subject |
School environment |
pt_BR |
dc.subject |
teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURÃO, Raquel Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Importance of affectivity in elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURÃO,Raquel Santos. Importância da afetividade no ensino fundamental. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |