DSpace/Manakin Repository

Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão. O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract The change frantic attacking the business environment does not allow executives to choose only from experience and insight, without the existence of reliable information. Accordingly, the moderns information systems enable the collection and processing of data in order to meet the continuing demand for information in timely and quality. This research aimed to examine to what extent the marketing information systems contributes to organizational success. The types of research were carried out the exploratory and descriptive. The unit of analysis was the executives of high or medium level. The universe of 104 companies involved carrying large, medium and small sectores of the service and trade, all located in the city of Campina Grande. The sample was census. For the data collection was used to interview in depth. The approach of the data involved the qualitative and quantitative perspective. Among the main results: there is a better infrastructure of information systems in enterprises of trade comparing to the ones services; there is bit support in the promotion mix; promotion and sucess was correlation; and consensus between the companies, the dynamics of the market. The main conclusion was the existence of correlation between the performance of the marketing information system and organizational success. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500
dc.date.accessioned 2023-08-18T23:16:06Z
dc.date.available 2023-08-18
dc.date.available 2023-08-18T23:16:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Sistemas de informação pt_BR
dc.subject Marketing - sistemas de informação pt_BR
dc.subject Sucesso organizacional pt_BR
dc.subject Sistema de informação de marketing pt_BR
dc.subject Information systems pt_BR
dc.subject Marketing - information systems pt_BR
dc.subject Organizational success pt_BR
dc.subject Marketing information system pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Rafael Patrício.
dc.creator CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Competitive intelligence and marketing as support for organizational success: the context of information systems. pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta