DSpace/Manakin Repository

O ensino de geografia na perspectiva da educação do campo: avanços e retrocessos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. C. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7516220835441440 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA , Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 SILVA, Micaele Amancio da.
dc.description.resumo O presente trabalho é um exercício de análise epistemológica sobre as relações entre o ensino de Geografia e a Educação do Campo. Discutir essa relação se faz muito necessário, pois a Geografia nas escolas do campo é fundamental para desenvolver o senso crítico e reflexivo dos alunos, e um modo de lutar por mais e melhores políticas para esse espaço e para essa população. De modo que objetivo geral da pesquisa é analisar as especificidades da Educação do Campo na relação com o Ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental I. A metodologia da pesquisa foi o levantamento bibliográfico, análise de documentos oficiais e análise de dados secundários pertinentes a pesquisa. Esta pesquisa pretende contribuir com o ensino de Geografia no campo e com o aprimoramento dos professores que de algum modo trabalhem com a Geografia. Conclui-se depois de um breve histórico sobre a Educação do Campo no Brasil que a partir dos movimentos sociais, algumas conquistas legalizadas foram alcançadas, tendo direitos adquiridos, mas que não são garantidos, pois ações governamentais podem cancelar as políticas públicas deliberadamente, como muitas políticas sociais e educacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O ensino de geografia na perspectiva da educação do campo: avanços e retrocessos. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-29
dc.description.abstract The present work is an exercise of epistemological analysis on the relationship between the teaching of Geography and Rural Education. Discussing this relationship is very necessary, as Geography in rural schools is essential to develop students' critical and reflective sense, and a way to fight for more and better policies for this space and for this population. So the general objective of the research is to analyze the specificities of Rural Education in relation to the Teaching of Geography in the final years of Elementary School I. The research methodology was a bibliographic survey, analysis of official documents and analysis of secondary data relevant to the research. This research aims to contribute to the teaching of Geography in the field and to the improvement of teachers who somehow work with Geography. It is concluded after a brief history of Rural Education in Brazil that from social movements, some legalized achievements were achieved, with acquired rights, but which are not guaranteed, since government actions can deliberately cancel public policies, as many social and educational policies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31502
dc.date.accessioned 2023-08-21T11:29:22Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T11:29:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject PNLD pt_BR
dc.subject Gcografia - ensino fundamental I pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Geografia no campo pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Geography - elementary school I pt_BR
dc.subject Educational politics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ana Catarina Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teaching from the perspective of rural education: advances and setbacks. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ana Catarina Pereira da. O ensino de geografia na perspectiva da educação do campo: avanços e retrocessos. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta