DSpace/Manakin Repository

Importância da afetividade no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURÃO, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2886631761424987 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.referee2 FERNANDES , Hercília Maria.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como tema a “afetividade relacionada ao ambiente escolar”. A afetividade é uma dimensão que vem sendo cada vez mais discutida e colocada em prática por professores que consideram que ela pode favorecer positivamente à aprendizagem dos alunos e às relações na sala de aula do ambiente escolar. Tem como objetivo geral compreender como a afetividade docente contribui para identificar, encaminhar e solucionar problemas de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na qual os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado um questionário, contendo questões sociodemográficas que possibilitaram conhecer o perfil dos participantes e cinco questões abertas para conhecer as ideias que os educadores possuem sobre o tema. Participaram da pesquisa dez professores de três escolas da rede municipal da cidade de Cajazeiras-PB que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico está fundamentado em autores como Wallon (2008); Antunes (2008); Dantas (1992) Vygotsky (1998); Barbosa (2020); Freire (1996), dentre outros. A partir da análise de dados, o que se pode constatar é que a opinião dos professores em relação à afetividade é que ela é uma dimensão muito importante para a aprendizagem, pois a partir dos sentimentos afetivos, é possível estabelecer uma conexão mais próxima entre professor e aluno, o que pode vir facilitar a identificação de problemas de aprendizagem, a afetividade também pode desenvolver no aluno sentimentos de segurança e autonomia e possibilita a criação de metodologias adequadas e mais prazerosas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Importância da afetividade no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-16
dc.description.abstract This research focuses on "affection related to the school environment". Affection is a dimension that has been increasingly discussed and implemented by teachers who believe that it can positively influence students' learning and relationships in the classroom within the school environment. The general objective is to understand how teacher affection contributes to identifying, addressing, and solving learning problems in elementary school students. To achieve this goal, qualitative exploratory research was conducted, in which data were analyzed using the analysis technique. A questionnaire was developed as the data collection instrument, containing sociodemographic questions to understand the participants' profiles and five openended questions to explore educators' ideas about the topic. Ten teachers from three municipal schools in the city of Cajazeiras-PB, working in the early years of elementary education, participated in the research. The theoretical framework is based on authors such as Wallon (2008), Antunes (2008), Dantas (1992), Vygotsky (1998), Barbosa (2020), Freire (1996), among others. From the data analysis, it can be observed that teachers' opinion regarding affection is that it is a crucial dimension for learning. Through emotional feelings, a closer connection can be established between the teacher and the student, which can facilitate the identification of learning problems. Affection can also develop feelings of security and autonomy in students, and enable the creation of appropriate and more enjoyable methodologies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31471
dc.date.accessioned 2023-08-16T18:56:13Z
dc.date.available 2023-08-16
dc.date.available 2023-08-16T18:56:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Afetividade docente - ambiente escolar pt_BR
dc.subject Escolas municipais de Cajazeiras-Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Problemas de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Teaching affectivity - school environment pt_BR
dc.subject Municipal schools of Cajazeiras-Paraíba pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject learning problems pt_BR
dc.subject School environment pt_BR
dc.subject teacher-student relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURÃO, Raquel Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Importance of affectivity in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MOURÃO,Raquel Santos. Importância da afetividade no ensino fundamental. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta