dc.description.resumo |
A mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a
partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de
informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua
demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que
ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa
realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão.
O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de
comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da
coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as
perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos
sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no
suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as
empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o
desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
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dc.description.abstract |
The change frantic attacking the business environment does not allow executives to choose only from
experience and insight, without the existence of reliable information. Accordingly, the moderns information
systems enable the collection and processing of data in order to meet the continuing demand for information
in timely and quality. This research aimed to examine to what extent the marketing information systems
contributes to organizational success. The types of research were carried out the exploratory and
descriptive. The unit of analysis was the executives of high or medium level. The universe of 104 companies
involved carrying large, medium and small sectores of the service and trade, all located in the city of
Campina Grande. The sample was census. For the data collection was used to interview in depth. The
approach of the data involved the qualitative and quantitative perspective. Among the main results: there is a
better infrastructure of information systems in enterprises of trade comparing to the ones services; there is bit
support in the promotion mix; promotion and sucess was correlation; and consensus between the
companies, the dynamics of the market. The main conclusion was the existence of correlation between the
performance of the marketing information system and organizational success. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500 |
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dc.date.accessioned |
2023-08-18T23:16:06Z |
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dc.date.available |
2023-08-18 |
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dc.date.available |
2023-08-18T23:16:06Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de informação |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing - sistemas de informação |
pt_BR |
dc.subject |
Sucesso organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de informação de marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Information systems |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing - information systems |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational success |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing information system |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LACERDA, Rafael Patrício. |
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dc.creator |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Competitive intelligence and marketing as support for organizational success: the context of information systems. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500 |
pt_BR |